Forbidden Desert

2013/09/19

Sint_FI

Sinopse:

Os jogadores são exploradores de tesouros perdidos no deserto. Em conjunto procuram encontrar todos os elementos necessários para construir um transporte que os retire da morte anunciada.

Como se joga:

Depois de montar o cenário de jogo com a ajuda das instruções do livro de regras cada jogador passa a realizar as seguintes ações no ser turno:

  1. Realizar 4 ações
  2. Retirar cartas de deserto

FD1

1 . O jogador começa o seu turno por realizar 4 ações que podem ser todas diferentes ou repetidas. As ações disponíveis são:

  • Mover o seu personagem
  • Virar uma ficha de terreno
  • Remover areia
  • Recolher componente

Por uma ação os jogadores podem mover o seu personagem para uma ficha de terreno adjacente àquela onde estão desde ela não esteja bloqueada, ou seja, tenha mais de 1 ficha de areia sobre ela. Não é possível mover-se na diagonal nem para o “olho da tempestade”.

FD2

Outra ação possível é virar a ficha de terreno onde o personagem está, para isso é preciso que essa ficha não tenha nenhuma ficha de areia. Ao virar uma ficha é possível encontrar alguns símbolos que explicaremos de seguida (símbolos).

Remover areia custa uma ação por ficha de areia removida. É possível remover até 4 fichas de areia por turno uma vez que cada ficha removida conta por uma ação gasta. O jogador pode retirar areia da ficha de terreno onde está e das fichas adjacentes a essa, mas não nas diagonalmente adjacentes.

FD3

Finalmente o jogador pode recolher componentes (se já tiverem sido descobertos) colocados sobre uma ficha de terreno. É preciso estar sobre a ficha para poder realizar esta ação!

FD4

Paralelamente a estas 4 ações todos os jogadores podem trocar água e cartas livremente tendo apenas de estar juntos na mesma ficha de terreno no momento da troca. No caso da troca de água, o jogador que “dá” desce o marcador de água da sua carta de personagem tantas casas como o jogador que “recebe” essa água subirá o seu na sua carta de personagem.

Símbolos

Nas fichas de terreno podem ser encontrados símbolos, que se encontram sempre na margem inferior. Há 4 símbolos diferentes:

  • Água
  • Engrenagem
  • Pista para componente
  • Túnel

FD5

Quando se vira uma ficha de terreno com o símbolo da água no canto inferior direito, todos os jogadores que estejam sobre essa ficha nesse momento, podem encher os seus cantis, ou seja, colocar o marcador de água das suas cartas de personagem no valor máximo.

No caso do símbolo ser o de uma engrenagem, o jogador que virou a ficha de terreno tem direito a biscar uma carta de bónus podendo guardá-la ou executar a sua ação imediatamente se assim for o caso.

Se for o símbolo de pista para componente (são necessários dois símbolos do mesmo componente) a ser revelado, o jogador verifica se é a primeira ou a segunda pista do referido componente a ser revelada, se for a primeira terá de aguardar pela descoberta da segunda pista desse componente, se for a segunda pista do componente, o jogador cruza a informação das duas fichas e descobre sobre qual ficha de terreno deve colocar o referido componente para ser recolhido posteriormente.

FD6

Ao descobrir o símbolo de túnel (canto inferior esquerdo) o jogador passa a ter um abrigo para se proteger das cartas de tempestade. No caso de ter descoberto mais que um símbolo de túnel os jogadores podem movimentar-se entre eles pelo custo de 1 ação.

De todas as fichas de terreno há uma que é diferente de todas as outras, a da plataforma de lançamento. Essa ficha é essencial para ganhar o jogo pois é nela que todos os personagens se têm de reunir depois de terem todos os componentes da máquina voadora para poderem escapar da morte, ganhando o jogo!

2. Depois de gastas as 4 ações o jogador revela tantas cartas de deserto, do respetivo baralho, como  indicado pelo nível de tempestade. As cartas podem ser de 2 tipos:

  1. Coordenada
  2. Evento

As cartas de coordenada indicam qual a direção do vento. Em função da direção do vento as fichas de terreno junto ao “olho da tempestade” (espaço vazio no tabuleiro) movem-se para ela. O número de fichas que se movem podem ir de 1 a 3. No fim coloca-se uma ficha de areia sobre cada uma das fichas de terreno que foram movidas.

FD7

Se a carta revelada for um evento executa-se o procedimento nela escrito.

Quando todos os componentes da máquina voadora tiverem sido resgatados pelos jogadores, estes deverão encontrar-se todos na plataforma de lançamento e assim ganharem o jogo.

O jogo pode perder-se de três formas:

  1. Não haver fichas de areia para colocar sobre as fichas de terreno depois de uma carta de coordenadas ou
  2. Algum dos jogadores chegar ao nível de água mais baixo do seu cantil (na sua carta de personagem) ou
  3. O nível de tempestade ultrapassar o valor 6.

Avaliação:

Para quem já jogou Forbidden Island as semelhança saltam imediatamente à vista e depois de se jogar este Forbidden Desert compreende-se claramente que este último é mais interessante porque tem menos perda de tempo com o processo de subida do índice de tempestade em comparação com o que acontecia com o procedimento na subida do nível das águas.

A versão jogada foi a alemã da Schmidt Spiele que uma vez mais caprichou na oferta de miniaturas pintadas das personagens ajudando imenso à vivência da temática. Pena que algumas cartas tenham texto em alemão.

Para quem não tem o Forbidden Island e estiver a pensar comprar um dos dois sairá mais satisfeito com Forbidden Desert. O jogo tem maior dinamismo, mais variáveis para controlar e um dinamismo muito original trazido pelas cartas de coordenadas.

Um jogo cooperativo muito interessante e  bastante apropriado para jogar em família e especialmente com adolescentes.

Daniela:

Gostei bastante! O mais interessante do jogo é o facto de trabalharmos em conjunto e não como adversários. A história do jogo e o seu objetivo tornam a partida mais aliciante.

Marta:

Eu gostei muito deste jogo, pois é preciso pensar e trabalhar em conjunto, pois até agora tenho jogado mais jogos em que somos adversários uns dos outros e eu nunca tinha experimentado este estilo de jogo cooperativo. No início é muita coisa para controlar mas ao jogarmos começamos a ver que é mais fácil do que a explicação parecia crer. Fiquei fã!

Ligações:

Site da Schmidt Spiele -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (Espanhol) -> AQUI