Skip to content

Pelican Bay

2013/07/15

PelicanBay

Sinopse:

Para ganhar pontos os jogadores têm de colocar de forma inteligente as fichas de terreno, criando zonas extensas (praias, florestas tropicais ou lagoas) ou tentar fechá-las. O vencedor será aquele que consiga obter mais pontos ganhando mais pelicanos.

Como se joga:

O jogo é composto por fichas hexagonais onde se podem ver ilustrações de três tipos de superfície/terreno: água, floresta e praia.

Antes de iniciar o jogo baralham-se as fichas e retiram-se as 16 fichas do topo formando com elas um monte sobre o qual se coloca a ficha com o desenho de uma tampa.

PB4

Com as restantes fichas forma-se dois montes com o mesmo tamanho aproximadamente. Antes de começar teremos 2 montes disponíveis para serem biscados durante a partida, e um outro (com o desenho da tampa por cima) que será usado apenas na última ronda do jogo.

Todos os jogadores biscam 2 fichas. Podem tirar de qualquer um dos dois montes ou uma de cada um deles. Depois, o jogador inicial (que entretanto se escolheu) retira 3 fichas do(s) monte(s) e com elas forma o território inicial. Os lados das fichas têm de se ligar obedecendo às condições gerais (explicado de seguida).

PB1

Na sua vez cada jogador terá de decidir se quer:

  • Colocar 1 ficha, das duas que tem na mão;
  • Colocar as 2 fichas.

Para colocar uma ficha o jogador tem de obedecer às seguintes condições:

1 – A ficha tem de tocar em pelo menos dois lados das fichas que compõem o território inicial;

2 – Os lados que tocam nas fichas de território inicial têm de corresponder em termos de tipo, ou seja, praia só pode ser conectada a outra praia, floresta a outra floresta e água a outra água.

3 – A colocação da segunda ficha implica sempre que esta expanda o território que a primeira já expandiu, isto é, se um jogador expandiu uma praia com a primeira ficha, a segunda ficha terá de ser colocada de forma a expandir a mesma praia (uma ficha pode expandir mais que um território em simultâneo).

Depois de colocar 1 ou 2 fichas, o jogador contabiliza os seus pontos, sendo que cada ficha do terreno que expandiu vale 1 ponto. O responsável por anotar as pontuações anota a pontuação do jogador.

PB2

Ainda na sua vez o jogador bisca fichas, dos montes disponíveis, de forma a ficar com  2 na mão. Em seguida o turno passa para o jogador que estiver à sua esquerda.

Quando a colocação das fichas provoca o encerramento de uma das zonas pode acontece uma de duas situações:

  • Colocar um pelicano adversário sobre a zona encerrada e volta a jogar (opção 1);
  • Colocar um pelicano adversário sobre a zona encerrada e pontuar (opção 2);

Opção 1:

Com esta opção o jogador coloca um pelicano (da reserva ou de um dos seus adversários) sobre a zona que acabou de encerrar. Bisca fichas de forma a ter de novo duas na mão e volta a jogar. No fim do segundo turno (e se não encerrar uma zona) o jogador contabiliza os pontos da zona encerrada mais os pontos obtidos  maior zona extendida com o seu segundo turno.

Opção 2:

Com esta opção o jogador coloca um pelicano (da reserva ou de um dos seus adversários) sobre a zona que acabou de encerrar. Em seguida ponto imediatamente pela zona encerrada e pela maior zona aberta.

No final do seu turno, independentemente de ter escolhido a opção 1 ou 2, o jogador recolhe o pelicano da zona encerrada e coloca-o na sua reserva pessoal.

Os pelicanos vão funcionar como bónus para quem os tiver na sua área pessoal no fim do jogo. Os primeiros pelicanos a serem usados são os neutrais, que estão na reserva geral, em seguida, se esses se esgotarem, usam-se os dos adversários e só por último se usam os nossos quando ninguém tem pelicanos excepto nós!

Os jokers são fichas que podem ser usadas a qualquer momento pelos jogadores que as possuam e que servem para simular o encerramento de uma zona, mesmo que na realidade esta não tenha sido encerrada. Depois de jogar uma ficha de pelicano sobre uma zona aberta executa-se o mesmo procedimento  como se essa zona estivesse encerrada, ou seja, executando uma das duas opções explicadas anteriormente. No fim do seu turno, o jogador que utilizou a ficha de joker, retira-a de jogo.

PB5

Quando se esgotam os montes de bisca, retira-se a ficha com o desenho de uma tampa de cima do monte de reserva, e continua-se a jogar até que todos terminem o seu turno.  Depois de todos terem jogado volta-se a colocar a tampa sobre as fichas do monte que sobrarem e inicia-se o último turno.

No último turno a ordem da vez é determinada da seguinte forma:

  • Começa o jogador com menos pontos;
  • O jogador com mais pontos é o último;
  • Em caso de igualdade, desempata-se pelo número de pelicanos;
  • A igualdade persistir a ordem será determinada aleatoriamente.

No último turno os jogadores podem colocar 1 ou 2 fichas mas apenas por uma vez, não havendo lugar a biscar novas fichas nem a jogar ficha de joker. No fim dos turnos de todos os jogadores realiza-se a contagem final.

A contagem final:

  • As fichas que não possam ser usadas são descartadas;
  • Cada pelicano vale 3 pontos de vitória.

O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor.

Avaliação:

Pelican Bay é um jogo vistoso e com uma mecânica já conhecida de outros jogos como Carcassonne, está servido por um material de elevada qualidade e com ilustrações muito bonitas e apelativas, bem enquadradas ao tempo de férias em que estamos agora (em que escrevemos esta review).

Os amantes do estilo tile laying games vão adorar este Pelican Bay enquanto que quem já não é muito fã do estilo não irá com certeza passar a ser… todavia estamos em presença de um belíssimo jogo familiar que se joga em pouco mais de 30 minutos e com todos os condimentos para  entreter quem o jogue sem ter um público muito vincado, ou seja, pode ser jogado desde o pequeno ao graúdo com o mesmo grau de diversão e com um elevado valor de rejogabilidade.

As regras do jogo poderiam ser mais claras e intuitivas porém, depois de se jogar uma ou duas vezes, consegue-se perceber todos os pequenos detalhes enunciados nas regras e que por ventura não se entendam logo à primeira.

A bela caixa de Pelican Bay presenteia-nos com um interessante jogo e despertará em todos a vontade de ir de férias.

Um relação qualidade/preço muito interessante e que nos leva a recomendá-lo a todos os que gostam do estilo.

Martinho:

O Pelican Bay tornou-se numa experiência que me surpreendeu pela positiva. Um jogo que é fácil de aprender e rapidamente se domina. Mas por outro lado, não tem uma estratégia obvia, o movimento do jogador anterior pode condicionar todos os teus planos, o que o tonar bastante aliciante e único em cada vez que o jogas.

Ligações:

Site da Drei Hasen in der Abendsonne -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Bookdepository -> AQUI

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Pelican Bay | Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: