Skip to content

Terra Mystica

2012/12/14
by

Sint_TM

Sinopse:

No reino da Terra Mystica 14 raças diferentes vivem comodamente em 7 tipos diferentes de terrenos, todas lutam pela transformação de Terra Mystica no seu terreno favorito. Para desenvolverem as suas comunidades precisam de engenho e astúcia na terraplanagem e no desenvolvimento da sua civilização. Aquela que demonstre ter os melhores argumentos nesta tensa cohabitação sairá vencedora!

Como se joga:

Antes de iniciar a montagem do jogo é importante perceber um conceito que passa por todo o jogo: a noção de adjacência.

A adjacência direta é toda a que advém dos espaços que se conectam diretamente entre si, essa adjacência pode existir entre dois hexágonos vizinhos e/ou através de uma ponte que ligue dois hexágonos em margens diferentes de um mesmo rio.

Há ainda a considerar a adjacência indireta, que existe quando o nível de navegação de uma raça lhe permite atingir através do rio hexágonos em margens diferentes de um rio e a distância superiores a 1.

A montagem do jogo deve ser feita em função das indicações do livro de regras, onde se pode encontrar duas maneiras de se realizar: uma adequada aos primeiros jogos e com uma montagem predefinida, a outra para jogadores já habituados a jogar e que tem diferentes processos aleatórios na colocação dos diferentes componentes do jogo.

A montagem do jogo:

  • 6 fichas de ronda (na margem esquerda do tabuleiro)
  • Colocam-se tantas fichas de bónus como jogadores +3;
  • Escolha de uma fação (pela ordem de turno);
  • Atribuem-se os recursos respectivos da fação de cada jogador
  • Coloca-se o marcador de pontuação na casa 20;
  • Cada jogador coloca uma das suas casas no tabuleiro no seu terreno particular e depois de todos o terem feito coloca-se uma segunda casa mas agora no sentido inverso (tipo Catan)
    Atenção: Os Nómadas colocam uma terceira casa e os Mágicos do Caos colocam apenas uma casa e são sempre os últimos a fazê-lo.
  • Na ordem inversa do turno cada jogador escolhe uma ficha de bónus
  • Depois de todos terem escolhidos coloca-se uma moeda sobre todas as fichas de bónus que não tenham sido escolhidas nesse turno.

Estando tudo pronto dá-se início à partida!

Um jogo de Terra Mystica desenrola-se em 6 rondas de 3 fases cada uma. Para marcar cada ronda há cartão de ronda (colocado na margem esquerda do tabuleiro principal) que dá pontuação durante a fase II (mediante a concretização de objetivos específicos) e também na fase III (mediante o nível de culto a ser bonificado pelos jogadores até essa ronda).

As 3 fases de uma ronda são:

Fase I – Dividendos (Income)

Fase II – Fase das ações (Action Phase)

Fase III – Bónus pelos cultos e Limpeza (Cult bonus and cleanup)

Na fase I os jogadores recebem os dividendos por todos os simbolos de mão aberta que tenham nos seu tabuleiro individual e cartão de bónus.

Na fase II irão executar-se as ações. No seu turno, cada jogador, poderá escolher uma das oitos ações seguintes:

  • Ação 1 – Transformar e Construir
  • Ação 2 – Avançar na escala de navegação
  • Ação 3 – Baixar o nível de câmbio para Pás
  • Ação 4 – Desenvolver Infraestruturas Construídas
  • Ação 5 – Enviar Padre para as escalas de Culto
  • Ação 6 – Executar uma Power Action
  • Ação 7 – Executar Ação Especial (específica de cada fação)
  • Ação 8 – Passar e Jogador Inicial
  • Ação 1 – Transformar e Construir
O jogador escolhe um terreno adjacente a uma das suas infraestruturas ou que consiga alcançar com o seu nível de navegação (adjacência indireta), paga tantas pás como distância indicada pela sua roda de terraplanagem. Inicialmente o câmbio das pás está em 3 trabalhadores para 1 pá.
TM_1
Depois de pagarmos podemos colocar uma ficha com o desenho do nosso terreno sobre o terreno do tabuleiro que acabámos de transformar. De seguida podemos construir uma casa sobre esse terreno pagando o respetivo valor.
TM_2
  • Ação 2 – Avançar na escala de navegação
O custo desta ação está indicado no tabuleiro pessoal e permite avançar o nosso nível de navegação. Por cada nível a mais poderemos avançar uma casa de rio no momento de transformar e construir (a chamada adjacência indireta). Associado a esta ação está o ganho de pontos de vitória.
TM_4
  • Ação 3 – Baixar o nível de câmbio para Pás
Pagando o custo indicado no tabuleiro podemos reduzir o câmbio necessários para obter pás. Associado a esta ação está a obtenção de pontos de vitória.
TM_3
  • Ação 4 – Desenvolver Infraestruturas Construídas
Pagando o custo indicado no tabuleiro pessoal podemos desenvolver as nossas infraestruturas construídas. No tabuleiro podemos verificar toda a sequência de desenvolvimento.
TM_5
Casa → Mercado
Mercado → Fortaleza ou/e Templo
Templo → Santuário
A infraestrutura que substitímos volta para o tabuleiro pessoal do jogador, ou seja, ao desenvolvermos uma infraestrutura iremos obter um recurso novo na fase I (Dividendos) mas perder outra (pois iremos tapá-la com a infraestrutura que estava no tabuleiro principal).
Quando se construir ou desenvolver uma infraestrutura junto a um adversário, damos a possibilidade ao adversário de obter Power Points. Os Power Points ganhos variam em função da infraestrutura construída/desenvolvida: uma casa dá 1 Power Point, um mercado e/ou um templo dão 2 Power Points, enquanto uma Fortaleza e/ou um Santuário dão 3 Power Points.
No entanto, para obter estes pontos, o adversário terá de abdicar de Pontos de Vitória (recuando na escala de pontuação), esse preço é sempre igual aos Power Points ganhos menos 1, por exemplo, para ganhar 4 Power Points o jogador tem de abdicar de 3 Pontos de Vitória.
  • Ação 5 – Enviar Padre para as escalas de Culto
Há 4 espaços para sacerdotes em baixo de cada uma das escalas de culto do tabuleiro de Cultos. Com esta ação cada jogador pode enviar um dos seus sacerdotes para um desses espaços de forma permanente, obtendo os pontos de culto que farão avançar o seu marcador nesse culto.
TM_7
O espaço mais alto de cada uma das colunas de culto só podem ser ocupadas por um jogador, e para conseguir alcançar esse espaço os jogadores têm de ter uma cidade (para alcançar o topo das 4 colunas um jogador tem de ter por isso 4 cidades fundadas!)
  • Ação 6 – Executar uma Power Action
Um jogador pode executar as ações que estão desenhadas no tabuleiro principal (margem inferior) a troco de Power Points.Uma ação dá direito a usar uma dessas ações por turno.
TM_8
Se um jogador gastar os seus Power Points (de nível III) para executar uma destas ações, deve colocar sobre a ação executada um  marcador com o desenho de uma cruz para indicar que a ação já foi usada nessa ronda e não pode ser mais usada senão nas próximas rondas.
TM_9
  • Ação 7 – Executar Ação Especial (específica de cada fação)
Algumas das fichas de bónus e também o tabuleiro pessoal das fações têm inscritas ações especiais (com a forma de um hexágono amarelo) que podem ser realizadas uma vez por ronda. Depois de usadas estas ações também são tapadas com os marcadores com uma cruz.
  •  Ação 8 – Passar e Jogador Inicial
Quando os jogadores já não tiverem interesse ou não possam executar mais ações devem escolher a ação 8 – Passar e Jogador Inicial – entregando a sua ficha de bónus e escolhendo uma nova (das 3 que lá estiverem), na eventualidade de um jogador ser o primeiro a escolher a ação 8, fica com o direito a ser o novo jogador inicial (tira o marcador laranja, de jogador inicial, ao jogador que o tenha).
TM_6

Depois de todos os jogadores terem executado as ações que desejem e todos terem escolhido a ação 8 (Passar e Jogador Inicial), os jogadores passam à fase III.

Na fase III (exeto na 6ª ronda) respeitando a ordem de turno, os jogadores ganham os bónus indicados na segunda metade (à direita) da ficha de ronda, verificando em que nível têm os seus marcadores de culto, no culto que está a ser bonificado nessa ronda.

Quando o bónus obtido pela via da ficha de ronda se traduz na obtenção de pás, estas deverão ser gastas imediatamente para transformar um ou mais terrenos. Não se pode aumentar o número de pás, obtidas desta forma, por outra via que não a do bónus.

De seguida executa-se a limpeza do tabuleiro, retirando as eventuais fichas hexagonais colocadas no decurso da ronda, e vira-se para baixo a ficha de ronda da presente ronda. Coloca-se uma moeda sobre as fichas de bónus que não tenham sido escolhidas pelos jogadores.

Fim do jogo

Depois da 6ª ronda concluída (nesta ronda não há pontuação pela ficha de ronda) faz-se a contabilidade dos pontos:

  • O  maior aglomerado de casas adjacentes direta e indiretamente ganha 18 pontos; o segundo ganha 12 pontos e o terceiro ganha 6 pontos (nos empates partilha-se a pontuação entre os empatados)
  • Os marcadores mais avançados em cada um dos quatro cultos ganham 8/4/2 pontos caso estejam em 1º/2º/3º lugar respetivamente. Marcadores no zero não atribuem pontos ao jogador mesmo que estejam numa das 3 posições de atribuição de pontos!
  • Cada 3 moedas dão 1 ponto (no fim do jogo podem fazer-se todas as conversões necessárias para obter moedas, mesmo que o jogo já tenha terminado!)

Nota: As conversões, o sacrifício de discos de power points (discos roxos) e fundação de uma cidade, não são contabilizadas como uma ação, ou seja, podem fazer gratuitamente e em conjunto com a ação de um jogador.

Avaliação:

Terra Mystica é um jogaço! É euro sem grandes novidades mas aproveita muito bem as boas que já existem, e articula-as muito bem. A profusão de variáveis, a imersão lúdica, o desafio constante na maximização dos dividendos e o equilíbrio entre as forças das diferentes raças são tudo ingredientes deste jogo que o tornam realmente um regalo para quem o joga.

É bem verdade que o tema só lá está em força quando lemos a primeira página das regras e a interação entre os jogadores não é bem o expoente máximo deste Terra Mystica, mas tudo isto não passam de minudências quando olhamos para tudo o que esta caixa de mais de três quilos nos oferece. O material do jogo é muito e de boa qualidade porém contribui para um dos aspectos mais negativos no jogo, que é o seu preço.

Em resumo posso dizer que este é um jogo espetacular, no entanto, e dado o fator preço ser aqui muito desiquilibrador, o meu conselho é que o experimentem antes de comprar para decidirem se realmente merece o vosso investimento.

Aval_TM

Ligações:

Site da Feuerland Spiele  -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Resumo das Regras -> AQUI

Comprar:

Feuerland Spiele shop -> AQUI

Anúncios
11 comentários leave one →
  1. Pedro permalink
    2012/12/14 21:41

    Nice review. Congratulations

  2. 2012/12/14 21:48

    The best game I’ve played this year, I think.

    Un saludo!

  3. Gonçalo permalink
    2012/12/15 12:53

    Nice review indeed. I only played the game twice but it is safe to say that was one of my favorite games of the year. Hope to play it again soon.

    • Jorge permalink
      2012/12/17 23:22

      Antes demais, parabéns Carlos pela review, muito boa mesmo. Já tive o prazer de jogar o jogo e gostei muito, embora queira jogar novamente a 3 ou 4 jogadores porque a 2 achei-o um pouco mãos largasem termos de recursos. Mas gostei muito…

  4. tiago permalink
    2013/11/28 12:17

    Bom dia, estou com uma dúvida sobre os terrenos, será que poderiam me ajudar?

    É o seguinte: as cartas de terrenos tem 2 cores uma em baixo e uma em cima, por exemplo: tem 8 terrenos amarelos com a parte de baixo marrom e 8 terrenos amarelos com a parte de baixo vermelha… minha duvida é quantas cartas de terrenos eu posso usar? 8 ou até 16, se ainda tiver cartas de terrenos disponíveis da minha cor na mão de outro jogador?

    • abruk permalink
      2013/11/29 00:45

      Olá Tiago!
      Não sei se entendi bem mas tu podes usar as fichas de terreno que quiseres desde que estejm disponíveis na reserva (já joguei muitas vezes e nunca faltaram).
      Atenção, pareceu-me que vocês estão a distribuir as fichas de terreno e na verdade as fichas de terreno não são distribuidas, são colocada num monte formando uma reserva geral que é usada pelos jogadores quando fazem uma terraplanagem! Por isso aquilo de dizeres que outro jogador tem a minha cor na sua mão, não pode acontecer!
      Espero ter ajudado.
      Abraço e bons jogos.

      • tiago permalink
        2013/11/29 02:21

        Era essa mesmo a dúvida, abraços, bons jogos e MUITO obrigado.

Trackbacks

  1. Terra Mystica « Joga Brasil
  2. Terra Mystica no PC | JogoEu
  3. Terra Mystica no PC | Joga Brasil
  4. MinD – Spielepreis 2015 | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: