Ciao Ciao

2013/09/10

sint_ciaociao

Sinopse:

O objetivo em Ciao Ciao é ser o primeiro jogador a conseguir atravessar a ponte com 3 dos seus marcadores. Se ninguém conseguir sairá vencedor aquele que conseguir colocar os seus marcadores nas posições mais pontuadas do tabuleiro.

Como se joga:

Antes de iniciar coloca-se a caixa do jogo no centro da mesa ela serve de tabuleiro.

Image by Johann Ruettinger

Cada jogador recebe 7 marcadores na cor que desejar e cada um deles coloca um desses marcadores na casa de partida da ponte. O jogador inicial é aquele que fizer anos mais proximamente.

No seu turno um jogador pega no copo e coloca o dado lá dentro, abana-o e vira-o ao contrário de forma a poder espreitar lá para dentro vendo secretamente o número que calhou. Os números que podem sair são: 1, 2, 3, 4 ou X.

Image by Johann Ruettinger

 De acordo com o número que sair (ou cruz) o jogador avança imediatamente com um dos seus marcadores sobre a ponte (1 a 4 casas). Mesmo que seja o X que calhe no dado o jogador terá sempre de avançar o seu marcador 1 a 4 casas.

Depois de avançar, todos os jogadores a começar pelo que estiver à sua esquerda, no sentido dos ponteiros do relógio, vão decidir se o jogador está a dizer a verdade ou a mentir.

Se todos os jogadores acreditarem que o jogador está a falar verdade o jogador entrega o copo e o dado ao jogador que estiver à sua esquerda terminando aí o seu turno

Se um dos jogadores duvidar, o jogador em questão espreita o copo e verifica com os seus olhos se é verdade ou mentira. Se for verdade, o jogador que duvidou tem de empurrar para fora da ponte o seu marcador; se for mentira, é o jogador que mentiu que procede de tal forma com o marcador que acabou de avançar de forma ilícita.

Se um jogador conseguir avançar de tal forma que consiga alcançar os degraus azuis, os jogadores vão ocupando em primeiro lugar os degraus de menor valor e só depois os de maior valor.

Há duas forma do jogo terminar:

  • Quando um jogador alcança os degraus azuis com três dos seus marcadores;
  • No caso de ninguém conseguir alcançar os degraus azuis com três dos seus marcadores, ganha o jogador com a maior pontuação depois de ocupados todos os degraus pelos diversos jogadores.

Image by Henk Rolleman

No caso especial de um jogador ficar sem marcadores deixa de poder usar o copo mas continua a ter oportunidade de duvidar do jogador ativo.

Avaliação:

O que Alex Randolph nos oferece em Ciao ciao é um design de mecanismos minimalistas e as premissas de como se desenvolve um jogo de bluff puro e duro. Essencialmente tudo gira no poder de persuação e representação que os jogadores conseguem ter. O fator sorte (dado) pode exacerbar ou anular essa capacidade representativa.

Ciao ciao é um exercício de estilo despojado de enfeites, que define os alicerces dos jogos de bluff. A Drei Hasen in der Abendsonne fez aqui uma produção de elevada categoria com um jogo tão simples. As ilustrações são belíssimas, a funcionalidade da caixa é excelente e o conjunto deixa-nos de queixo baixo, muito parabéns!

Das inúmeras vezes que o testámos antes de escrever este artigo evidenciou-se um aspeto menos positivo relativamente à tendência para nunca mentir de alguns jogadores. Tal atitude explica-se em grande medida pelo desinteresse em mentir quando a sorte ditada pelo dado, protege os jogadores. Com efeito não se justifica muito a mentira quando se obtém um resultado que não seja o X…

Para concluir destaque para a excelente relação preço/qualidade deste conjunto.

Ligações:

Site da Drei Hasen in der Abendsonne -> AQUI

  1. Ciao Ciao | Joga Brasil