Infinite City

2010/06/22
by

Sinopse:

Neste jogo cada jogador coloca um ficha quadrada na mesa, adjacente a outra já jogada anteriormente, executando a acção nela inscrita. Simples e eficaz!

Como se joga:

Este jogo é de uma simplicidade desconcertante! Digamos que com o que escrevemos na sinopse, podemos explicar o jogo sem precisarmos de esclarecer mais nada. Ou quase…

Cada jogador recebe 5 fichas no início do jogo (é a sua mão), depois colocam-se 5 fichas do monte geral no centro da mesa com a sua face oculta voltada para cima, formando um sinal de (+).

Na sua vez cada jogador joga uma das suas cinco fichas junto a uma previamente colocada no tabuleiro, não se considera adjacente se colocada na diagonal em relação à ficha pousada na mesa.

Depois de jogar a sua ficha o jogador deve colocar nessa ficha um marcador da sua cor e em seguida executar a acção nela inscrita.

Se alguma das fichas jogadas implicarem a jogada de uma nova ficha, então o jogador terá de repetir todo o processo com a nova ficha, ou seja, colocar uma nova ficha, alocar a essa ficha um dos seus marcadores e executar a acção nela inscrita.

No caso da ficha jogada não implicar a jogada de uma nova carta, o turno do jogador termina passando para o jogador seguinte, que será o que estiver sentado à esquerda daquele que acabou o seu turno.

Antes de passar a vez, o jogador repõe as cinco fichas da sua mão. Se porventura já tiver 5 ou mais cartas na sua mão, não fará esta acção.

O fim do jogo

O jogo termina quando acontecer uma das seguintes situações:

  • Acabarem os marcadores a um jogador;
  • Após a colocação da quinta Power Station.

Na primeira condição o jogador que fica sem marcadores termina o seu turno e em seguida todos os jogadores tem oportunidade de fazer um último turno, se algum desses jogadores já não tiver marcadores a sua vez é passada à frente.

Na segunda condição, o jogo terminada imediatamente, respeitando-se as mesmas condições da primeira condição para o fim do jogo.

Pontuação:

Há três contabilizações de pontos diferentes que concorrem para o resultado final dos jogadores:

1. Pontos por grupo de fichas adjacentes

Os jogadores ganham pontos por todos os grupos com mais de 3 marcadores adjacentes. O valor de cada um desses grupo obtém-se somando os marcadores da sua cor que compõem cada grupo.

2. Pontos por pontos das fichas

Algumas fichas têm um número inscrito no canto superior esquerdo, os jogadores que tiverem marcadores nessas fichas somam esses números e adicionam-os à sua pontuação.

3 . Pontos por fichas prateadas

O jogador que controlar mais fichas com bordo e argolas prateado, pode somar à sua pontuação, o número total de fichas desse tipo que controla.

O vencedor é o jogador que tenha mais pontos no final!

Avaliação:

Infinite City é um bom jogo de colocação de fichas, ao género de Carcassonne, mas não tendo mais nenhuma semelhança senão a mecânica. É um bom jogo que se joga sem dificuldades pois as regras são de fácil compreensão, no entanto, é frequente surgirem dúvidas sobre as acções que devemos executar, mas aí temos a prestimosa ajuda do BGG, através do fórum do jogo.

Este jogo parece não ter tido a atenção que merece por parte dos jogadores, pois é realmente um jogo interessante. O tema é absolutamente colado à mecânica, mas isso acontece com imensos outros bons títulos; o material é extravagante para um simples jogo de colocação de fichas, e as ilustrações Sci-Fi estão alinhadíssimas em todos os pormenores gráficos do jogo. O único aspecto menos positivo é o seu preço, que me parece muito elevado.

Um título que merece decididamente ser descoberto e explorado!

Ligações:

Site da AEG->  AQUI

Ficha no BGG -> AQUI

Vídeo:

Comprar:

Philibert -> AQUI

Planetongames -> AQUI

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )