Kleine Fische

2012/11/02
by

Sinopse:

O objetivo é colecionar os peixes mais valiosos em cada uma das 10 espécies que existem no baralho, numa dinâmica de arriscar ou parar. O vencedor será o melhor pescador (pesca dos peixes mais valiosos).

Como se joga:

No início, baralham-se as cartas que contêm 60 cartas de peixes distribuídos em 10 espécies diferentes e as cartas de polvo. Em seguida coloca-se o baralho no centro da mesa e define-se um pescador inicial!

No seu turno um jogador pode virar uma carta do topo do baralho ou passar a vez.

Se decidir virar uma carta do topo do baralho deve colocá-la ao lado deste ou da última carta que tenha virado, com a face visível. Se a carta que revelou tiver um peixe que ainda não tenha sido revelado pelo jogador no presente turno, este tem a opção de continuar, decidindo se quer virar de novo outra carta do baralho ou parar.

Quando um jogador decide virar mais uma carta e revela um peixe que já existe no conjunto das cartas reveladas, o jogador perde todas as cartas que virou, desde a última até à carta com o peixe da mesma espécie que revelou num turno anterior. As restantes cartas que não se encontrem nesse intervalo são conquistadas pelo jogador.

Quando um jogador decide parar, recolhe todas as cartas reveladas por si durante o presente turno e coloca-as à sua frente com a face oculta.

Quando um jogador revela um polvo, deverá descartas todas as cartas que revelou durante o presente turno e decidir a quem quer roubar peixe (de entre montes de peixe dos seus adversários). Pode decidir roubar de 1 a 3 peixes. Em seguida lança o dado e procede da seguinte forma:

  • Se o valor for igual ou superior ao seu pedido, pode roubar esse número de peixes ao adversário escolhido previamente (sem ver a face das cartas!);
  • Se o valor for inferior ao seu pedido, o jogador não ganha nada e passa a vez ao jogador à sua esquerda;
  • Se o valor for -1, o jogador tem de dar uma das suas cartas ao adversário que escolheu previamente roubar (vira-se o feitiço contra o feiticeiro!).

O jogo termina quando o baralho se esgotar.

Em seguida os jogadores colocam as cartas de peixe conquistadas (pescaria) de maneira a formar montes com os peixes da mesma espécie. Em seguida descartam de cada uma das espécies pescadas, as cartas menores, ficando apenas com a mais valiosa, no caso de só terem uma carta de uma determinada espécie, é essa que guardam!

Entretanto contam o total do valor de todos os seus peixes e o vencedor será o que tiver mais pontos.

Jogam-se tantas rondas quantos os jogadores em jogo!

Avaliação:

Kleine Fishe é um jogo de cartas muito rápido e simples de aprender/ensinar. Trata-se um jogo que explora o arrojo ou a cautela dos jogadores, mas na essência é um jogo infantil de sorte ou azar onde pouco ou nada se pode controlar.

É interessante enquanto jogo de entretenimento para os mais novos mas não tem grande relevância para jogadores experientes ou mesmo iniciantes.

O seu preço atualmente é muito baixo e faz dele uma interessante prenda para o Natal!

Ligações:

Site da Goldsieber Spiele  -> AQUI