Shanghaien

2013/01/15
by

Sint_SGH

Sinopse:

Ramon “El Dado” e Terrible Michael lutam entre si para conseguir constituir a melhor tripulação no seu barco pirata. Através do lançamento dos dados e das várias opções que podem tomar com eles, cada um dos jogadores procurará constituir a tripulação mais valiosa (cartas de pirata).

Como se joga:

No início do jogo dão-se os capitães de cada cor aos jogadores e os 6 dados de cada jogador.

Baralham-se as cartas de taverna e revelam-se as 6 primeiras em fila, essa fila constitui a Taverna. Começa o jogador mais “durão”!

O jogo desenrola-se em 8 rondas. Na sua vez os jogadores optam entre as duas ações seguintes:

  • A – Lançar os dados e adicionar um à Taverna; ou
  • B – Dizer “Shanghai” terminando assim a ronda.

No início de cada ronda o jogador inicial lança sempre os dados. Na sua vez, cada jogador só pode lançar 2 dados. No caso de um jogador não ter 2 dados para lançar ao início do seu turno, esse jogador é “obrigado” a optar pela ação B.

Nenhum jogador pode optar pela ação B se ainda não tiver adicionado à taverna pelo menos 2 dados dos seus.

No primeiro turno de cada uma das oito ronda o jogador inicial tem de escolher qual o lado de onde se começa a contar a fila (1,2,3…). Se escolher a esquerda, coloca o pirata da sua cor no lado mais à esquerda da fila de cartas (Taverna), indicando que nessa ronda se começa a contar da esquerda para a direita. No caso de escolher a direita para começar a contar, repete o mesmo processo, no entanto, coloca o seu pirata no lado mais à direita da fila da cartas (Taverna).

Um jogador que escolha a ação A tem de lançar dois dados e depois escolher qual dos dois irá colocar do seu lado da Taverna. O número do dado escolhido vai ser colocado na carta correspondente. Por exemplo, se um jogador escolher um dos dados com o número 1, esse dado tem de ser colocado do seu lado da Taverna, por baixo da carta que está em primeiro lugar na fila de cartas (Taverna) a contar do lado onde estiver o pirata.

Qual alguém escolhe a ação B, e como já foi dito, isto só pode acontecer se o dito jogador já tiver pelo menos colocado 2 dos seus dados em jogo (na Taverna). Procede-se à atribuição das cartas de Taverna aos jogadores que maior influência tiverem sobre elas.

Começa-se do lado em que estiver colocado o pirata. Se as cartas tiverem apenas um dado de um dos lados, essa carta irá para o dono desse dado, no caso de haver um dado de cada lado da carta estamos em presença de um empate. Os empate, muito usuais, resolvem-se com a ajuda dos dadas colocados nas cartas adjacentes à carta empatada. Se por exemplo os jogadores tiverem um carta empata com 1 dado de cada lado da Taverna na posição 5, então o jogador que tiver mais dados nas cartas adjacentes (6 e 4) ganha o desempate, se mesmo assim subsistir o empate, a carta não vai para ninguém e é colocado no descarte. também para o descarte vão todas as cartas que não tenham sido reclamadas pelos jogadores, isto é, cartas que não tenham dados em nenhum dos lados da Taverna.

As cartas de “Golpe Baixo”, que se conhecem pela sua cor acastanhada, podem ser jogados pelos jogadores que as conquistem em turnos posteriores a essa conquista, na razão de uma por cada ronda.

As cartas de “Golpe Baixo” podem dar 2 piratas extra numa determinada cor, permitindo assim ao jogador que o faça obter a maioria nessa cor na contagem final; permite também colocar os 2 dados de um determinado lançamento, em vez do normal, que é apenas 1 dado; e ainda permitem ao jogador que a jogue, relançar os dados durante o turno se o primeiro lançamento não lhe for conveniente.

O fim do jogo acontece depois de distribuídas as cartas de Taverna no fim da oitava ronda. Em seguida procede-se à pontuação final que se faz da seguinte forma:

Comparam-se as cartas de ambos os jogadores por cores. Em cada cor, o jogador que tiver mais valor nas cartas dessa cor ganha todas as cartas do seu adversário, descartando as suas. Em caso de empate as cartas dessa cor são descartadas pelos dois jogadores. Depois de todas as cores terem sido alvo de avaliação os jogadores contam os seus pontos e adicionam ainda 1 ponto por cada carta de “Golpe Baixo” que não tenham usado.

Avaliação:

Shanghaien é um jogo para dois jogadores que injustamente é pouco conhecido. A sorte dos dados e a pouca divulgação que teve na altura do seu lançamento contribuíram para o seu relativo apagamento. O jogo é barato e extremamente simples. Os componentes do jogos são interessantes porém as ilustrações poderia dar outra dimensão ao jogo, coisa que não acontece, uma palavra de reconhecimento ainda para os inserts da caixa, que estão feitos de uma forma muito conveniente permitindo arrumar tudo de forma muito prática.

Shanghaien vive muito do ritmo e da forma inteligente como se jogam as cartas de “Golpe Baixo”. Um jogo que não teve o reconhecimento que merece e que na nossa opinião é um valor muito válido no grupo de jogos para 2 jogadores!

Aval_SGH

Ligações:

Site da Abacusspiele -> AQUI

Página FB -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo -> AQUI

Jogar online no Yucata -> AQUI

Regras em inglês -> AQUI

  1. Shanghaien « Joga Brasil