Saltar para o conteúdo

Die Speicherstadt

2010/12/13
by

Sinopse:

Neste jogo somos transportados para o efervescente mercado de Hamburgo – Speicherstadt. Com a perícia de um verdadeiro gestor temos de comprar as melhores cartas que vão chegando ao porto e conseguir cumprir os contratos assumidos.

No final vence quem tiver mais pontos!

Como se joga:

No início do jogo cada jogador recebe 5 moedas e 4 bonecos em madeira da sua cor. Um dos bonecos é para colocar na grelha de pontuação e os outros 3 servem para conseguir cartas. Cada jogador recebe ainda uma carta da sua cor que representa o seu mercado.

Depois colocam-se os 45 cubos coloridos (mercadorias) no saco preto e reserva-se ao lado do tabuleiro.

Depois de formar o baralho mediante algumas regras específicas, os jogadores começam o jogo que se desenvolve em cinco fases:

1ª fase – Abastecimento;

2ª fase – Procura;

3ª fase – Compra;

4ª fase – Embarcar;

5ª fase – Rendimentos;

Na primeira fase os jogadores completam os espaços do tabuleiro dedicado às cartas com cartas do baralho, preenchendo-os da esquerda para a direita. O número de cartas que se colocam em jogo são sempre iguais ao número de jogadores mais uma.

No caso de sair uma carta de navio é preciso colocar três cubos sobre a carta que são retirados às escondidas do saco preto que está reservado ao lado do tabuleiro.

Quando sai uma carta de incêndio, quem tiver mais pontos no total das suas cartas de Bombeiro, ganham os pontos inscritos na carta; pelo contrário, o jogador ou jogadores que tiverem menos pontos nas suas cartas de Bombeiro, subtraem o valor da carta incêndio à sua pontuação na grelha de pontuação.

Na segunda fase os jogadores vão alocar os seus trabalhadores à cartas expostas no tabuleiro. Por ordem de turno, cada jogador coloca um trabalhador na casa mais inferior da coluna onde estiver a carta que queira comprar posteriormente.  É possível colocar até 8 trabalhadores por coluna e cada trabalhador pode colocar mais que um trabalhador na mesma coluna.

Depois de colocados todos os trabalhadores, dá-se início à terceira fase. Nesta fase os jogadores vão comprar, se possível e se quiserem, as cartas em jogo no tabuleiro.

Começando pela carta mais à esquerda, os jogadores que tenham aí trabalhadores alocados terão oportunidade de comprar essa carta. A carta é oferecida ao jogador que estiver na casa mais inferior da coluna, que terá de pagar tantas moedas como a totalidade dos trabalhadores alocados a esse carta, isto é, se na coluna estiverem 3 trabalhadores e o trabalhador azul for o que estiver mais em baixo na coluna ele poderá comprar a carta por 3 moedas.

Os jogadores podem passar e retirar o seu trabalhador para a sua área de jogo, oferecendo-se a carta ao jogador que esteja na casa imediatamente a cima, tendo este que pagar menos uma moeda em virtude da desistência do jogador anterior.

Depois de distribuídas ou descartadas todas as cartas do tabuleiro passa-se para a quarta fase – embarcar – nesta fase, começa o jogador inicial a usar os eventuais cubos ganhos com as cartas compradas na fase anterior. Os cubos ganhos podem ser usados em:

a) Carta de Contrato

b) Carta de Comerciante

c) Carta de Armazém

d) Carta de Mercado

.

A) Carta de Contrato

Os cubos ganhos podem ser colocados (nunca mais retirados) sobre uma carta de contrato, respeitando os produtos requeridos pela respectiva carta.

B) Carta de Comerciante

Os cubos podem ser usados para obter moedas extra, através da sua venda a comerciantes (cartas) adquiridos anteriormente.

C) Carta de Armazém

No caso de se ter a carta de armazém (armazena 4 cubos) os cubos aí colocados vão valer pontos no fim do jogo, ou podem servir para abastecer futuros contratos.

D) Carta de Mercado

Nesta carta (na cor do jogador), pode-se:

– Armazenar 1 cubo

– Vender 2 cubos por 1 moeda

– Trocar 3 cubos por 1 cubo da cor que houver na reserva de cubos (fora do saco!)

Para terminar a ronda só falta executar a quinta fase que consiste na distribuição de moedas pelos jogadores. Todos os jogadores recebem uma moeda, no caso de terem adquirido uma ou mais cartas na fase três; ou duas moedas caso não tenho adquirido nenhuma carta na fase três.

Entretanto a moeda metálica, que define quem é o jogador inicial, é entregue ao jogador à esquerda do actual jogador inicial, procedendo-se a uma nova ronda logo de seguida.

Fim do Jogo

O fim do jogo dá-se quando é revelada a carta de incêndio número 4. Essa carta resolve-se como todas as outras cartas de incêndio (ver atrás), e depois faz-se a contagem dos pontos mediante as cartas adquiridas e os objectivos conseguidos, da seguinte forma:

– Igreja Flutuante: Dá 3 pontos;

– Câmara do Comércio: Dá tantos pontos quantas moedas tiver o dono desta carta.

– Contratos: 5 pontos – se tiver 2 bens correctos sobre a carta; 8 pontos – se tiver 3 bens correctos sobre a carta; 11 pontos – se tiver 4 bens correctos sobre a carta

– Escritório de contabilidade: 2 pontos se possuir 1 escritório; 5 pontos se possuir 2 escritório; 9 pontos se possuir 3 escritório; 14 pontos se possuir 4 escritório

– Porto: 1 ponto por cada carta de navio comprada

– St. Michaelis: 4 pontos

– Armazém: 1 ponto por cada cubo armazenado

– Comerciante: 1 ponto por cada carta de comerciante comprada

– Banco: Esta carta não dá pontos no fim, a sua vantagem é que dá sempre +1 moeda na fase cinco.

A minha avaliação:

Stefen Feld é um dos criadores que mais prezo sobretudo pela sua capacidade de fazer Eurogames muito bem pesados, onde tudo se encaixa na perfeição, se tivesse de o comparar diria que é como um bom carro alemão onde nada é deixado ao acaso. Este Die Spiecherstadt pode não ser a sua obra-prima, mas é claramente um jogo a ter em conta para uma possível compra. Na minha opinião este jogo enquadra-se perfeitamente no tipo de jogo que se joga a qualquer altura, sobretudo naquelas ocasiões em que perguntamos: “Então e o que vamos jogar?…“.

É fácil de explicar, ajuda-nos imenso a evoluir em pragmatismo e não demora quase nada a jogar (menos de uma hora!). Recomendo!

Apenas quero ressalvar que o interesse do jogo junto de jogadores mais experimentados pode não ter tanto impacto como junto de jogadores mais ocasionais, o que acaba por ser uma realidade para quase todos os jogos!

Ligações:

Site da Eggertspiele -> AQUI

Ficha no BGG -> AQUI

Vídeo JE -> AQUI

Resumo PT -> AQUI

Comprar:

Philibert (Versão Alemã) -> AQUI

MilanSpiele (Versão Alemã) -> AQUI

8 comentários leave one →
  1. 2010/12/13 21:07

    Juego sencillo, barato y que con muy poco hace un gran juego.
    Buena recomendacion 😉

    • abruk permalink
      2010/12/13 22:35

      Sim, concordo! Acho até que se não fosse o Yucata o jogo passava ao lado de uma grande maioria de jogadores, o que era uma pena!

  2. 2010/12/14 22:10

    ¿Juegas en yucata? Invitame a una partida y jugamos 🙂 nick: el_mago8

  3. 2013/09/06 01:50

    Muito bom seu review! Estou cadastrando esse produto no nosso site de aluguel de board games, e queria saber se você autoriza que eu coloque o link do seu blog na descrição do jogo, no campo “Reviews”. (Na verdade já até coloquei, veja me diga se quer que mude algo ou retire = http://www.boardgameemcasa.com.br/index.php/the-speicherstadt.html).
    Se estiver tudo ok, colocarei o link dos seus reviews em vários jogos.

Trackbacks

  1. David & Goliath « JogoEu
  2. David & Goliath « Joga Brasil
  3. Kaispeicher « JogoEu
  4. Kaispeicher « Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: