Skip to content

Lewis & Clark

2013/11/02
tags:
by

Sint_LCK

Sinopse:

Com a ajuda das cartas e dos indimeeples os jogadores terão de subir o rio e ultrapassar a montanha que separam St. Louis de Fort Clatsop estabelecendo ali o seu acampamento. As melhores combinações de cartas e uma boa noção de timing são essenciais para ganhar esta corrida.

Como se joga:

Começa-se por colocar o tabuleiro no centro da mesa e os recursos nos locais corretos do tabuleiro. Há 2 tipos de recursos:

  • Recursos primários (Madeira – castanho; Peles – Amarelo; Comida – Rosa; Ferramentas – Cinza);
  • Recursos transformados (Canoas – azul; Cavalos – branco)

Image Ludonaute

Cada jogador recebe um conjunto com:

  • 1 tabuleiro pessoal na sua cor/símbolo
  • 1 explorador (que coloca na casa de partida do tabuleiro principal – St. louis)
  • 1 marcador de acampamento que coloca a apontar para o seu explorador
  • 6 cartas de personagem (Ferramentas, Peles, Comida, Madeira, Angariar Índios e Movimento)
  • 1 índio (que coloca no local apropriado do seu tabuleiro pessoal)
  • 3 recursos (Comida, Ferramenta e Pele) que coloca no seu barco mais à esquerda (tabuleiro pessoal)

Image Henk Rolleman

Na sua vez de jogar cada jogar terá de realizar uma ação de duas possíveis:

  • Jogar carta de personagem da sua mão
  • Jogar índio do seu tabuleiro no tabuleiro principal

Adicionalmente os jogadores podem executar uma de duas ações, antes ou depois da ação obrigatória:

  • Mover acampamento
  • Adquirir personagem

Jogar uma carta permite executar a ação específica da carta e com isso ganhar recursos, mover o seu explorador, ganhar índios… Ao jogar uma carta na sua área de jogo o jogador terá de lhe associar força. Essa força só pode ir até ao máximo de 3 e obtém-se pela colocação de cartas de personagem voltada para o lado inverso e/ou meeples de índio.

No caso da carta jogada ser uma que sirva para ganhar recursos o jogador ganhará recursos multiplicando a força usada na carta pelo número de crachás do recurso em questão visíveis em todas as cartas pousadas na área sua de jogos e na dos vizinhos da direita e da esquerda. O jogador recolhe para os seus barcos (tabuleiro individual com desenhos hexagonais) os recursos ganhos. Pode não recolher a totalidade se isso lhe interessar.

Image Cédric Chaboussit

A outra ação possível é jogar um índio do seu tabuleiro individual para um dos diferentes espaços do tabuleiro principal onde se podem colocar índios. Ao fazer esta ação o jogador ganha a ação específica do local onde colocou o seu índio ou índios. Há espaços onde só se podem colocar 1 índio e outros onde podem ser colocados até 3 índios ao mesmo tempo.

Mover um acampamento é uma ação extraordinária e opcional que todos os jogadores podem realizar antes ou depois da sua ação obrigatória. Ao decidir executar esta ação o jogador recolhe todos os índios que tenha jogador sobre cartas na sua área de jogo (índios jogados no tabuleiro principal não são mais do jogador!) e depois determina o tempo que precisa de gastar para mover o seu acampamento. Esse cálculo faz-se adicionando 1 tempo por cada carta que tenha na mão, mais 1 tempo se tiver pelo menos 1 recurso no primeiro barco do seu tabuleiro individual, mais 1 tempo por cada recurso que tenha no segundo barco de recursos (5 espaços) e ainda 1 tempo por cada índio que tenha no último barco do seu tabuleiro individual. O jogador poderá ter tempos extra se tiver comprado barcos. No final, o valor obtido é o número de casas que o explorador desse jogador terá de recuar, se depois de recuar o explorador ainda estiver à frente do seu marcador de acampamento, este é puxado para a nova casa do explorador.

Image Cédric Chaboussit

A outra ação opcional é adquirir personagem. Para comprar uma personagem (das 5 visíveis no lado direito do tabuleiro principal) o jogador terá de pagar de 1 a 5 recursos de pele e um número variável de recursos ferramenta (1 a 3) em função da força da carta que se pretende comprar. Depois de adquirir um carta (pagando por ela) o jogador junta-a à sua mão de cartas e desliza as cartas de forma a preencher o espaço vazio deixando esse espaço vazio junto ao baralho de cartas de personagem. Esse espaço é então preenchido pela carta do topo do baralho.

O jogo termina imediatamente após um dos jogadores conseguir mover o seu marcador de acampamento para a casa (ou para lá dela) de Fort Clatsop.

Avaliação:

Lewis & Clark é na sua essência uma corrida contra os elementos naturais (rio e montanha) com uma aproximação visual ao Stone Age (mas fica-se por aí em termos de comparação!). A gestão das cartas e do timing das nossas ações são dois aspetos muito importantes a ter em conta para se jogar bem este jogo.

Os componentes e o grafismo do jogo são, à boa moda francesa, muito bons, embora possamos apontar um reparo à escolha das cores para os scouts dos jogadores. As cores pastel escolhidas tendem a confundir-se entre si. São bonitas mas pouco funcionais!

O jogo vive muito da dinâmica das cartas, o seu elemento distintivo. A fluidez do jogo é comprometida pela necessidade de reflectir nas diferentes opções que as cartas dos jogadores oferecem e na necessidade de “comprometer” os atributos de algumas personagens em detrimento de outras. Mas essas escolhas “difíceis” são ao mesmo tempo o grande aliciante do jogo.

Quanto a nós o jogo deveria ser mais um pouco mais rápido, efetivamente os 30 minutos por jogador têm-se confirmado curtos, nas diversas partidas feitas até agora,  a tendência para ultrapassar este limite tem sido a constante. A experiência de jogo talvez fosse melhor se a sua duração fosse um pouco menor, porém esta consideração entra no domínio dos gostos pessoais e por isso certamente haverá quem goste e outros nem tanto…

Lewis & Clark é uma belíssima surpresa, um jogo com muita variabilidade e com uma duração de vida longa, pois na caixa do jogo há tokens que permitem modificar a nosso belo prazer a configuração do rio/montanha. Um valor seguro que devem experimentar assim que possam!

Ligações:

Site da Ludonaute -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Vídeo (inglês) -> AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: