Skip to content

Spiegel Spukschloss

2013/01/22
by

Sint_SpS

Sinopse:

Spiegel Spukschloss é um jogo infantil onde o objetivo é descobir qual é o verdadeiro fantasma e a cor da vela que transporta nas mãos, para isso os jogadores vão usar os espelhos e um engenhoso mecanismo escondido por baixo do tabuleiro.

Como se joga:

No início do jogo cada jogador recebe um cartão com um símbolo (estrela, quadrado, círculo ou triângulo).

O jogo é extremamente simples. Joga-se por turnos e em cada turno o jogador tem de lançar o dado seguindo-se um de dois cenários:

  • O dado indica um número;
  • O dado indica o desenho de um fantasma.

Se o dado indicar um número, esse é o número de casas que devemos avançar (para a direita ou para a esquerda) com um dos fantasmas sobre o tabuleiro de jogo. Depois de parar, o fantasma vira a ficha redonda dessa casa e verifica se é igual ao símbolo do seu cartão, se for, fica com ela para si (precisa de 4 símbolos iguais), se não for, o jogador deixa-o voltado para cima para que outro jogador o possa recolher.

Se o dado indicar o desenho de um fantasma, procede-se ao teste do espelho!

O jogador escolhe um dos fantasmas e coloca-o no centro do tabuleiro (encaixado no mecanismo da roldana), em seguida roda-o no sentido das setas até que este esteja virado para um dos espelhos. Se o jogador conseguir ver o fantasma, significa que este é apenas uma criança disfarçada de fantasma a tentar assustar os meninos. Nesse caso convém ver pelo espelho a cor da vela que ele trás, vai ser importante para descobrir a cor da vela do verdadeiro fantasma…

Se todos os espelhos caírem depois de rodar o fantasma, estamos em presença do verdadeiro fantasma! Há que ser rápido para o desmarcar!

Depois de usar o fantasma, o jogador coloca-o de novo na pista dos símbolos numa casa à sua escolha e pode virar a ficha que aí estiver, procedendo como se fosse um lançamento de número.

Assim que alguém conquiste o quarto símbolo igual, desmascara o fantasma imediatamente. Para isso, pega no fantasma que acha que é o verdadeiro e efetua o teste do espelho como foi explicado anteriormente. Se se confirmar, o jogador precisa de dizer qual a cor da vela do fantasma, é aqui que vai ser importante recordar as cores dos fantasmas falsos, pois a cor da vela do fantasma verdadeiro é a que faltar (há quatro cores: azul, amarelo, vermelho e preto).

Avaliação:

O jogo é servido por um mecanismo muito engenhoso que por momentos nos faz entrar num universo de magia. Só depois de algum tempo a estudar o mecanismo nos apercebemos do “truque” que permite diferenciar um fantasma dos outros três…

Mas jogo vale a pena?… Bom, podemos dizer que a magnífica produção do jogo acaba por não ser suficiente para entusiasmar, isto é, Spiegel Spukschloss é como uma produção de Hollywood caríssima mas com um argumento pobrezinho! Estamos perante um jogo interessante mas que “dura” pouco tempo, porque depois de descobrir como funciona o mecanismo “perde-se” o encanto!

É bastante interessante quando se joga pela primeira vez com crianças que ainda não o conhecem, mas depois vai perdendo “alma”. Computo geral um jogo muito bem produzido à boa maneira da Drei Magier Spiel mas que se resume a um jogo satisfatório.

Aval_SpS

Ligações:

Site da Drei Magier Spiel -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (comercial) -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: