Fleet

2013/03/04
by

Sint_Fleet

Sinopse:

Fleet é um jogo de cartas onde os jogadores têm de comprar licenças, lançar barcos e pescar! O jogador que melhor gerir estas tarefas será recompensado com mais peixe e com consequentemente com mais pontos de vitória, tornando-se na frota mais valiosa!

Como se joga:

No início todos os jogadores recebem 1 carta de cada tipo de navios que existem em jogo (6): Bacalhau, Caranguejo Real, Camarão, Atum, Lagosta e Barco Transformador. Os cubos azuis (caixa de peixe) são colocados ao lado do baralho de licenças previamente formado segundo as indicações do livro de regras. No centro da mesa colocam-se as cartas de navios que formam um monte de bisca.

No seu turno cada jogador executa à vez cada uma das seguintes 5 ações:

  1. Leilão
  2. Lançamento / Contratação
  3. Pesca
  4. Processamento / Comercialização
  5. Bisca

1. Leilão

Nesta fase o jogador inicial escolhe uma das cartas de licença previamente reveladas (igual ao número de jogadores) e faz uma primeira licitação (no mínimo pelo valor indicado na cartas). Seguem-se os outros jogador pela ordem dos ponteiros do relógio até que sobre apenas um jogador a licitar. Esse jogador fica com a carta a troco da licitação que fez.

O pagamento faz-se descartando cartas. As cartas têm valores diferentes.

Valorcartas

A licitação prossegue até que todos tenham oportunidade de ter uma licença. Ninguém é obrigado a licitar!

2. Lançamento / Contratação

Nesta fase cada jogador pode, na sua vez, lançar um barca, se tiver uma licença correspondente, pagando o valor indicado no canto superior esquerdo da carta de navio que estiver a lançar. Cada jogador só pode lançar 1 barco por turno (a licença de bacalhau permite lançar 2 barcos por turno).

Depois do lançamento, o jogador poderá ainda contratar um capitão para um dos navios que tenha lançado e que ainda não o tenha. Ter um capitão é a condição imprescindível para se poder pescar! A contratação de um capitão implica que um jogador coloque uma carta, das que tem na mão, virada de costas sobre o navio que deseja capitanear. Cada jogador só pode contratar 1 capitão por turno (a licença de lagosta permite contratar 2 capitães por turno). Cada barco só pode ter um capitão.

capitanear

3. Pesca

Nesta fase todos os jogadores colocam um cubo azul (caixa de peixe) sobre os seus barcos com capitão. Cada barco tem um limite de quatro caixa de peixe, ou seja, quando atinge esse limite deixa de poder recolher peixe (cubos azuis).

4. Processamento / Comercialização

Nesta fase apenas jogam os jogadores que tenham a licença de Barco Transformador. Nessa eventualidade, o jogador pode processar 1 caixa de peixe de cada um dos seus barcos (o número de caixas a ser processadas é opcional), para isso, retira os respetivos cubos dos seus barcos e coloca-os na carta de licença de Barco Transformador. A partir de agora, os cubos deixam de valer 1 Ponto de Vitória (PV) para passarem a valer 1 moeda.

Em seguida, o jogador pode comercializar um dos cubos que tenha sobre a carta da sua licença de Barco Transformador, trocando-o pela possibilidade de biscar uma carta de navio do monte de bisca. O cubo trocado sai de jogo (o número de cartas que se podem biscar variam em função do número de licenças possua).

5. Bisca

Na última fase todos os jogadores biscam duas cartas (começando pelo jogador inicial) e dessas descartam uma. Os jogadores poderão biscar mais que uma carta nesta fase em função do número de licenças de atum que possuam.

Fim do jogo

O fim do jogo pode acontecer de duas formas, ou pelo esgotamento da reserva de caixas de peixe (cubos azuis), nesta situação, o jogo termina imediatamente após a fase 4 (Pesca); ou , no fim do turno em que não seja possível repôr o número completo de licenças na área de licitação.

Seguidamente à ocorrência de uma das duas condições mencionadas no parágrafo anterior, os jogador contam os seus pontos da seguinte forma:

  • PV  das cartas de licença que possuam
  • PV  das cartas de navios lançados
  • 1 PV por cada caixa de peixe (cubos azuis) sobre os seus barcos (os que estiverem na licença de Barco Transformador não contam como PV)
  • PV de bónus ganhos nas licenças especiais de Caranguejo Real

O vencedor é o jogador com mais PV, em caso de empate ganha quem tiver mais barcos lançados de entre os empatados e se ainda assim houver empate ganha quem tiver mais caixas de peixe. Se subsistir o empate a vitória é partilhada!

Avaliação:

Mas que surpresa refrescante este Fleet! É divertido, é rápido, é fácil de ensinar e de aprender, tem uma apresentação cuidada, com cartas de boa qualidade e um grafismo aceitável.

O factor de termos vontade de jogar várias partidas encadeadas é bem o sinal de como este jogo se pode tornar aditivo, qualidade que realça o seu belíssimo design em termos de mecânica.

Um jogo que aconselho vivamente não obstante o seu preço elevado, castigado pelo facto de ser um produto importado do outro lado do Atlântico! Mesmo assim, vale os pouco mais de 20€ que custa!

Aval_Fleet

Ligações:

Site da Gryphon Games-> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo em inglês -> AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI

  1. Fleet | Joga Brasil