Skip to content

Luna

2013/07/30

Sint_LUNA

Sinopse:

Em Luna os jogadores lideram uma ordem tendo de gerir da melhor forma os seus noviços, colocando-os da melhor forma nas 7 ilhas que rodeam a ilha do templo e onde a maioria dos pontos pode ser conquistada. Na essência Luna é um worker placement com uma riqueza tática e estratégica enorme.

Como se joga:

Começa-se por preparar os diferentes componentes que constituem o setup inicial. Os 7 tabuleiros representando pequenas ilhas são dispostos ao redor do tabuleiro central que representa a ilha do templo. A ilha do templo é montada como um puzzle e no centro são colocados de 2 a 4 tabuleiros mais pequenos em função do número de jogadores.

Image Hélio Andrade

Nas primeiras partidas é aconselhado que se use o setup proposto pelo autor e a configuração das diferentes ilhas já está predefinida o que torna tudo muito mais simples.

Entretanto colocam-se sobre 3 das pequenas ilhas as personagens: Sacerdotisa Luna, Mestre de Obra e Herege. No templo, e depois de colocar as fichas de templo e de guardião conforme as orientações do livro de regras, coloca-se a personagem Guardião do Templo sobre a ficha de guardião mais valiosa (última). No canto inferior direito (sala de meditação) colocam-se as fichas de tempo (em forma de velas) empilhadas por ordem crescente (a de maior valor no topo). O número de ficha de tempo varia em função do número de jogadores!

Imagem Andreas Odendahl

Cada jogador recebe um conjunto de 6 santuários, 13 noviços, 1 disco e 5 pontos de influência. À sua frente coloca também um resumo de jogo.

Define-se o jogador inicial e dá-se-lhe o marcador correspondente.

Os jogadores colocam o seu disco (na sua cor) sobre a primeira casa de valor zero da escala do conselho de sacerdotes (lado esquerdo do tabuleiro da ilha do templo) e colocam também um santuário e oito noviços (na sua cor) nas pequenas ilhas conforme o predefinido (ou segundo o critério pessoal depois de ter jogado várias vezes).

Imagem Ian Noble

O jogo decorre ao longo de 6 rondas  e cada ronda tem 2 fases distintas:

  1. Fase de ação
  2. Fase de pontuação

Na fase de ação os jogadores vão executando uma ação por turno até que todos tenham passado. As ações que os jogadores têm à sua disposição dividem-se em 4 grandes tipos:

  1. Ações de Ilha
  2. Ações de Movimento
  3. Ações de Templo
  4. Ações Diversas

As ações de Ilha (1) subdividem-se em:

  • Favor do sacerdote – nesta ação os jogadores podem recolher uma ficha de favor (há uma diferente por cada pequena ilha) bastando que desative 2 noviços (desativar noviço traduz-se na colocacão de um determinado número de noviços da sua cor que estejam presentes numa ilha do lado de fora da mesma).
  • Recrutamento – Desativam-se 2 noviços para adicionar ao grupo 1 noviço da reserva do jogador.
  • Santuário – Desativam-se 2 noviços na ilha onde estiver o Mestre de Obra e entrega-se a ficha de santuário para colocar um santuário da cor do jogador nessa ilha.
  • Ervas – Devolve-se uma ficha de erva para reativar 1 ou 2 noviços inativos (excepto na ilha das Ervas).

As ações de Movimento (2) subdividem-se em:

  • Jornada – Move-se qualquer noviço/s ativo/s para outra ilha à escolha passando para inativo/s.
  • Maré – Move-se qualquer noviço/s ativo/s e inativo/s para outra ilha à escolha passando/mantendo-se inativo/s.
  • Navegar – Devolve-se ficha de barco à vela para mover 1 ou 2 noviços de uma ilha ou porto (ilha do Templo) para outra ilha mantendo-o/s ativo/s.

As ações de Templo (3) subdividem-se em:

  • Promoção – Desativam-se 2 noviços ( só 1 se a ilha tiver um santuário do jogador). Um desses noviço fica inativo junto à ilha e o outro vai para a ficha de templo que esteja disponível atrás do Guardião do Templo. Pode colocar-se à frente do Guardião se devolver uma ficha de suborno.
  • Santificação – Move-se um noviço que esteja sobre uma ficha de Templo (atrás do Guardião do Templo, ou à frente se tiver sido subornado) para o Templo, para o espaço correspondente. Se for colocada adjacente a outra ficha de templo de valor inferior e aquela não estiver protegida por um livro, o jogador pode expulsar o noviço que ali esteja para o porto. Nesse caso ganha 1 ponto de vitória. Podem ser expulso vários noviços na mesma jogada caso se verifiquem as condições apresentadas.
  • Livro – Devolve-se uma ficha de livro e pode trocar-se o livro da sabedoria que está no templo para baixo de outro noviço.
  • Conselho de Sacerdotes – Desativam-se 1 ou 2 noviços para avançar 1 ou 2 casas na escala de ponto do Conselho de Sacerdotes (na ilha do Templo).

As ações Diversas (4) subdividem-se em:

  • Expulsão – Desativam-se qualquer número de noviços e faz-se mover o Herege esse número de ilhas no sentido dos ponteiros do relógio.
  • Noviço Virtual – Devolve-se uma ficha de noviço que pode realizar-se uma ação necessitando de gastar menos um noviço. Esta ação não pode ser usada na ação favor do sacerdote na ilha de noviço nem na ação de promoção.
  • Meditação – Vira-se uma ficha de vela acesa para vela apagada. Quando se vira a última vela acesa a ronda termina e o jogador que a virou ganha um ponto de vitória.

Imagem Babis Tsimoris

Na fase de pontuação os jogadores recebem pontos em função do número de noviços na ilha onde estiver a sacerdotisa Luna. Os pontos ganhos variam conforme o número de jogadores podendo ser de 6 pontos para quem tiver maioria na ilha, 3 pontos para quem estiver em segundo lugar e 1 ponto para quem estiver em terceiro lugar – em partidas a 4 jogadores; ou 5 pontos para quem tiver maioria na ilha e 2 pontos para quem estiver em segundo lugar no caso de partidas a 2 ou 3 jogadores. Os jogadores recebem ainda pontos por cada noviço que tenham no templo. Ao invés, perdem pontos em função do número de noviços que tiverem na ilha (mesmo os inativos) em que esteja o herege, esse valor é obtivo pela seguinte equação: nº dos seus noviços na ilha do herege + 1.

Imagem Finbar Taub

Depois de feita a fase de pontuação prepara-se a ronda seguinte da seguinte forma:

Reativam-se os noviços (colocam-se de novo dentro do tabuleiro da respetiva ilha onde foram desativados);

Movem-se os personagens: a sacerdotisa Luna e o Mestre de Obra movem-se para a ilha seguinte no sentido dos ponteiros do relógio, enquanto o Herege se move para a ilha seguinte onde haja pelo menos um noviço, no sentido dos ponteiros do relógio. O Guardião do Templo avança para a ficha de guardião seguinte, enquanto a ficha de onde sai é retirada de jogo.

Imagem Angrod Vardamir

O fim do jogo acontece no fim da sexta ronda. Os jogadores ganham pontos de vitória em três categorias distintas:

  • Cada santuário vale 4 pontos
  • Cada ficha de favor não usa vale 1 ponto
  • Recebem os pontos referentes à posição na escala de pontuação do Conselho de Sacerdotes.

Quem tiver mais pontos de vitória ganha o jogo. O desempate faz-se usando a escala de pontuação no Conselho de Sacerdotes.

Avaliação:

Luna é um jogo muito original sem trazer grande novidade ao nível das suas mecânicas, isto é, embora as mecâncias usadas no processo de jogo não sejam nenhuma invenção do criador, a forma como ele as integrou são efetivamente algo novo. A primeira sensação quando se joga Luna é a de desorientação, hipoteticamente o jogo pode colocar-nos perante 14 ações possíveis em todos os turnos (variável em função de termos os requisitos para algumas delas), o que é uma dose monstruosa de variáveis para controlar! Tentar gostar deste jogo com uma ou duas partidas só é possível para alguns, todos os outros irão gostar dele se insistirem uma dezena de partidas. Mas vale a pena o esforço!

Luna é realmente um jogo bestial mas bastante exigente, seguramente que nem todos gostarão pois nem todos terão a persistência de lhe “dar tempo”, o que também é compreensível dado o infindável número de ofertas que o mercado nos disponibiliza hoje em dia, mas insisto que este jogo merece o esforço da persistência!

Em resumo podemos afirmar que Luna é um magnífico jogo com várias estratégias vencedoras, no entanto, as ilhas que nos pareceram mais vantajosas, até ao momento, foram as da erva, maré, barco e santuário em deterimento das de noviço, livro e suborno, de qualquer forma estamos perante um jogo com um fator de rejogabilidade enorme e que consideramos essencial em qualquer ludoteca!

Ligações:

Site da Hall Games -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (inglês) -> AQUI

Jogar online (Yucata) -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: