Wink

2013/08/01

Sint_Wink

Sinopse:

Wink é um pequeno jogo de cartas onde o objetivo é comunicar com o nosso par através do piscar de olhos sem que os outros jogadores descubram. Se descobrirem, a vantagem é do acusador que ganha pontos a duplicar, mas atenção cada jogador só tem 4 oportunidades para acusar!

Como se joga:

No início distribuem-se 4 cartas de acusação a cada jogador, 1 cartas de cor e o respetivo peão nessa cor e ainda cartas Wink (verso cinzento claro). O número de cartas Wink que se distribuem é variável em função do número de jogadores:

  • 8 cartas por jogador em partidas de 4 jogadores;
  • 6 cartas por jogador em partidas de 5 jogadores;
  • 5 cartas por jogador em partidas de 6 jogadores;
  • 4 cartas por jogador em partidas de 7 ou 8 jogadores;

Na eventualidade de sobrarem cartas, essas são colocadas na caixa sem se ver o seu número.

Em seguida, distribuem-se sobre a mesa todas as cartas “gémeas” das distribuídas aos jogadores (verso preto), com os números virados para cima formando uma grelha de 6×6.

No seu turno o jogador coloca o seu peão sobre uma carta Wink da mesa obedecendo a 2 condições:

  • Não ter esse número na mão;
  • Não haver nenhum peão adversário sobre a carta.

Em seguida todos os jogadores fazem o mesmo por ordem de turno. No período que medeia a colocação do peão e a sua próxima vez de turno, o jogador vai tentar receber o piscar de olhos do jogador que tenha a carta que ele escolheu. Quando for de novo a sua vez, o jogador começa por dizer quem acha que tem a carta gémea que escolheu. Se acertar, o jogador que tem a carta coloca-a à sua frente com a face virada para cima, valerá 1 ponto no fim do jogo, o jogador que acertou retira o seu peão e a carta que está por baixo dele, colocando-a à sua frente, também ela valerá 1 ponto no fim do jogo.

No caso de não acertar, o jogador que tinha a carta e não conseguiu piscar os olhos a tempo, coloca a carta à sua frente virada com o verso para cima, no fim do jogo não valerá nada, enquanto o jogador que não acertou tira o peão e vira a carta onde ele estava para o lado do verso.

Depois de tentar adivinhar quem é que tem a carta Wink que tinha selecionado no turno anterior, o jogador escolhe uma nova carta Wink e o processo repete-se.

Todos os jogadores podem intercetar a comunicação entre dois jogadores (piscar de olhos), se isso acontecer o jogador pára o jogo e acusa o jogador que acha que está a comunicar, dizendo qual o número que esse jogador está a tentar comunicar. Se acertar recolhe a carta que o acusado tem na mão e ainda a carta gémea que está sobre a mesa, devolvendo o peão ao dono. O dono do peão coloca-o sobre outra carta Wink só quando chegar a sua vez de novo.

Se o acusador não acertar a consequência é apenas a de perder uma carta de acusação.

Quer acerte ou não, o jogador que desconfiou perde sempre uma das suas cartas de acusação (só tem 4 cartas dessas!).

O jogo termina quando houver uma das duas condições seguintes:

  1. Um jogador não tiver mais cartas Wink na mão;
  2. Não houver mais cartas Wink jogáveis sobre a mesa.

Após uma das duas condições ser alcançada os jogadores contam os seus pontos, ou seja, as cartas Wink que conseguiram acumular à sua frente com a face virada para cima.

Avaliação:

Wink é um party game muito bem disposto que não deve ser jogado com menos de 5 jogadores. É rápido quer a ensinar quer a aprender e tem uma duração aceitável para aquilo que pretende.

O jogo foi reeditado pela Letheia a partir da sua edição original de 1994, na altura lançado pela F.X. Schmid, entretanto extinta, com o nome de Zwinkern. O trabalho de reedição da editora francesa é merecedor dos nossos aplausos e parabéns pois o design gráfico do jogo ficou muito mais interessante do que o seu antecessor.

Ligações:

Site da Letheia -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI

  1. Wink | Joga Brasil