Skip to content

Hanabi

2013/09/05

sint_Hanabi

Review escrita por: Rafael Pires

Sinopse:

 Hanabi é a palavra japonesa para fogo-de-artifício e é também o nome de um jogo de cartas cooperativo no qual os jogadores ajudam-se uns aos outros para criar um espectáculo de fogo-de-artifício, em que para tal se joga cartas da mão para a mesa numa determinada ordem de forma a criar sequências de cor.

Coube ao Hanabi a honra de vencer a edição de 2013 do Spiel des Jahres. Os outros dois nomeados desta edição foram o Qwixx de Steffen Benndorf e o Augustus de Paolo Mori.

Para quem não sabe o Spiel des Jahres (Jogo do Ano) é o mais prestigiado prémio para jogos de tabuleiro e de cartas e é atribuído anualmente por um júri de críticos alemães. Normalmente os vencedores deste prémio são jogos leves e familiares e com potencial comercial elevado.

Antoine Bauza está de mão quente, pois num curto espaço de tempo teve dois grandes sucessos comerciais, este Hanabi e o 7 Wonders, este último um verdadeiro campeão de vendas.

Como se joga:

Componentes: é um baralho de cartas e umas fichas manhosas …

Não há muito que falar sobre os componentes do jogo, pois é um baralho de 50 cartas de boa qualidade e 11 fichas de plástico, logo não há muito que enganar.

No entanto, a minha versão do jogo é da “Cocktail Games” que consiste basicamente numa pequena lata com as cartas quadradas lá dentro. Faço menção a isso porque quero referir que a lata dá jeito para servir como repositório das fichas já utilizadas.

Mecânicas: é um card game cooperativo, com elementos de dedução e memória.

No início do jogo, cada jogador recebe uma mão de quatro cartas (cinco se forem apenas dois ou três jogadores), até aqui tudo bem pois é como qualquer um outro jogo de cartas. O que faz com que o jogo seja brilhante é a forma como os jogadores devem colocar as cartas na sua mão: é ao contrário, de forma que o jogador só veja as costas das suas cartas e de maneira que os outros jogadores possam ver o seu jogo … é simplesmente BRILHANTE !

Adicionalmente são disponibilizadas oito fichas azuis (pistas) e três fichas vermelhas (penalidades), que devem ser colocadas no centro da mesa para uso comum de todos os jogadores.

Image by Christopher Ross

No seu turno cada jogador tem três acções possíveis, a saber:

– Dar a um outro jogador uma pista sobre as cartas da sua mão.

Utilizar uma ficha azul (de pista) para dar uma pista a um outro jogador sobre as cartas que esse jogador tem na mão. As pistas só podem ser dadas da seguinte forma: por cores ou por números.
Ex: escolhendo um número ou uma cor o jogador pode fazer a seguinte afirmação ao mesmo tempo que aponta para as cartas “o jogador A tem dois 3’s, aqui e aqui e ali (apontando para as cartas em questão)” ou então “Estas duas cartas são amarelas (apontando para as cartas em questão)”.
É importante referir que as afirmações efectuadas têm que cobrir a totalidade das cartas em questão, por exemplo se o jogador tiver três cartas amarelas não podemos dar uma pista dizendo que as duas cartas da esquerda são amarelas e não fazer menção sobre a terceira.

– Descartar uma carta para recuperar uma pista.

O jogador joga uma carta da sua mão e descarta a mesma voltada para cima para o monte do descarte. Em compensação pode recupera uma ficha azul (de pista) que pode ser utilizada para dar novas pistas.

– Jogar uma carta para a mesa.

Este é o objectivo do jogo, criar sets de cinco cartas ordenadas e sequencias do um ao cinco, em cada uma das cinco cores.
Assim, o jogador joga uma carta para a mesa e duas coisas podem acontecer: i) se a carta encaixar numa das sequências existentes, o jogador bisca uma carta para repor a sua mão inicial (caso a carta jogada seja a quinta carta de uma cor, recupera também uma ficha de pista), ii) se a carta não encaixar, o jogador descarta a carta, utiliza uma ficha vermelha de penalidade e bisca uma nova carta para repor a sua mão inicial.

Image by Matthias Wagner

O jogo pode terminar de três maneiras diferentes:

– Se a terceira ficha vermelha de penalidade for utilizada, os jogadores perdem imediatamente o jogo e marcam zero pontos.

– Se os jogadores completarem todas as cinco cores de fogo-de-artifício, o jogo acaba imediatamente e obtêm a pontuação máxima de 25 pontos.

– Quando a última carta é biscada, cada jogador joga mais uma vez (incluindo o jogador que biscou a última carta) e depois o jogo acaba.

A pontuação final é marcada com base nos diversos fogos-de-artifício jogados, sendo que a pontuação de cada fogo-de-artifício é igual ao valor da última carta jogada por fogos-de-artifício.

A pontuação final deve depois ser avaliada da seguinte forma:

  • 0-5 Horrível! A multidão está furiosa.
  • 6-10 Muito mau. Quase sem aplausos.
  • 11-15 Desempenho honroso, mas não será lembrado.
  • 16-20 Excelente! A multidão está encantada.
  • 21-24 Extraordinário! Vai ficar gravado na memória da multidão.
  • 25 Lendário! A multidão ficou estupefacta.

Avaliação:

Número de jogadores: entre 2 e 5

Nunca joguei a dois, logo não posso opinar, mas acho que o jogo é mais interessante com quatro jogadores.

Interacção entre jogadores: É muito interactivo mesmo.

Claro que é muito interactivo, não fosse um jogo cooperativo. Dependemos totalmente dos outros jogadores para sabermos qualquer coisa sobre o nosso jogo.

Tempo de jogo: aproximadamente entre 25 a 30 minutos.

Hanabi é um filler, pois joga-se muito rapidamente e não é propenso a AP.

Dependência de língua: não tem.

O jogo não tem qualquer dependência de língua e as regras em Inglês estão disponíveis no BGG.

Tema: não tem !!!

É um jogo de cartas abstracto a que deram um título e uma roupagem de fogo-de-artifício, mas claramente não tem tema nenhum.

A minha opinião

Na minha opinião, o Hanabi é um excelente jogo (ou será um excelente joguinho?).

Uma das coisas que faz com que eu goste tanto do Hanabi é que parte dos gamers acham que o jogo é muito leve e familiar e outra parte diz que é um jogo pesado e que não é de todo um jogo familiar, afinal o que será ?

Uma coisa é certa, é um jogo original e sempre que vejo alguém jogar fico com um sorriso na cara, afinal de contas: CARTAS AO CONTRÁRIO ?!

Ligações:

Site da Abacusspiele -> AQUI

Site da Cocktail Games-> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo JE -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

LaPCra -> AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: