Voldétour

2013/01/11
by

Sint_VT

Sinopse:

Em Voldétour somos um Senhor que tem por missão apoderar-se da torre do adversário, para isso vamos criar um caminho com peças de madeira obedecendo a algumas regras simples. O primeiro a consegui-lo será declarado vencedor!

Como se joga:

No início do jogo coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e distribuem-se as peças pretas e brancas a cada um jogos jogadores. A torre e o senhor são colocados por esta ordem em cima um do outro e depois colocado nos quadrados escuros do tabuleiro.

Começa o jogador com as peças pretas.

Na sua vez cada jogador pode fazer 1, 2 ou 3 ações:

  1. Colocar uma peça de bloco
  2. Colocar uma peça de escada
  3. Mover o seu senhor até 3 casas no tabuleiro.

Cada jogador pode optar por trocar a ordem das ações 1 e 2 mas nunca fazer uma das duas depois da ação 3.

Sempre que um jogador coloca uma peça (bloco ou escada) no tabuleiro jamais a poderá tirar.

Ao colocar uma peça o jogador não pode criar espaços por baixo da peça que coloca nem pode tirar peças que estejam bloqueadas por outras.

Os senhores podem passar por cima um do outro mas nunca ficar na mesma casa.

Assim que um jogador consiga colocar o seu senhor na torre do adversário a partida termina e esse jogador é declarado vencedor.

Avaliação:

Voldétour é um abstrato muito bonito servido por belas peças de madeira e um tabuleiro, que embora não seja um primor serve as suas funções (ensaiamos a versão base). As versões de luxo são, para lá de um jogo, verdadeiras peças de arte em madeira.

Voldétour requer muita astúcia e um bom planeamento das jogadas, com uma boa dose de dissimulação. Como bom abstrato que se preza ser, Voldétour tem regras simples e claras, que em pouco mais de 2 minutos são explicadas e compreendidas. A versão que ensaiámos trazia regras em francês e inglês.

Se as primeiras partidas são geralmente rápidas, já as que se seguem tendem a ser mais longas, pois os jogadores começam a descobrir as artimanhas do jogo e a usar com mais frequência o bloqueio do jogo adversário para lá da simples preocupação em mover os seu senhor.

Um jogo muito bom,  especial para os amantes do género, que merece ser jogado pela sua originalidade. Recomendamos, no caso de ser apreciador de jogos abstratos, o investimento numa versão luxuosa do jogo, mas nesse caso o preço sobe consideravelmente…

Aval_VT

Ligações:

Site da Arborel -> AQUI

Página FB -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo -> AQUI

Regras em Francês -> AQUI

Comprar:

Shop da Arborel -> AQUI