Skip to content

Panic Lab

2013/08/12

Sint_PanicLab

Sinopse:

Todos jogam em simultâneo procurando encontrar primeiro a Amiba que fugiu do laboratório. O primeiro a encontrar corretamente a Amiba ganha uma ficha de recompensa. Quem colecionar primeiro 5 fichas, ganha o jogo!

Como se joga:

Antes de começar o jogo dispõem-se as fichas no centro da mesa formando um círculo (como se vê na imagem de baixo).

Image Gigamic Mathilde

Depois colocam-se os dados e as fichas vermelhas junto do círculo e estamos prontos para começar!

Escolhe-se um jogador inicial que lança os dados e em seguida todos começam a procurar a Amiba em função da informação dada pelos dados. Cada dado dá uma informação específica sobre a Amiba fugitiva.

DadosPL

Image Laszlo Molnar

O dado 1, representado na imagem de cima, define a cor da Amiba fugitiva. A amiba por ter dois tons de cores, ou vermelho/laranja ou rosa/azul.

O dado 2 define a forma da amiba. A amiba pode ter apenas 1 olho ou 2 olhos.

O dado 3 define a textura do corpo da Amiba. A amiba pode ser listada ou às bolinhas.

E, finalmente, o dado 4 define o laboratório e a direção de onde escapou a Amiba. O círculo colorido define a cor do laboratório, no exemplo da imagem, trata-se do laboratório azul. Há três laboratório diferentes em jogo: azul, amarelo e vermelho. A seta define a direção tomada a partir do laboratório indicado, ou seja, para a direita ou esquerda, representado por seta branca ou preta. A referencia à direcção a tomar deve ser sempre considerada olhando para a representação das setas desenhadas na ficha de laboratório que está no círculo, no centro da mesa.

No círculo podem encontrar-se laboratórios, amibas, grelhas de ventilação e câmaras de mutação.

Sempre que a amiba que procuramos atravessa uma grelha de ventilação, sairá na grelha de ventilação seguinte, sendo assim, as fichas no intervalo dessas duas grelhas não são consideradas nesse momento da procura.

Sempre que uma amiba passa por uma câmara de mutação, transforma-se. Há 3 tipos de câmaras de mutação: Câmara de mutação de cor, de padrão e de forma.

CIMG9725

Como se percebe ao passar por cada uma delas a amiba transforma-se numa cor, padrão e forma diferente daquela que tem. Por exemplo, se procuramos uma amiba listada esta passa a amiba às bolinhas ao passar por uma câmara de mutação de padrão.

Se por exemplo a nossa amiba tivesse a cor rosa/azul e passasse por uma câmara de mutação de cor, transformar-se-ia numa amiba de cor vermelho/laranja. No caso da câmara de mutação de forma, o efeito dá-se ao nível da forma da amiba, ou seja, uma amiba de dois olhos transforma-se numa de um olho e vice-versa.

Sempre que um jogador consegue acertar na amiba correta ganha uma ficha vermelha. O primeiro a conseguir ganhar 5 fichas ganha o jogo!

Avaliação:

Panic Lab não é um jogo para todos, quem não gosta de jogos de habilidade e rapidez ao jeito de Jungle Speed talvez não goste de Panic Lab. Pelo contrário, para quem gosta desse género de jogos Panic Lab é uma surpresa muito boa!

Sendo um jogo de reação o efeito fun é enorme e a boa disposição garantida, a não ser que estejamos a jogar com aquele género de jogadores que não “entram” no espírito.

O material do jogo é cuidado e a lata que o traz é muito prática e bonita. Aliás, as ilustrações de Maxim Cyr são muito agradáveis e ajudam bastante à qualidade da experiência de jogo.

Resumidamente podemos recomendar este pequeno jogo a todos os amantes de jogos de rapidez e reação a “cheirar” a party-game, enquanto que aos outros, os mais gamers e “sérios” talvez possam passar à frente… mas pelo menos tentem jogar uma vez para terem uma opinião pessoal!

Beatriz:

Acho o jogo muito fixe e viciante. As mutações baralham bastante a procura da amiba. É preciso “puxar” bastante pela cabeça mas adorei o jogo!

As imagens das amibas são muito fofinhas.

Isabel:

Acho o jogo muito divertido. Exige muito da nossa concentração. É um jogo rápido e leve mas muito “stressante”. A minha opinião baseia-se no jogo a 2 mas acredito que com mais jogadores as coisas “piorem” em termos de stress! Penso que este jogo possa ser interessante para trabalhar a concentração com crianças.

Pedro:

É um jogo interessante com uma boa mecânica mas claramente não é para mim!

Ligações:

Site da Gigamic -> AQUI

Site da Morapiaf -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo em inglês -> AQUI

Comprar:

Loja Morapiaf -> AQUI

Anúncios
3 comentários leave one →
  1. Rodrigo permalink
    2014/02/19 17:48

    Queria muito jogar este!

    • abruk permalink
      2014/02/19 19:29

      Muito bem, vou tentar não me esquecer de o levar na 2ª feira! 😉

Trackbacks

  1. Panic Lab | Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: