Skip to content

Och & Esel

2013/04/22
by

Sint_AoE

Sinopse:

Neste jogo de cartas o objetivo é ficarmos sem cartas na mão, jogando sempre vasas de valor superior ao jogador que nos antecede. Além desse mecanismo é preciso estar sempre preparado para jogar a carta mais baixa possível para não ficar com a carta de burro na mão! Ganha aquele que tiver menos pontos negativos quando um dos jogadores atingir o limite máximo de pontos negativos (definido no início da partida).

Como se joga:

O jogo é composto 110 cartas, das quais 104 são cartas numeradas de 1 até 13 (há 8 de cada número) e as restantes 6 são: 1 carta de burro, 1 carta de boi e 4 cartas de joker.

No início do jogo baralham-se todas as cartas numeradas mais as quatro cartas de joker. De seguida distribuem-se as cartas pelos jogadores obedecendo aos valores da seguinte tabela de referência:

quadro1

O jogador  que tiver as maiores orelhas recebe também a carta de burro e torna-se no jogador inicial!

O jogador inicial joga a sua primeira vasa que tem obrigatoriamente de ser de cartas com o mesmo número. Por exemplo: pode ser apenas 1 carta do número 8 ou 2 cartas do número 6, ou 3 cartas do número…

O jogador que estiver à sua esquerda terá que assistir, mantendo o mesmo número de cartas jogadas pelo seu antecessor mas com um número superior. Por exemplo: se o Miguel jogou 2 cartas com o número 4, a Carla tem de assistir com 2 cartas também, mas desta feita com um número superior, por exemplo 2 cartas com o número 8 obedeceria ao critério!

O turno continua assim até que todos tenham tido oportunidade de jogar carta/s. Na eventualidade de um jogador não conseguir obedecer, pode passar a sua vez sem jogar carta alguma.

Depois de todos terem jogado o turno (quer seja jogando carta/s ou passando a vez), o jogador que tenha jogado a maior vasa leva todas as cartas que estiverem na mesa, colocando-as à sua frente viradas para cima (com os números visíveis) e passa a ser o jogador inicial do turno seguinte.

O jogador que tiver a carta de burro pode jogá-la sempre que for o jogador inicial, se o fizer, obriga todos os outros jogadores a jogarem apenas uma carta da sua mão, evitando que ela seja a mais alta em jogo. O jogador que jogue a carta mais alta recolhe para a mão todas as cartas jogadas e passa a ser o jogador inicial. Um jogador que ganhe a carta de burro não a pode jogar no turno imediatamente a seguir a tê-la ganho, ou seja, na melhor das hipóteses poderá fazê-lo dois turnos depois.

Se no final de um turno, um jogador já não tiver cartas para jogar, a ronda é dada por concluída. Todos os outros jogadores que tenham cartas na mão somam os seus valores que corresponderão a um valor negativo. O jogo dura geralmente 5 rondas, no entanto, no início do jogo pode definir-se um valor máximo para os pontos negativos, assim que alguém alcance esse valor, o jogo termina e o vencedor será o jogador que tiver menos pontos negativos.

Na eventualidade de um jogador ficar sem cartas num turno de carta de burro, mas por infelicidade o ganhar, o jogo não termina, pois esse jogador passará a ter cartas na mão!

A carta de boi (variante)

Para jogar o jogo com a variante do boi, devemos colocar as duas cartas especiais no centro da mesa (em vez de atribuirmos a carta a quem tem as orelhas maiores como no jogo base). O jogador com vasa maior no primeiro turno recolhe para a mão a carta de boi, enquanto que a carta de burro fica para o jogador com a vasa maior no segundo turno.

Quer num caso como no outro aplica-se a mesma regra explicada anteriormente, de que nunca se pode jogar uma carta de burro, e nesta variante também de boi, no turno imediatamente a seguir. Por exemplo, o jogador que ganhe a carta de boi no primeiro turno, não a poderá jogar no segundo turno, o mesmo se passando com a carta de burro ganha no segundo turno relativamente ao terceiro turno.

Avaliação:

Ochs & Esel enquadra-se nos jogos de cartas que animam muita gente, sobretudo naqueles dias em que temos de puxar de um jogo para os amigos que vêm jantar cá a casa, mas que o mais que conhecem é o Monopólio e o Risk! É simples, é portátil, tem um elevado grau de rejogabilidade e consegue dispor bem (até aquele amigo casmurro que não perde a oportunidade para dizer que os jogos são para os putos!).

Quem o experimentar deve fazê-lo incluindo desde logo a variante da carta do boi, pois a variante trás muito mais emoção ao jogo.

O jogo custa cerca de 9€ e vem numa caixa de lata toda catita, tornando-o num com uma belíssima relação preço/qualidade, pelo que recomendo a todos aqueles que gostam de jogos de cartas a sua compra!

Aval_OeE

Ligações:

Site da Pegasus Spiele -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. Montag permalink
    2013/05/26 12:03

    Buena reseña…
    Un juego a tener en cuenta cuando se reúne en casa mucha gente…
    Obrigado…

    • abruk permalink
      2013/05/26 12:08

      😉

Trackbacks

  1. Och & Esel | Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: