Skip to content

Kubb – um jogo outdoor para curtir a natureza

2008/06/17
by
A história do Kubb está envolta em mistério, e existem diversas teorias sobre as origens do jogo. A maior parte destas concordam que o Kubb evoluiu na Escandinávia, e tem mais de 1000 anos de idade, terá surgido como uma forma dos Vikings passarem os seus longos Verões. É sugerido que ocasionalmente, se pode ter desenvolvido no Norte da França, mas vendo como os Normandos vieram originalmente da Escandinávia, a fonte era provavelmente a mesma. Foi sugerido (por fontes não muito confiáveis), que a versão Kubb jogada hoje em dia evoluiu de uma versão em que os Vikings usavam os crânios e os ossos da coxa das suas vítimas de estupro e de pilhagem. Então, com a evolução das mentalidades esta prática passou a ser politicamente incorrecta, e portanto, os Vikings começaram a usar blocos de madeira.

O mais provável e ligeiramente menos horrível (mas muito menos interessante!) é a teoria de que o Kubb começou por ser um jogo jogado com as sobras da madeira proveniente do corte de lenha proveniente das extensas e gélidas florestas nórdicas. Esta ideia é apoiada no facto do termo “Kubb”, em sueco, significar bloco de madeira.

Uma terceira e menos conhecida teoria é proposta pelos ilustres investigadores da Universidade de Edimburgo. Eles sugerem que:

“Em 1613, o Kubb foi inventado pelo então, Rei da Suécia – Gustav Viksrom III. Usado na Suécia, toda a Escandinávia e ultimamente também no norte da Europa, o Kubb era uma forma de resolução de conflitos. Os anciãos de cada tribo / clã formavam uma equipa de 2-4 jogadores e jogavam à “melhor-de-3”. Depois disso, todos aqueles que perdessem, perdiam os seus animais, enquanto as suas famílias e simpatizantes seriam massacrados (aí está uma nova teoria não menos interessante que a primeira!).

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Gonçalo permalink
    2008/06/17 10:32

    Olá!
    Obrigado Carlos pelas tuas contribuições…honra te seja feita porque és o grande dinamizador do JogoEu.
    Abraço
    Gonçalo

    P.S.: Com o entusiasmo da descrição das origens históricas do jogo não chegaste a dizer como é que ele se joga…quem sabe num próximo artigo 😉

  2. Carlos Abrunhosa permalink
    2008/06/17 16:06

    Obrigado Gonçalo pelo “grande dinamizador” mas não precisavas de tanto, só escrevo porque gosto realmente de “dar” aos nossos visitantes regulares (não tarda estamos nos 9000!!!) informações novas todos os dias (quando é possível) e interessantes (o meu problema maior é este, raramente tenho coisas interessantes para dizer, hehe).
    Quanto às regras – tenho intenções de editar este artigo em breve para juntar o que falta porque ontem o adiantado da hora aconselhou-me à prudência de me deitar! lol

    Até logo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: