CrossWise

2011/09/30
by

Sinopse:

CrossWise é um jogo abstrato onde o objetivo é conseguir as melhores combinações possíveis nas nossas linhas de forma a obter o maior número de pontos no fim do jogo.

Como se joga:

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e as peças com os símbolos em várias cores e as 12 peças de ação dentro do saco de pano. Depois começa-se o jogo.

Quando se joga com 4 jogadores formam-se duas equipas, cada elemento da equipa tem de estar frente a frente para o seu parceiro na mesa. Quando se joga 3, o jogador que estiver sozinho, joga sempre duas vezes no intervalo do turno dos parceiros da equipa adversária.

Na sua vez de jogar cada jogador terá de colocar uma peça das que tem à sua frente, no tabuleiro de jogo tendo sempre em atenção que as peças que coloca não poderão mais ser mudadas, execeto no caso de se usar uma peça de ação.

Ao colocar uma peça no jogador tentará fazer as melhores combinações possíveis, isto é, tentará fazer as combinações que no final do jogo lhe garantam a maior pontuação (ver quadro de combinações/pontuação).

Cada equipa joga para a linha da sua cor (verde ou laranja), no entanto, as suas peças afetarão/beneficiarão sempre a equipa adversária, na medida em que todos os espaços se intercetam pelas linhas verdes e laranja!

As peças de ação têm características especiais (ver quadro abaixo) na medida em que permitem alterar o posicionamento das peças já colocadas no tabuleiro, daí que seja muito importante usá-las com sabedoria e no timing certo.

O jogo termina quando a última casa do tabuleiro for preenchida com uma peça. Depois pontua-se conforme a tabela anterior (tabela de combinações).

Avaliação:

CrossWise tem traços de Qwirkle, isso parece evidente, no entanto joga-se num tabuleiro, usa peças com símbolos diferentes e as peças de ação acabam por tornar o jogo meio indomável. Arrisco-me a dizer que apostar numa estratégia é quase impossível dado o nível de imprevisibilidade que as peças de ação trazem ao jogo.

De uma maneira geral este CrossWise é uma boa proposta lúdica na linha dos  jogos familiares abstratos, sobretudo para jogar com jogadores ocasionais que raramente dão importância às “manhas” estratégicas dos jogos, ou seja, é um bom jogo para introduzir jogos abstratos a um casal amigo que vai lá a casa à noite jantar.

Quanto aos materiais usados posso dizer que as peças de madeira pintadas de branco são de boa qualidade, e a sua luminosidade dá-lhe um certo charme. Como nota final aconselho todos os que estejam interessados no jogo a experimentá-lo antes de o encomendar!

Ligações:

Site da Schmidt Spiele  -> AQUI

Regras PT -> AQUI

  1. Crosswise no BSW « JogoEu

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )