Wild Fun West

2013/09/11

Sint_WFW

Sinopse:

Os jogadores vão construir uma cidade edificando conforme os seus objetivos secretos. Para construir é preciso dinheiro que se obtém pela contratação de personagens e profissões. O primeiro a construir 4 dos 6 edifícios descritos na carta de objetivos secretos será o vencedor!

Como se joga:

No início separam-se as cartas de objetivos, profissões, personagens e edifícios; baralham-se as profissões e forma-se um baralho virado para baixo (Baralho das Profissões), faz-se o mesmo com as cartas de edifícios.

Em função do número de jogadores separam-se as cartas de objetivos adequadas e, depois de bem baralhadas, distribui-se uma a cada jogador que a mantém secreta de todos os outros jogadores. Os edifícios aí descritos são aqueles que o jogador doravante tentará construir na fase II (leilão de edifícios).

Entretanto dá-se $5 a cada jogador e uma carta de personagem, evidentemente que só depois das cartas de personagem terem sido bem baralhadas.

Esquema do livro de regras

Esquema do livro de regras

Cada ronda é composta por três fases:

  1. Leilão de profissões;
  2. Leilão de edifícios;
  3. Receber dinheiro.

Tratando-se de um jogo de leilões importante diferenciar os dois tipos de leilão que o jogo compreende:

  • Licitação aberta (open bid)
  • Licitação fechada (closed bid)

OB

No leilão aberto o jogador inicial começa licitando uma quantidade de dinheiro que possa pagar, em seguida todos os jogadores à vez terão de aumentar a licitação anterior ou passar. O vencedor da licitação será o único jogador que não passe.

No leilão fechado todos colocam uma quantidade de dinheiro na mão ($0 também é permitido) e em simultâneo revelam as mãos. Em caso de empate, todos os jogadores empatados fazem um leilão aberto.

Na fase 1 – Leilão de profissões – revelam-se 3, 4 ou 5 cartas do baralho de profissões em função do número de jogadores, 4 a 5, 6 ou 7 a 8 jogadores respetivamente. Leiloa-se uma carta de cada vez e pelo método de licitação indicado na carta de profissão em leilão.

Na fase 2 – Leilão de edifícios – revelam-se as 3 cartas de edifício do topo do respetivo baralho e, começando pelo jogador inicial e prosseguindo no sentido dos ponteiros do relógio, todos os jogadores poderão colocam moedas no valor que desejarem sobre o edifício que desejam construir na cidade. Depois de todos os jogadores terem passado, verifica-se qual foi o edifício mais financiado, e será ele o que se constrói na cidade. As outras duas cartas de edifício voltam para o fundo do baralho de edifícios. Na eventualidade de ninguém licitar ou haver empate entre os edifícios mais financiados, não se constrói nenhum deles, colocando-se as cartas no fundo do respetivo baralho.

cartas

Na fase 3 – Receber dinheiro – cada jogador recebe dinheiro em função das cartas de profissão e pela sua carta de personagem. O valor que recebe é o resultado do somatório dos valores junto ao ícone da seta azul. Os jogadores recebem ainda mais dinheiro pelas cartas do seu adversário da direita em função dos valores que estejam inscritos nas cartas de profissão junto ao ícone da seta vermelha.

Depois de terminada a fase 3, o jogador inicial passa a carta de Jogador Inicial ao seu parceiro da esquerda que iniciará uma nova ronda como jogador inicial.

No decurso do jogo todos os jogadores podem colocar uma carta de profissão (ganha em leilão) à sua frente virada para cima para beneficiar das suas caraterísticas, para colocar uma carta o jogador tem de pagar sempre $1. Nenhum jogador poderá ter mais que 2 cartas de profissão ativas à sua frente.

Quando uma carta de profissão entra em jogo, quem a jogou terá de verificar se ela elimina alguma das cartas jogadas anteriormente por outro jogador, se assim for, o jogador deverá avisar o detentor da carta eliminada que a deverá retirar imediatamente da mesa colocando-a na sua mão de cartas.

O jogo termina assim que um dos jogadores consiga construir 4 edifícios constantes na sua lista de objetivos.

obj

Avaliação:

Wild Fun West é um jogo de leilões com uma atitude forte e interação enorme entre os jogadores. As ilustrações do jogo não deixam ninguém indiferente, há quem adore e quem odeie!

Não gostamos particularmente de uma certa confusão que se gera sobretudo quando ainda não se domina bem todos os poderes das cartas de profissão e de personagem que temos, por outro lado, as relações tensas entre os jogadores e a “maldade” das cartas de profissão servem para nos divertir e soltar umas quantas gargalhadas durante uma partida.

A qualidade global dos materiais é boa embora as moedas em cartão deixem um pouco a desejar.

Em suma, um jogo de leilões com interação garantida e uma pitada de cooperativismo de conveniência fazem deste jogo uma boa sugestão para grupos grandes!

Ligações:

Site da NSKN Legendary Games -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (inglês) -> AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI