Cinco

2013/01/17
by

Snt_Cnc

Sinopse:

No jogo Cinco, cada jogador tenta colocar cinco marcadores da sua cor numa linha contínua no tabuleiro.

Como se joga:

Primeiro baralham-se as cartas e distribuem-se 4 a cada jogador. Com as restantes cartas forma-se um baralho de bisca. Distribuem-se os marcadores de cada cor aos jogadores (se forem 4 dividem-se pelos 2 jogadores que compõem a equipa).

Os turnos sucedem-se no sentido dos ponteiros do relógio. Na sua vez um jogador pode optar por uma de suas ações:

  • a) Biscar uma carta do baralho de bisca; ou
  • b) Jogar uma carta da sua mão.

No caso de optar pela primeira ação: biscar carta, o jogador nunca poderá ter mais que 4 cartas na mão. Se um jogador já tiver 4 cartas na mão e nenhuma lhe interessar, pode descartá-las todas e biscar outras 4. Após esta ação, o turno do jogador termina.

No caso de optar pela segunda ação: jogar carta da mão, o jogador revela uma carta da sua mão e de seguida coloca um marcador da sua cor no número indicado por ela ou num número superior. Nunca se pode jogar numa casa ocupada por outro marcador.

O jogo termina logo que um jogador, ao executar a segunda ação (jogar carta da mão), consiga obter uma linha contínua de cinco marcadores da sua cor.

Avaliação:

Cinco é um jogo abstrato que pode ser jogado a 4 ou a 6 jogadores, numa variante proposta pela editora, mas na verdade funciona mesmo bem com 2 jogadores.

O jogo tem um grafismo muito simples, aliás é esse um dos aspectos que menos nos agrada no conjunto, no entanto, não é esse o fator mais importante neste jogo.

Quando se joga Cinco é fácil encontrarmos semelhanças com o tradicional 4 em Linha, porém as cartas dão-lhe uma dimensão mais estratégica, que o referido sósia não possui, tornando-o bem mais “encorpado”.

A duração curta de cada partida (aproximadamente 10 min.) faz deste jogo uma boa proposta para começar ou acabar uma sessão de jogos.

As vantagens didáticas de Cinco são evidentes, aliás é sobretudo nesse domínio que mais o usamos. As crianças adoram a sua simplicidade e o trabalho com os números até 90 pode ser feito numa atividade lúdica. Um jogo satisfatório que aconselhamos a experimentarem para saberem se se encaixa na ludoteca pessoal!

Ava_Cnc

Ligações:

Site da Franjos Spielverlag -> AQUI

Página FB -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Franjos shop -> AQUI