Schwarzes Gold

2011/12/05
by

Sinopse:

Ao jogar Schwarzes Gold os jogadores colocam as suas peças no tabuleiro como objetivo de as recolherem no final. Aquele(a) que recolher mais fichas no fim do jogo será declarado(a) vencedor(a).

Como se joga:

No início do jogo as 60 peças pretas, os 3 barris e o comboio preto são colocados ao lado do tabuleiro (com a face 1901 voltada para cima) assim como os dois dados. Cada jogador recebe um camião e 5 torres da sua cor. Joga-se por turnos e no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogo estrutura-se em 2 fases:

1ª fase – Lançamento dos dados [Descobrir petróleo / Colocação de peças pretas / Colocação do camião / Colocação do barril];

2ª fase – Produção de petróleo.

A segunda fase só começa quando tiver a primeira fase tiver terminado.

No seu turno um jogador lança os dois dados, o valor obtido indica qual é o setor onde o jogador irá operar a sua ação (ver ilustração em baixo). No entanto, se o jogador não ficar satisfeito com o setor obtido nos dados tem a possibilidade de lançar os dados uma segunda vez, mas depois tem obrigatoriamente de jogar no setor obtido no segundo lançamento.

No exemplo de cima podemos ver em destaque o setor 6. No caso do jogador lançar os dados e obter um valor 6, a ação do jogador no seu turno terá de se realizar no setor 6. O setor 7 é o do centro do tabuleiro. Ao todo o tabuleiro está dividido em 9 setores com áreas diferentes entre si.

Depois de lançados os dados e determinado o setor de atuação, o jogador realizará 1 ação de entre 4 possíveis:

♦ Descobrir petróleo;

♦ Colocação de uma torre;

♦ Colocação do camião;

♦ Colocação do barril.

Descobrir petróleo

O jogador pode colocar uma peça preta num quadrado do setor que esteja livre, no entanto, se o jogador tiver a lançado um double nos dados, pode colocar a peça num local onde já exista outra peça. É importante perceber que as peças negras são neutras, ou seja, poderão vir a ser de qualquer jogador no fim do jogo dependendo da colocação das torres.

Colocação de uma torre

Assim como a ação anterior, o jogador poderá colocar no setor indicado pelos dados, uma torre de exploração da sua cor. Todas as peças pretas colocadas em redor de uma torre poderão vir a ser recolhidas pelo dono dessa torre.

Colocação do camião

O jogador poderá colocar o seu camião no setor indicado pelos dados, num quadrado que esteja livre. O camião irão recolher peças pretas no fim do jogo numa linha horizontal ou vertical. é muito importante saber colocar o camião para poder usufruir da sua mobilidade, que todavia é limitada pelos obstáculos (outros camiões ou torres).

Colocação do barril

O jogador pode optar por colocar um barril sobre uma peça preta já colocada previamente. O barril irá valer um ponto extra na fase de contagem dos pontos!

A primeira fase termina imediatamente após a ocorrência de uma das duas condições seguintes:

1 – Todos os quadrados de um setor estarem ocupados;

2 – Não haver mais peças pretas na reserva.

Cumprindo-se uma das condições seguintes avança-se imediatamente para a segunda fase, que consiste na recolha do petróleo produzido na primeira fase. A ordem de turno passa a ser a inversa ao ponteiro do relógio.

Na sua ordem de turno cada jogador recolhe o petróleo que estiver à volta das suas torres (8 no máximo) ou o que o seu camião conseguir recolher numa linha sem obstáculos.

Depois de recolher o petróleo, retira a fonte de produção (torre ou camião) e passa a ver ao jogador seguinte.

No final quem tiver mais peças pretas de petróleo é o vencedor! Cada peça preta e cada barril contam um ponto cada.

Avaliação:

O maior problema deste jogo é que todo ele transpira a Giganten ao nível dos componentes, mas é mesmo só a esse nível por de resto estamos em presença de dois jogos distintos. E isso é mau para Schwarzes Gold (SG), mas sabendo que o jogo não tem pretensões nenhumas em relação ao estatuto de Giganten, mas é daquelas coisas…

Esquecendo que existe um jogo chamado Giganten que tem uns componentes muito parecidos com os de SG, podemos dizer que este jogo é um abstrato mascarado. Como em muitos outros jogos, o tema não desempenha nenhum valor crucial para jogabilidade do título, o que para mim não é mau nem bom é assim assim.

Gostei muito das partidas que fizemos para o considerar como um abstrato digno, e bastante entretido com um nível estratégico muito aceitável, no entanto, e dada a enorme oferta do mercado, diria que este é um daqueles jogos que aconselho a experimentar antes de comprar.

Ligações:

Site da Mücke Spiele  -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Spiele Offensive -> AQUI