Skip to content

Zack & Pack

2009/01/02
by

Um jogo para 3-6 jogadores, a partir dos 10 anos.

O jogo desenvolve-se durante várias rondas de transporte. Cada ronda consiste em :

1. Receber a mercadoria

2. Escolher um camião

3. Carregar um camião

4. Pontuação

O jogo termina quando pelo menos um jogador ficar sem pontos.

Componentes do jogo

– 30 cartas de camião. Cada carta de camião tem uma área branca, que representa a a “footprint” da área de carga e um número que representa a altura do camião (as diferentes cartas de camião e distribuição estão descritas na p.1 do manual em alemão).

– 5 dados especiais em 5 cores.

– 64 marcadores de pontos (ver p. 1 do manual em alemão).

– 96 peças em madeira com os tamanhos 1 (branco), 2 (cinzento); 3 (castanho), 4 (turquesa) e 5 (roxo).(ver p. 1 do manual em alemão).

Preparação

– Baralhar as cartas de camião e formar um baralho com a face voltada para baixo; – Colocar as peças de madeira junto do baralho anterior;

– Dar a cada jogador 75 pontos com os valores (1×50; 2×10; 1×5). Os restantes marcadores formam o banco;

– O jogador mais jovem pega nos 5 dados e inicia o jogo!

Como jogar

1. Receber a mercadoria

Cada jogador lança os 5 dados. Cada dado indica o número de peças de madeira da cor correspondente que o jogador deve recolher para si. Exemplo (p.1):

Dado branco: 3

Dado cinzento: 2

Dado castanho: 3

Dado turquesa: em branco (conta como 0)

Dado roxo: 1

O jogador recolhe 3 peças brancas; 2 peças cinzentas; 3 peças castanhas e uma peça roxa.

2. Escolher um camião

– Cada jogador recebe 2 cartas de camião (num jogo a 3 ou 4 jogadores) ou 1 carta de camião (num jogo de 5 ou 6 jogadores). O jogador coloca a(s) carta(s) em frente a si com a face voltada para baixo, ficando com a seta que existe em cada carta apontada para si.

– Em simultâneo os jogadores voltam as suas cartas de forma que todos fiquem a ver a forma da área de carga e o número (que representa o número de peças que devem ser empilhadas no camião) de cada camião.

– Cada jogador agarra um camião o mais rapidamente possível. O camião escolhido pode ser um que esteja em frente a qualquer um dos outros jogadores (o jogador NUNCA pode ficar com o “seu” camião, ou seja, o que está à sua frente) ou a carta que estiver no topo do baralho de cartas de camião com face voltada para baixo.

– O último jogador a escolher camião fica sem escolha: tem de escolher a carta que estiver no topo do baralho de cartas de camião com face voltada para baixo. – As cartas de camião que não forem escolhidas são colocadas no baralho de descarte.

3. Carregar um camião

– Em simultâneo, todos os jogadores tentam carregar as suas peças de madeira no seu camião. Não há penalização por terminar esta tarefa em último.

– Só é permitido carregar o camião na área branca. – O número do camião determina os níveis de empilhamento que o camião suporta. O 1 determina que o camião não pode ter mais que um nível de empilhamento, um 2 significa que o camião suporta uma camada de cubos em cima da primeira, etc.

– Não podem existir espaço desocupados numa camada inferior, isto é, quando se coloca uma peça de madeira sobre uma camada inicial temos de nos assegurar que essa peça não fica em “suspensão”, ou seja, tem uma base de sustentação em toda a sua dimensão.

– As peças podem ser colocada deitadas ou em pé. – Quando todos os jogadores tiverem carregado o seu camião, procede-se à pontuação.

4. Pontuação

Os jogadores pagam pontos da seguinte forma:

– Espaços vazios no camião.

Cada jogador verifica quantas peças brancas (isto é, peças de tamanho 1) caberiam no seu camião. Por cada peça dessas o jogador paga um ponto ao banco.

Exemplo (p. 2): Este camião tem espaço para mais 3 peças brancas, por isso o jogador paga 3 pontos ao banco.

– Excesso de peças de madeira.

Por cada peça de madeira que um jogador não consiga carregar no camião, paga o dobro do tamanho da peça em pontos.

Exemplo (p. 2): O jogador não conseguiu carregar duas peças castanhas (tamanho 3). Assim sendo tem de pagar 2x2x3=12 pontos ao banco.

Acontece com muita frequência os jogadores terem de pagar ao banco por espaços vazios e por excesso de peças. Exemplo (p. 2): Este camião tem espaço para mais 5 peças brancas, e o jogador não carregou uma peça roxa. Isto custar-lhe 5 pontos pelos espaços vazios mais 10 pontos (2×5) pela peça roxa. O jogador paga 15 pontos.

O jogador ou jogadores que paguem a menor quantidade de pontos nesta ronda recebem 10 pontos de bónus. Exemplo: Quatro jogadores pagaram 14, 9, 4 e 6 pontos respectivamente. O jogador que pagou 4 pontos recebe os 10 pontos de bónus (depois de ter pago os seus 4 pontos!).

Na ronda seguinte, todas as peças de madeira (e cartas de camião) são recolhidas, e começa-se de novo lançando os dados para recolher as peças de madeira.

O jogo depois desenrola-se como foi descrito anteriormente. Se o baralho ficar sem cartas, o baralho de descarte é baralhado e forma um novo baralho.

Fim do jogo

O jogo acaba assim que alguém fique sem pontos no final de uma ronda. Quem tiver o maior número de pontos é o vencedor (no caso de empate, os jogadores com os resultados mais altos partilham a vitória).

Esta tradução foi feita por Carlos Abrunhosa a partir da tradução inglesa de Stefanie Kethers.

Apreciação global

O jogo é uma mistura muito interessante de Ubongo com Make’n’Break e parece-me um excelente jogo para propor aos mais novos, sobretudo no que respeita à aquisição das noções de números numa base de 5, na capacidade de raciocinar e ter perspectiva de volumes no espaço e também ao nível do treino da motricidade fina.

Nota: 15/20

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: