Skip to content

Polterfass

2013/11/21
by

Sint_Polterfass

Sinopse:

Polterfass coloca os jogadores no papel de taberneiros (uma vez por ronda) e de clientes. No exercício de cada um desses papéis os jogadores têm de procurar obter o máximo de pontuação. No caso de serem o taberneiro através do controlo mais eficaz dos dados, no caso de serem clientes aravés do equilíbrio entre a oferta e a procura de rodadas de cerveja!

Como se joga:

No início do jogo cada jogador recebe uma base para copos e 8 cartas numa cor à sua escolha. Estas cartas serão mantidas em segredos dos outros jogadores. As cartas têm números que vão do 0 ao 7.

Em cada uma das rondas há um jogador diferente a assumir o papel de taberneiro. Esse jogador recebe os dados, enquanto os outros jogadores assumem o papel de clientes da taberna que vão aos “copos”!

Image from Jogatina – weekly meeting Aveiro’s gamers club @ Galitos bar

Uma ronda é composta por 5 fases:

  1. Primeiro lançamento;
  2. Pedidos dos clientes;
  3. Atendimento dos pedidos;
  4. Cálculo dos barris.
  5. A “conta ó faz favor“.

O taberneiro coloca os dados (em forma de barril) e lança-os todos (fase 1), do seu lançamento reserva obrigatoriamente todos os dados que ficarem com o número virado para cima, enquanto que aqueles que ficarem deitados são colocados de novo no copo.

Polterfass1

Image from rulebook

Entretanto os jogadores que são clientes nessa ronda, escolhem 1 ou 2 cartas e colocam-nas à sua frente com o seu(s) número(s) virado(s) para baixo (fase 2). A escolha faz-se sempre em função do somatório dos números visíveis à frente do taberneiro e também com alguma dose de risco…

O taberneiro analisa o número de cartas jogadas (pedidos), e, embora não saiba os números que elas “escondem”, decide:

  • Opção A – se fecha a torneira;
  • Opção B – se lança novamente os dados (que não ficaram com o número visível no lançamento precedente) .

Se escolher a opção A (fechar a torneira) passa imediatamente para a fase 4 (cálculo dos barris) que explicaremos mais adiante; se escolher a opção B (relançamento) volta a lançar os dados do copo.

Quando se faz um novo lançamento há sempe 2 hipóteses:

  1. Pelo menos um dado fica virado com o número para cima;
  2. Nenhum dado fica virado com o número para cima.

Na hipótese 1, o taberneiro reserva esse(s) dado(s) e volta à situação anterior de opção A ou B; se acontecer a hipótese 2 o taberneiro perde e tem de servir todos os pedidos feitos pelas cartas dos jogadores, ficando sem nada para si!

A fase 4 (cálculo de barris) acontece sempre que um taberneiro decide fechar a torneira (opção A do fase 3). O taberneiro soma os valores dos dados reservados e aplica as bonificações ou penalizações dos dados especiais.

Há 2 tipos de dados especiais uns que duplicam o valor de um dos dados reservados pelo taberneiro e outro que elimina o valor de um dos dados reservados.

Polterfass2

Image from rulebook

Depois de apurado o valor total, tendo em conta os efeitos dos dados especiais passamos à última fase (conta ó faz favor). Primeiro regista-se, na primeira coluna do bloco de pontuação, o valor total, de seguida todos os jogadores  revelam as suas cartas (pedidos) e o valor total dos pedidos de todos os jogadores é apurado e registado na segunda coluna do bloco de pontuação.

Na comparação entre os dois valores pode acontecer uma de duas coisas:

  1. A cerveja chega para todos!
  2. Tens mais olhos que fígado!

No primeiro caso os jogadores são todos servidos, ou seja, os valor das suas cartas são adicionados à sua coluna de pontuação. O valor da diferença entre oferta (valor da 1ª coluna) e pedidos (valor da 2ª coluna) é o que o taberneiro adiciona à sua coluna de pontuação.

No segundo caso o valor dos pedidos (valor da 2ª coluna) ultrapassa o valor da oferta (valor da 1ª coluna). Nesse caso todos os jogadores recebem o valor da diferença entre oferta (valor da 1ª coluna) e pedidos (valor da 2ª coluna) em pontos negativos, exceto o jogador que pediu menos, esse recebe-o em pontos positivos. O taberneiro por sua vez recebe o valor da coluna da oferta, ou seja, recebe o valor total dos seus dados!

Image from Jogatina – weekly meeting Aveiro’s gamers club @ Galitos bar

Em seguida os dados e o copo passam para o jogador à esquerda do taberneiro e passa agora a assumir esse papel, dando início a um nova ronda!

O jogo termina no fim da ronda onde um ou mais jogadores alcancem os 75 pontos. O jogador com mais pontos será o vencedor.

Avaliação:

Polterfass é daqueles jogos que logo à partida agradará aos entusiastas dos jogos com dados e party games.
O material do jogo é uma vez mais de elevadíssima qualidade, aliás, apanágio já carateristico da tradição editorial da Zoch.
Polterfass é ligeiro, viciante, rápido e divertido. Durante uma boa meia hora consegue “prender” os jogadores entre insinuações e boa disposição.
As regras são um pouco confusas no início mas se lerem a nossa seção “Como se joga” desta review, facilmente entenderam o esquema bem fácil da mecânica do jogo.
Outra das coisas boas de Polterfass é que consegue juntar toda a família, miúdos e graúdos divertir-se-ão a jogar todos juntos este belo jogo familiar. Além disso a diferença etáriaentre os adversário não se notará em termos de competitividade.
Um belíssimo jogo familiar que recomendamos a todos os que desejem um jogo engraçado e capaz de juntar a família toda em seu redor.

Ligações:

Site da Zoch → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo → AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Polterfass | Joga Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: