Skip to content

Pescado

2012/12/16
by

Sint_Pescado

Sinopse:

Jogo abstrato onde o objetivo é fazer coincidir as cores dos dados com as dos discos visíveis sobre a mesa.

Como se joga:

Depois de bem baralhados os discos forma-se um ou mais montes com a face virada para baixo. De seguida define-se quem é o jogador inicial, que recolhe os 5 dados brancos e vira 6 discos do monte.

O jogador inicial fará dois lançamentos, o primeiro lançamento será apenas com os 5 dados brancos, no segundo lançamento poderá adicionar 1 ou 2 dados cinzentos se abdicar de 2 ou 4 discos.

Depois do primeiro lançamento o jogador verifica se as cores dos dados lhes permitem conquistar um ou mais discos dos 6 expostos no centro da mesa. Depois de colocar à sua frente, com a face voltada para cima, os discos conquistados, o jogador passa ao segundo lançamento. Agora o jogador decide se quer guardar dados do primeiro lançamento ou se prefere lançá-los a todos de novo, decide também se quer lançar 1 ou 2 dados cinzentos, para isso, precisa de virar 2 discos do centro da mesa por cada dados cinzento que queira lançar, ou seja, se quiser lançar 2 dados cinzentos terá de abdicar de 4 discos.

Depois de terminado o seu turno, o jogador repõe os discos em falta no centro da mesa com discos do monte, passa os dados para o seu adversário da esquerda, que repete o processo mas com a seguinte particularidade.

A partir de agora os jogadores poderão considerar os discos conquistados pelo adversário anterior como discos “conquistáveis”, isto é, o jogador poderá conquistar não só os 6 discos da mesa como os discos visíveis na área do jogador que o precedeu. Os discos do adversário também podem ser usados  para conquistar dados cinzentos no segundo lançamento, ou seja, o jogador poderá virar os discos conquistados pelo adversário anterior e assim conquistar 1 ou 2 dados cinzentos, evitando virar os do centro da mesa.

O jogo termina imediatamente quando não for possível repôr os 6 discos no centro da mesa.

A pontuação faz-se da seguinte forma:

  • 3 pontos para discos com 3 símbolos da mesma cor
  • 2 pontos para discos com 2 símbolos da mesma cor
  • 1 ponto para discos com 3 cores diferentes

O vencedor é o jogador com mais pontos!

Avaliação:

Pescado continua a tradição de elevados padrões de qualidade de produto da Steffen Spiele embora desta feita não estejamos em presença de um jogo significativamente interessante em comparação com outros jogos da editora. Efetivamente, Pescado não se destaca por nada de muito novo, trata-se apenas de um jogo engraçado para passar tempo onde o fator sorte é um denominador comum relegando o aspeto tático para um segundo plano bem esbatido.

Tendo em conta todas as perceções do jogo resta diz-vos que devem experimentá-lo antes de o comprar.

Aval_Pescado

Ligações:

Site da Steffen Spiele  -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Steffen Spiele Shop -> AQUI

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Pescado « Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: