Skip to content

Level X

2010/04/06
by

Sinopse:

Conseguir a quantidade máxima de pontos combinando da melhor forma os resultados do lançamento dos dados. Os pontos obtêm-se nas casas marcadas com um “X”. Contudo, os peões colocados nestas casas podem ser expulsos delas mais facilmente do que os jogadores gostariam.

Como se joga:

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e as fichas empilham-se nas casas redondas da cor correspondente. Se só forem 2 ou 3 jogadores, retira-se do jogo uma ficha de cada cor.

As cartas de bonificação colocam-se num monte ao lado do tabuleiro, ordenadas pelo seu valor: o 6 debaixo de tudo, a seguir o 9, o 12 e o 15 no topo. Cada jogador recebe todos os peões da sua cor e coloca-os à sua frente.

No seu turno o jogador lança os 4 dados e de seguida forma grupos de dados (pode ser só 1 dado a formar um grupo) que valerão no mínimo 5 e no máximo 10 pontos. Esses valores são encontrados pela soma das faces dos dados lançados!

Depois de decidir os referidos agrupamentos de dados, o jogador coloca/avança com um peão da sua cor na fila correspondente ao número indicado por um dos grupos de dados que formou. No caso de formar mais grupos de dados procede da mesma forma com os outros grupos que ainda tiver.

É permitido usar mais que uma vez o mesmo número, isto é, se um jogador tiver mais que um grupo com o valor 5, esse jogador avançará tantas casas na fila 5 quantos os grupos que tiver com esse valor.

Se acontecer que no seguimento da sua jogada atinja a casa X dessa fila, recebe imediatamente uma ficha dessa fila. A partir de agora sempre que jogue nessa fila onde tem o seu peão na casa X, receberá uma nova ficha, a não ser que alguém o expulse de lá.

Sempre que alguém atinge uma casa X e já houver aí um peão de outra cor, esse peão é devolvido ao seu dono e o peão do jogador passa a ser o “novo dono” dessa casa. Ao contrário de todas as outras casas do tabuleiro, as casas X são as únicas onde só pode haver um peão.

Assim que um jogador consiga coleccionar uma ficha de cada uma das 6 filas, ganha imediatamente a ficha de bonificação que estiver no topo do monte.

O jogo termina assim que se esgote o monte das fichas de bonificação ou três montes de fichas de fila.

O vencedor é aquele que tiver mais pontos no final da contagem das fichas de fila e de bonificação.

Avaliação:

Level X é mais um jogo na linha Easy Play da Schimdt Spiele que não engana ninguém. É fácil de jogar pois tem regras muito fáceis e joga-se em pouco mais de 15 minutos. Podemos jogar este jogo em qualquer lugar pois vem numa pequena caixa quadrangular à semelhança de Finito.

Um jogo agradável e com uma moderada dose de decisão. A provar antes de comprar! E porque não no RiaCON ou no JigaJoga?

Ligações:

Site da Schmidt Spiele ->  AQUI

Ficha no BGG -> AQUI

Entrevista do autor -> AQUI

Vídeo em alemão -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Philibert -> AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: