Saltar para o conteúdo

Habe Fertig

2014/09/18

HF-Sint

Sinopse:

Habe Fertig é um jogo de cartas muito simples onde o objetivo é ser o primeiro a livrar-se das suas cartas numa engenhosa mecânica.

Como se joga:

No início distribuem-se 12 cartas aos jogadores. Dessas 12 cartas os jogadores escolhem 2 que reservam junto a si sem as revelarem aos adversários, o total de estrelas das duas cartas são os pontos positivos que os jogadores terão no fim da ronda.

A maioria das cartas têm estrelas pequenas desenhadas nas bordas, essas estrelas poderão ser contabilizadas como pontos positivos ou como pontos negativos. Serão positivos se estiverem reservadas à frente dos jogadores, serão negativos se estiverem na mão dos jogadores quando algum deles ficar sem cartas e terminar assim a ronda.

Depois de distribuídas as cartas aos jogadores colocam-se as restantes cartas no centro da mesa voltadas para baixo e dessas cartas biscam-se 2 cartas que formam dois montes de descarte.

HFdescarte

Se no início do turno os jogadores não tiverem um intervalo entre as cartas de descarte, biscam uma nova carta do monte de bisca e colocam-na visível sobre um dos montes de descarte criando, hipoteticamente, um intervalo. Se ao executar este procedimento continuar a não existir um intervalo o jogador poderá jogar uma carta com o mesmo número ou mesma cor num dos montes de descarte passando a vez ao jogador seguinte.

HF no GAP

Joga-se à vez e no sentido dos ponteiros do relógio. Na sua vez todos os jogadores têm 3 opções:

  • Jogar uma carta da mesma cor ou com o mesmo número;
  • Jogar no intervalo;
  • Passar.

Os jogadores podem jogar uma carta da mesma cor ou com o mesmo número de uma das duas cartas visíveis nos montes de descarte. Esta opção só permite que o jogador jogue uma carta no seu turno.

HF-Cor-numero

Se jogadores optarem por jogar uma carta com um número que esteja no intervalo de números das duas cartas visíveis nos montes de descarte, essa carta não poderá ter nenhuma das cores das referidas cartas, ou seja, se as cartas visíveis nos montes de descarte forem o 2 azul e o 5 vermelho, o jogador que deseje jogar no intervalo destas duas cartas só o poderá fazer com os números 3 ou 4 e nas cores verde, cinza, roxo ou amarelo.

HF-Intervalo

Quando um jogador joga uma carta no intervalo tem direito a mais um turno.

Quando um jogador não tem nenhuma carta adequada para jogar ou não quer jogar diz em voz alta “Passo”, bisca uma carta do monte de bisca e coloca essa carta na mão passando a vez ao jogador seguinte.

Se no decurso do jogo o monte de bisca esgotar devem baralhar-se todas as cartas de descarte, excepto a carta do topo de cada um desses montes, e com formar-se assim um novo monte de bisca.

A ronda termina quando um dos jogador ficar sem cartas na mão. Esse jogador revela as suas cartas reservadas e recebe os pontos das duas em forma positiva enquanto todos os outros jogadores revelam apenas as cartas da mão e recebem esses pontos em forma negativa. Depois de registados as pontuações avança-se para uma nova ronda de acordo com o número de jogadores.

Jogam-se 4 rondas a 2 e 4 jogadores e 3 ronda a 3 jogadores.

O vencedor será o jogador com mais pontos positivos no fim de todas as rondas jogadas.

Avaliação:

Habe Fertig é um jogo de cartas simples e facílimo de ensinar. Steffen Benndorf volta a criar um jogo engenhosamente aditivo, depois de Qwixx, que apetece repetir constantemente.
Ainda pouco divulgado, Habe fertig merece que se lhe dê uma oportunidade, com uma relação preço/qualidade muito boa podemos levá-lo para qualquer lugar, e a sua curta duração é ideal para se jogar naqueles tempos em que estamos à espera ou no furo do lanche.

Ligações:

Site da NSV AQUI

Ficha BGG  AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Offensive AQUI

Deixe um comentário