Noah

2013/09/03

Sint_Noe

Sinopse:

Os jogadores terão de embarcar os seus animais (cartas) num dos 5 barcos em jogo obedecendo a determinadas regras de colocação desses animais. O primeiro a ficar sem cartas ou a fazer zarpar o terceiro barcos desencadeia o fim da ronda. Jogam-se 3 rondas e o vencedor será o jogador que consiga ter o menor número de lágrimas no final da terceira ronda.

Como se joga:

Antes de começar o jogo monta-se o pequeno tabuleiro decagonal e separam-se as cartas de embarcação (8) das restantes cartas de animais.

Em seguida retiram-se cartas do jogo em função do número de jogadores:

  • a 2 ou 3 jogadores retiram-se as cartas com a anotação 4+ e 5+;
  • a 4 jogadores retiram-se as cartas com a anotação e 5+;
  • a 5 jogadores não se retiram cartas nenhumas;

Depois de fazer os ajustes necessários ao baralho de animais, baralham-se as cartas em jogo e forma-se um monte virado com a face para baixo.

Cada jogador escolhe uma cor e coloca o seu disco na casa 0 do pequeno tabuleiro.

Colocam-se 5 cartas de embarcação (previamente reservadas) em cada um dos cais em madeira desenhados no tabuleiro decagonal. As 3 cartas de embarcação que sobram colocam-se no meio do tabuleiro.

Em seguida coloca-se uma carta de animal à entrada de cada uma das embarcações. Usam-se as 5 primeiras cartas do monte de cartas de animais.

Distribuem 8 cartas a cada jogador. Coloca-se a ficha de Noé sobre uma das embarcações de forma aleatória e define-se um jogador inicial.

Image by Erwan Hascoët

No seu turno cada jogador tem de jogar uma carta da sua mão na embarcação que tenha a ficha de Noé. Há que respeitar duas regras de ouro:

1 – Género

Quando se coloca uma carta de animal numa embarcação temos de obedecer à sequência de género que se define a partir da segunda carta de animal, ou todos os animais do mesmo género ou alternadamente masculino/feminino ou feminino/masculino. O jogador que infringe esta regra tem de ficar com todas as cartas dessa embarcação e depois jogar outra carta da mão (que já pode ser uma das cartas recolhidas anteriormente).

Noe1

2 – Peso

O peso máximo que cada embarcação é capaz de suportar é 21, por isso, quando se coloca um animal que ultrapassa esse valor (somatório de todos os animais dessa embarcação), o jogador que infringe esta regra tem de ficar com todas as cartas dessa embarcação e depois jogar outra carta da mão (que já pode ser uma das cartas recolhidas anteriormente).

Depois de fazer a sua ação (jogar carta) o jogador move a ficha de Noé. A ficha de Noé move-se em função do género do animal que o jogador acabou de jogar. Se for uma fêmea o Noé vai para uma das embarcações vizinhas da atual (à direita ou à esquerda), se for um macho, o Noé vai para uma das duas cartas em frente àquela onde o jogador acabou de jogar.

Regra2

Ilustração do livro de regras (versão inglesa)

Os pares e o peso certo

Quando um jogador joga um animal da mesma raça que o animal anteriormente colocado nessa embarcação, pode jogar novamente, mas atenção: primeiro move a ficha de Noé e só depois é que pode jogar uma nova carta. Este privilégio pode acontecer sucessivamente, ou seja, um jogador pode jogar várias cartas no mesmo turno desde que jogue sempre animais de raças iguais ao último animal da embarcação onde está a ficha de Noé.

Quando um jogador coloca um animal cujo valor somado aos animais dessa embarcação perfaça 21, o jogador tem direito a retirar essa embarcação (zarpar) colocando uma nova embarcação no seu lugar (retira-a do monte de reserva no centro do tabuleiro).

Depois disso dá cartas da sua mão aos outros jogadores. Se for o primeiro barco que zarpa, o jogador só dá uma das cartas da sua mão a um jogador à sua escolha, se for o segundo barco que zarpa, o jogador pode dar duas cartas da sua mão a um jogador ou dois à sua escolha, se for o terceiro barco que zarpa, o jogador só dá uma das cartas da sua mão a um jogador à sua escolha.

O jogo termina quando o terceiro barco zarpar ou um jogador se livrar de todas as suas cartas.

Após o fim do jogo os jogadores com cartas na mãos contam o número de símbolos de lágrima (em forma de gota) que as suas cartas tenham. O número total de lágrimas é contabilizado através do avanço do marcador na escala de pontos.

No fim da terceira ronda e depois de contabilizadas as lágrimas de todos os jogadores, o jogo termina. O vencedor será o jogador que estiver mais atrás na escala de pontos, ou seja, que tenha menos lágrimas contabilizadas ao longo das três ronda que dura o jogo.

Avaliação:

Noé ou Noah é um simples jogo de cartas com bastante intereação entre os jogadores e destinado sobretudo a um público familiar. As ilustrações “fofinhas” são quase sempre apreciadas pelos mais pequenos em especial pelas meninas! Efetivamente as ilustrações do jogo são muito apelativas e ajudam de alguma a viver o tema do jogo, que na verdade não existe!

As partidas não são sempre fluídas, por vezes podem ser rápidas mas outras são bastante longas o que não ajuda muito ao prazer de jogar. As disputas pela vitória são sempre muito renhidas e não há desequilíbrios irrecuperáveis de ronda para ronda o que ajuda bastante a ter sempre dúvidas em relação ao vencedor mesmo até ao fim da terceira ronda!

Os depoimentos que se seguem foram recolhidos no passado ATL Summer Tour:

Maria (8 anos):

Gostei bastante e os animais são muito fofinhos!

David António (10 anos):

É um jogo muito divertido mas um bocado demorado, prefiro jogos mais rápidos. Mas gostei muito na mesma.

Beatriz (10 anos):

Já joguei jogos melhores este é um bocado repetitivo e não tem coisas novas para pensar. Não é mau mas prefiro outros.

Ana Paula (10 anos):

O que mais gostei foi de poder jogar duas cartas na mesma vez, tive sorte nos animais que me calharam e consegui livrar das cartas todas primeiro que os meus colegas! Adorei os desenhos das cartas são amorosos.

Ilda (48 anos):

É um jogo muito engraçado e os miúdos acho que adoraram. Eu também achei muito divertido e pelo preço que custa até acho que vou comprar um lá para casa.

Ligações:

Site da Bombyx -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo com os componentes da caixa -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

Philibert -> AQUI