Baobab

2013/09/09

Sint_Baobab

Sinopse:

O objetivo do jogo é colocar todas as cartas na copa de um embondeiro (Baobab) tentando que nenhuma delas caia.

Como se joga:

Monta-se a árvore com as 3 peças em cartão e coloca-se no centro da mesa. Repartem-se as cartas de forma equitativa por todos os jogadores. Colocam-se na caixa as cartas sobrantes.

No seu turno cada jogador vira as 3 primeiras cartas do seu maço e coloca-as à sua frente viradas para cima. Se ainda tiver alguma carta de turnos anteriores que não tenha crido/podido jogar, completa apenas o número de cartas necessárias para ter 3.

Depois coloca-as uma a uma na copa da árvore começando pela carta que desejar e da forma como a ilustração da carta determina que se coloque. Cada jogador tem de tentar colocar pelo menos 1 carta podendo em seguida passar, se desejar.

O modo como se colocam as cartas é determinado pela ilustração da carta, assim:

  • Folhas – podem ser colocadas onde o jogador entender excepto em cima de cartas de abelhas, já que elas gostam de sol e não se gostam de ver tapadas!
  • Flor – devem colocar-se com uma das pontas sobressaindo da copa da árvore e também não podem ser colocadas sobre cartas de abelhas.
  • Abelhas – podem ser colocadas livremente mas, como referido anteriormente, não podem ser tapadas por cartas de folhas ou flores.
  • Macaco – como se agarra aos ramos com o rabo deve colocar-se de forma a ficar com duas das pontas a sobressair da copa da árvore.
  • Morcego – deve ser colocado na árvore com os olhos fechados.
  • Leopardo – como sobe à árvore saltando deve colocar-se a uma distância de 10cm acima da árvore.
  • Tucano – chega à árvore voando por isso deve ser lançado de fora da copa tentando que aterre sobre a ela.
  • Serpente – como se enrosca nos ramos deve colocar-se com uma das pontas sobressaindo da copa e pelo menos uma carta em cima de si, fazendo-se deslizar por baixo.
  • Camaleão – coloca-se no embondeiro da mesma maneira que a última carta colocada com sucesso. No momento em que é colocada volta a ser camaleão, pelo que, mesmo que se coloque como uma abelha, pode ser tapada posteriormente por folhas ou flores.

Se ao colocar uma carta o jogador fizer cair uma ou mais cartas do embondeiro, o seu turno termina imediatamente e recolhe as cartas caídas que guardará à sua esquerda viradas para cima. No fim do jogo essas cartas valerão pontos.

Quando alguém decide passar o seu turno por não querer por mais cartas ou porque já colocou as três desse turno, passa a vez ao jogador à sua esquerda.

O fim do jogo acontece quando um dos jogadores conseguem colocar a última carta com sucesso e fica sem cartas no seu monte.Em seguida, todos os jogadores contam as cartas que tenham à sua esquerda viradas para cima.

O vencedor será o jogador que tiver menos pontos!

Avaliação:

Baobab nasce de uma bela ideia de jogo! É simples, rápido, barato e seguramente divertido para jogar em família ou entre amigos.
As ilustrações são manhosas mas com o tempo acabamos por nos habituarmos a elas, porém temos de perceber que estamos perante um jogo sobretudo criado para crianças, e nesse contexto as ilustrações não assim assim tão descabidas.

Para concluir resta dizer que em termos estratégicos não há muito para dominar ou para explorar mas tratando-se de um jogo infantil não se pode esperar muito nesse particular, todavia, o facto das cartas que ficam na mão, no final do jogo, não serem consideradas como pontos negativos, é um ponto que deveria ser revisto nas regras, pois dá aso a que muitos jogadores não arrisquem e assim acabem por recolher poucas cartas durante as partidas.

O autor Josep Maria Allué, criou entretanto mais variantes para o jogo que podem ser descarregadas AQUI. Uma nota ainda para informar que este jogo faz parte da lista de recomendações do Spiel des Jahres deste ano bem como outros prémios.

Ligações:

Site da Piatnik -> AQUI

  1. Baobab | Joga Brasil