Skip to content

Siberia: The Card Game

2012/11/25

Sinopse:

Os jogadores exploram a região siberiana em busca das suas riquezas naturais: diamantes, ouro, petróleo, carvão e gás. Quem melhor souber fazer os seus investimentos, contratar os melhores comerciais e a quantidade certa de trabalhadores terá os seus dividendos. Um jogo de cartas que pode ser usado como expansão para o jogo de tabuleiro com  o mesmo nome e sumariamente analisado pelo JE – AQUI e traduzido para PT – AQUI.

Como se joga:

Coloca-se a carta amarela com a seta do lado mais à esquerda da mesa e em seguida colocam-se 8 cartas de matérias primas (dorso cinzento) à direita dessa carta formando uma linha designada a partir de agora por linha de exploração (LE).

Em seguida revelam-se as 3 primeiras cartas da LE, imediatamente a seguir à carta amarela com a seta.

Entretanto distribuem-se 5 cartas de recursos a cada jogador, e com as restantes forma-se um baralho de bisca, com o dorso azul voltado para cima.

Separam-se as cartas de mineiros, de vendedor e de investidor e formam-se 3 montes para cada uma dessas categorias.

Determina-se o jogador inicial. Na sua vez um jogador realiza duas ações:

1º – Revelar uma carta de matéria prima;

No caso de haver mais de 2 cartas de matérias-primas por revelar na LE, o jogador escolhe uma das cartas ainda ocultas e revela-a. No caso de haver apenas 1 ou 2 cartas por revelar, o jogador pode optar por não revelar carta nenhuma.

2º – Executar ação

Em seguida, o jogador poderá executar uma ação mediante as cartas que jogue ou optar por não jogar cartas e biscar diretamente 2 cartas do baralho de recursos (dorso azul). O limite de cartas na mão é de 7, por isso, se esta opção de biscar duas cartas levar o jogador a ficar com mais de 7 cartas, ele não a poderá executar.

No caso do jogador querer realizar a ação terá de jogar duas cartas com o mesmo símbolo da ação que pretende executar ou então 3 cartas em que pelo menos um dos símbolo corresponda ao da ação que o jogador quer executar.

As ações que o jogador pode executar são de 2 categorias:

a) Ações de trabalhadores ou;

b) Ação de exploração.

A) Ação de trabalhadores

Nesta ação há três tipos de trabalhadores: os mineiros, os vendedores e os investidores.

Os mineiros permitem ganhar uma carta de mineiro que se tira do respetivo monte de mineiros; os vendedores permitem atribuir vender as matérias-primas por um valor mais alto no final da partida ou atribuir um valor mais elevado a cada um dos trabalhadores que o jogador tiver no fim do jogo; os investidores permitem reduzir o número de entrega de cartas de recursos para executar uma ação, basicamente cada carta funciona como uma carta de recurso de um determinado recurso.

B) Ação de exploração

Com esta ação os jogadores podem explorar na LE, ou seja, poderão retirar uma carta do recurso pretendido (mediante as cartas jogadas). O recurso é sempre retirado pela ordem que a seta amarela indica.

Na eventualidade do jogador ter já mineiros na sua área de jogo, além da carta a que tem direito poderá retirar mais uma carta dessa matéria-prima por cada mineiro que tenha (caso se encontrem disponíveis na LE, obviamente).

O jogo termina depois de todos terem jogado mais uma ronda após um jogador ter revelado a última carta da LE.

Em seguida procede-se à contagem dos pontos tendo em consideração o valor base de cada carta de matéria-prima ou o seu valor modificado pela ação do vendedor da respetiva matéria-prima, no caso de se ter adquirido tal vendedor no decurso do jogo. Ainda se somam o valor de 1000 por cada trabalhador (mineiros, vendedores e investidores) que o jogador possua, também aqui há vendedores que aumentam o valor unitário de cada uma das categorias de trabalhadores.

O vencedor é o jogador com mais ponto no final da contagem!

Avaliação:

Siberia: The Card Game é um jogo de cartas muito simples, rápido e elegante, qualidades que aprecio em jogos deste tipo. Joga-se muito bem a 2 mas o melhor é mesmo uma partida com três jogadores.

Outro aspeto interessante do jogo é a possibilidade de podermos integrar algumas das suas cartas no jogo de tabuleiro (no caso de o termos, obviamente), ou seja, o jogo acaba por servir como um 2 em 1, tanto se pode jogar sozinho, como pode adicionar maior riqueza tática ao jogo base – Siberia – já por si muito bom, se usarmos algumas das cartas indicadas nas regras.

Ligações:

Site da DLP Games → AQUI

Ficha BGG  AQUI

Jogar online   AQUI

Comprar:

DLP Games shop -> AQUI

Anúncios
6 comentários leave one →
  1. Montag permalink
    2012/12/04 10:54

    Buena reseña, Abruk…
    Había visto el juego hace tiempo y me había llamado la atención…, pero luego no volví a verlo… Tiene muy buena pinta y es barato, así que caerá…

    Obrigado

    Montag

    • abruk permalink
      2012/12/04 19:52

      Sim é mesmo um bom jogo de cartas, com a particularidade de permitir acrescentar uma expansão ao jogo de tabuleiro – Siberia! 😉

  2. 2014/07/07 17:58

    Hi,

    You can now play this card game online on Happy Meeple (www.happymeeple.com/en/)

    Enjoy!

    • abruk permalink
      2014/07/08 00:55

      Thank you for the information!

Trackbacks

  1. Citrus une DLP e Jeffrey D. Allers | JogoEu
  2. Citrus une DLP e Jeffrey D. Allers | Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: