Hive

2010/04/08
by

Sinopse:

Hive (a colmeia, em inglês) é um jogo abstracto para 2 jogadores onde o objectivo é rodear a rainha adversária (abelha) com a ajuda de vários tipos de insectos que têm movimentos muito específicos, ao jeito das peças do xadrez. Este jogo não usa nenhum tabuleiro.

Como se joga:

No início do jogo cada jogador escolhe uma peça com que quer começar e estas colocam-se lado a lado. Esta é o único momento em que se pode duas peças adversárias se podem tocar ao entrarem em jogo.

Na sua vez o jogador activo pode colocar uma nova peça em jogo, desde que não toque em nenhuma peça adversária; ou então poderá deslocar uma das suas peças dentro da colmeia observando sempre as regras específicas de movimentação de cada um dos insectos e obedecendo sempre ao princípio que nenhum movimento pode separar a colmeia. Nenhuma peça pode ser movida se isso implicar deslocação de peças adjacentes (Liberdade de movimento), à excepção dos movimentos do escaravelho e do gafanhoto. A abelha tem de entrar em jogo sempre até à quarta ronda!

As peças e as suas deslocações:

  • A rainha

Ela deve deslocar-se apenas uma casa na sua vez.

  • O escaravelho

O escaravelho pode mover-se um espaço, como a rainha, mas também pode mover-se para cima de qualquer outra peça. A peça que ficar debaixo do escaravelho não poderá mover-se e toma a sua cor, tornando-se numa vantagem para colocar peças em jogo.

A única forma de bloquear um escaravelho é colocar outro escaravelho sobre ele. Os 4 escaravelhos podem ser empilhados. A colocação de um escaravelho é feita da mesma forma que qualquer outra peça e não pode ser colocado directamente em cima de outra peça já colocada.

  • O gafanhoto

Ele desloca-se saltando, em linha recta, desde a sua posição até à primeira casa livre. Não tendo de respeitar a regra da “Liberdade de movimento”, ele pode saltar para uma casa completamente rodeada por outras peças.

  • A aranha

A aranha desloca-se 3 casas em cada deslocação. Tem de estar sempre em contacto com a colmeia quando faz essa deslocação e não pode fazer retrocessos no seu movimento.

  • A formiga

A formiga desloca-se livremente em volta da colmeia, é uma das peças mais importantes do jogo.

O fim do jogo acontece imediatamente após uma das rainhas ficar completamente cercada, não importa a cor das peças que a cercam.
Pode acontecer que uma partida seja dada como nula se as duas rainhas ficarem cercadas numa deslocação, isto poderá acontecer se as rainhas estiverem colocadas lado a lado. Outra possibilidade de empate é os jogadores chegarem a uma situação de repetição indefinida da mesma deslocação, o que é raro!

Avaliação:

Hive é um jogo absolutamente incontornável em qualquer ludoteca, quer pela facilidade das regras como (e sobretudo) pela sua densidade estratégica.

Este é na minha opinião um absoluto indispensável.

Ligações:

Site da Asmodée ->  AQUI

Ficha no BGG -> AQUI

Vídeo em francês -> AQUI

Comprar:

Lojas revendedoras Morapiaf -> AQUI