Saltar para o conteúdo

Sonne und Mond

2013/08/04

Sint_SeM

Sinopse:

Através da colocação de cartas em duas linhas paralelas – representando o sol e a lua – cada jogador tentará ganhar o maior número de sets (5 cartas consecutivas sem eclipses). É possível contrariar esse intento ao adversário jogando nas suas linhas!

Como se joga:

No início baralham-se as cartas e distribuem-se 5 a cada jogador. Começa o jogador mais jovem na mesa e a ordem de turno continua no sentido dos ponteiros do relógio. Se na sua vez o jogador ficar sem cartas, só poderá biscar mais cinco no início do seu próximo turno.

Na sua vez o jogador tem sempre de jogar e escolhe entre:

  • Jogar uma carta;
  • Recolher um set.

Como já foi explicado na sinopse, um set é um conjunto de 5 cartas de sol ou de lua consecutivos. No exemplo da imagem de baixo, retirada do livro de regras, pode ver-se um set de cartas que está interrompido por um eclipse, seguido por outras 4 cartas de sol que são interrompidas por um segundo eclipse, anulando a possibilidade do jogador fazer um segundo set.

SeM_1Na sua vez, um jogador pode jogar na sua área de jogo ou na dos seus adversários, respeitando sempre duas regras fundamentais:

  • As cartas de sol só podem ser colocadas em linhas de cartas de sol e as de lua nas linhas das cartas de lua;

  • A carta que se joga tem de ser sempre colocada nas extremidades das linhas a que pertencem, isto é, uma carta de sol ou lua só pode ser acrescentada às linhas de sol ou lua nas posições mais à esquerda ou mais à direita respeitando sempre a ordem crescente dos números.

SeM_2

O jogador poderá jogar mais que uma carta por turno. Se a carta jogada tiver o desenho de uma ave o jogador pode jogar outra carta. É possível jogar várias cartas no mesmo turno através desta situação!

As cartas de eclipse jogam-se sobre uma carta de sol ou lua conforme a carta de eclipse jogada seja de sol ou de lua. Um eclipse pode ser tapado por outro sol ou lua, em turnos seguintes, desde que se respeite a ordem crescente subjacente a todos o jogo, como se pode ver pelo exemplo de baixo.

SeM_3

A alternativa à ação de jogar carta é recolher um set.

Um jogador, na sua vez de turno, pode recolher um set ao invés de jogar carta. Para recolher um set é necessário que existam à sua frente um conjunto de 5 ou mais carta de sol ou lua consecutivas. Se isso acontecer o jogador recolhe o set e coloca-o à sua frente, num monte de face voltada para baixo. No fim do jogo essas cartas vão-lhe valer pontos.

SeM_4

Quando um jogador não tem carta válida para jogar na sua ordem de turno nem consegue recolher um set, tem de destruir as suas linhas e as cartas que tem na mão, ou seja, quando o jogador não tem possibilidade de realizar uma das duas ações disponíveis terá que descartar todas as cartas que tem na mão assim como as cartas de lua e/ou sol que tiver nas suas linhas. Esta jogada pode ser interessante para não ter pontos negativos na contagem final dos pontos!

Quando acabam as cartas do monte de bisca, baralham-se as eventuais cartas que estejam no monte de descarte e forma-se um novo monte de bisca. Sempre que um jogador pretenda biscar 5 cartas (por não cartas na mão) e já não houver cartas suficientes, bisca as que houver.

O jogo termina assim que um jogador pretenda biscar 5 cartas e não haja nenhuma carta disponível no monte de bisca nem carta no monte de descarte. Nessa situação todos os outros jogadores poderão continuar a jogar até não terem mais cartas na mão. No caso de nesses turnos seguintes surgirem cartas no descarte (pela ação de destruição de linhas) as cartas daí resultantes não servirão mais para formar monte de bisca.

Quando ninguém tiver mais nenhuma jogada válida procede-se à contagem final dos pontos.

  • Cada carta de sol e lua valem 1 ponto positivo,
  • Cada carta de sol e lua ainda em jogo valem 1 ponto negativo,
  • As cartas de eclipse não valem nada.

Quem tiver mais pontos no final da contagem é o vencedor!

Avaliação:

Sonne und Mond é um jogo de cartas muito simples e que facilmente agradará a jogadores comuns como a jogadores mais casuais. Um destaque muito especial para o trabalho de ilustração do jogo que é magnífico e ao material usado de excelente qualidade.

A jovem editora alemã Drei Hasen in der Abendsonne está a tornar-se um caso sério em termos de qualidade de edição, este Sonne und Mond é um exemplo muito bom de como fazer bem!

Em resumo um jogo simples e muito divertido feito a pensar num público casual mas com possibilidades táticas muito interessantes para um pequeno jogo como este! O seu preço é aceitável o que lhe confere uma relação preço/qualidade muito interessante.

Ligações:

Site da Drei Hasen in der Abendsonne -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo em português -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Deixe um comentário