Takenoko

2013/09/12

Sint-Takenoko

Sinopse:

Os jogadores terão de cultivar, irrigar e fazer crescer bambus com a ajuda do jardineiro imperial ao mesmo tempo que deverão gerir o apetite voraz do doce panda. O jogador que melhor equilibre as diferentes ações do jogo será o vencedor.

Como se joga:

No início coloca-se a parcela de terreno com o desenho do lago imperial no centro da área de jogo e sobre ela as figuras do jardineiro e do Panda. As restantes parcelas são baralhadas e colocadas com a face virada para baixo formando um monte de bisca.

Os canais e as fichas de melhoramentos são separadas e colocadas de lado, enquanto que as cartas são separadas pelos 3 tipos existentes, baralhadas e com elas se formam 3 montes de bisca distintos. Ao lado dessas cartas coloca-se a carta de Imperador (verde).

Cada jogador recebe um tabuleiro, 2 marcadores redondos de ação e 1 carta de objetivo de cada um dos 3 tipos que há (azuis, vermelhas e roxas).

Cada ronda é composta por 2 fases:

  1. Determinar o meteorologia
  2. Realizar 2 ações / completar objetivos

No primeiro turno do jogo o jogador não realiza fase de determinar a meteorologia, só depois, o jogador que lhe segue é que começa a beneficiar dessa fase.

Na fase 1 – Determinar a meteorologia – o jogador lança o dado e em função do símbolo obtido realiza a ação correspondente. Os símbolos podem ser:

  • Sol – O jogador tem uma ação extra que tem de ser diferente das duas ações normais do jogador.
  • Chuva – O jogador faz crescer bambu numa parcela irrigada.
  • Vento – O jogador pode realizar duas ações iguais na segunda fase do seu turno.
  • Trovoada – O jogador move o panda para qualquer parcela à sua escolha, sem limitação das regras de movimentação do panda, e come um segmento de bambu.
  • Nuvens – O jogador escolhe uma ficha de melhoramentos da reserva e coloca-a no seu tabuleiro ou diretamente sobre uma das parcelas de terreno em jogo.
  • Ponto e interrogação – O jogador escolhe um dos 5 símbolos anteriores e executa a sua ação.

Na fase 2 – Realizar 2 ações / completar objetivos – o jogador terá de escolher 2 ações diferentes das 5 ações possíveis:

  1. Parcelas de terreno
  2. Irrigação
  3. Jardineiro
  4. Panda
  5. Carta de objetivo

Se escolher – Parcelas de terreno – o jogador escolhe as 3 primeiras fichas de parcelas de terreno do monte respetivo e das 3 escolhe uma para colocar em jogo, se essa parcela estiver irrigada (por estar junto ao lago imperial) coloca imediatamente uma seção de bambu sobre essa parcela da cor correspondente. As outras duas coloca-as de novo sobre o monte.

Se escolher – Irrigação – o jogador retira um canal de irrigação da reserva e coloca-o no seu tabuleiro de jogo ou entre duas parcelas de terreno em jogo, irrigando-as imediatamente, logo, colocando sobre elas uma seção de bambu.

Se escolher – Jardineiro – o jogador pode mover o jardineiro plantando uma seção de bambu na parcela de terreno onde terminar o movimento da cor correspondente.

O jardineiro só se move em linha reta e em todas as direções possíveis a partir da parcela de terreno em que se encontre. A movimentação do jardineiro e do  panda obedecer à mesma regra.

Se escolher – Panda – o jogador moverá o panda conforme as regras de movimentação referidas anteriormente para o jardineiro, e no final do seu movimento comerá uma seção de bambu dessa parcela de terreno se aí houver bambu e/ou não tiver a ficha de melhoramento “a cerca”.

Se escolher – Carta de objetivo – o jogador retira a 1 carta do topo de um dos 3 baralhos de objetivos disponíveis.

Depois de realizar as suas ações passa a vez ao jogador que esteja à sua esquerda.

A qualquer momento do seu turno um jogador pode revelar uma carta de objetivo que tenha na mão (não pode ter mais de 5 de uma vez) se entretanto conseguir cumprir o objetivo nela inscrito, provando aos restantes jogadores.

O jogo termina assim que um jogador tenha conseguido alcançar um determinado nível de objetivos cumpridos, em função do número de jogadores:

  • a 2 jogadores – 9 cartas de objetivos cumpridos;
  • a 3 jogadores – 8 cartas de objetivos cumpridos;
  • a 4 jogadores – 7 cartas de objetivos cumpridos;

O jogador que consiga alcançar o número de objetivos necessários para terminar o jogo recebe como bónus a carta do imperador (de cor verde) que vale 2 pontos no momento da contagem dos pontos. Depois dele todos os outros jogadores têm mais um turno para tentarem melhorar os seus scores.

No fim contam-se os pontos de cada jogador e o vencedor será aquele que mais pontos tiver conseguido amealhar com as cartas de objetivos cumpridas.

Avaliação:

Uau, que maravilha de jogo familiar! Estamos perante um incontornável jogo de família, tenso, com alguma sorte à mistura, várias formas alcançar a vitória, interação entre os jogadores em dose moderada e servido por componentes fantásticos!

Não temos muito a acrescentar, uma compra aconselhada para todos aqueles que gostam de jogar entre amigos e em família sem grandes preocupações estratégicas apenas pelo puro gozo de jogar um bom jogo.

Beatriz

Adoro! Além disso consigo ganhar ao meu pai sempre que jogamos 😀 !

Armanda

Nunca tinha jogado este jogo e adorei, foi emocionante até ao fim. Gostei muito da figura do panda, muito simpático!

Ligações:

Site da Bombyx -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (PT/BR) -> AQUI

7 comentários leave one →
  1. Gonçalo permalink
    2013/09/17 12:20

    Sem dúvida um jogo familiar muito bem conseguido e visualmente bastante apelativo, de facto também gostei muito dos componentes. Recomendo! Gonçalo

  2. Rodrigo permalink
    2014/04/01 20:19

    Professor, podia trazer este ?

    • abruk permalink
      2014/04/01 20:27

      Claro que posso! 😉

  3. Antonioxx permalink
    2014/08/01 19:37

    Possuir duas caixas do jogo para poder jogar com mais gente é válido?Alguém já testou?

    • abruk permalink
      2014/08/07 18:14

      Peço desculpa pelo atraso na resposta!
      Em relação à sua questão não posso dar uma resposta pois nunca testei com duas caixas, mas aparentemente não pode não ser equilibrado…

Trackbacks

  1. Takenoko | Joga Brasil
  2. Olhar indiscreto – Abyss | JogoEu