Bloqs

2013/11/26
tags: ,
by

Sint_Bloqs

Sinopse:

Bloqs é um jogo onde o objetivo é construir um cubo tridimensional de 3x3x3. Com ajuda do dado e das casas onde o nosso peão termina o seu movimento vamos conseguindo peças para construir o nosso cubo.

Como se joga:

No início do jogo colocam-se todas as peças no centro do tabuleiro e os discos das ações nos lugares respetivos com a face que mostra a ilustração voltada para baixo.

Cada jogador escolhe um peão e coloca-o sobre o disco que está na casa da mesma cor desse peão. Todos os jogadores lançam o dado e quem obtiver o valor mais alto começa a jogar seguindo-se o jogo pela ordem dos ponteiros do relógio.

Image Nox Spellenzolder

Na sua vez o jogador lança o dado e avança no sentido dos ponteiros do relógio tantas casas quantas as indicadas pelo dado. Após terminar o movimento do seu peão o jogador estará numa das três situações seguintes:

  1. Terminar num disco ainda por virar e sem nenhum peão adversário em cima dele. Nesse caso o jogador ou toma a peça indicada no disco ou realiza a ação indicada no disco. O disco ficará virado para cima até ao final do jogo;
  2. Terminar num disco com o desenho de uma peça com um ou mais peões adversários em cima dele. Nesse caso o jogador tem de trocar uma peça das suas com o(s) do(s) adversário(s). Quem escolhe as peças que se trocam é sempre o jogador cujo turno provocou esta situação. As peças trocadas têm de ser imediatamente colocadas na contrução do cubo de cada jogador implicado nesta ação e não podem provocar alterações nas peças previamente construídas. Depois da troca, o jogador que está no seu turno toma a peça indicada pelo disco onde está o seu peão e constrói-a na sua área de jogo;
  3. Terminar num disco com o desenho de ação e que contenha um ou mais peões adversários em cima dele. Nesse caso o jogador tem de trocar uma peça das suas com o(s) do(s) adversário(s) (como explicado em 2). Depois da troca, o jogador que está no seu turno realiza a ação que desejar;

As ações.

Há dois tipos de ações desenhadas nos discos de Bloqs:

Roubar-BLOQS Roubar: Quando um jogador termina o seu movimento num disco com esta ilustração pode roubar uma das peça de um dos seus adversários. A peça que o jogador rouba não pode provocar o movimento das peças previamente construídas e deve ser sempre retirada da parte mais externa do cubo.

.

Construir-BLOQS Construir: Quando um jogador termina o seu movimento num disco com esta ilustração pode tirar uma peça à sua escolha do centro do tabuleiro e construi-la na sua área de jogo.

.

.

Tirar bloco.

Bloco-BLOQS Quando um jogador termina o seu movimento num disco com esta ilustração pode tirar a peça indicada, do centro do tabuleiro, e construi-la na sua área de jogo.

.

.

O jogo pode terminar de 3 formas diferentes:

  1. Um jogador consegue construir o cubo perfeito de 3x3x3;
  2. As peças no centro do tabuleiro esgotarem;
  3. Os discos no tabuleiro serem todos revelados.

O vencedor será sempre o jogador que conseguir primeiro construir o cubo perfeito, mas na eventualidade de não conseguir, será aquele que fizer a construir mais alta. Atenção que só contam os andares completos!

A variante MAESTRO

Nesta variante o jogo ganha outra dimensão pois os jogadores recebem 3 cartas no início do jogo que podem usar no seu turno para influenciar o resultado do dado.

No seu turno os jogadores decidem se querem avançar para a direita ou para a esquerda ou se preferem jogar uma carta em vez do lançamento.

As cartas têm as seguintes ilustrações:

carta1-bloqs

.

O jogador pode jogar esta carta em vez de lançar o dado. O desenho do dado na carta indica o número de casas que o jogador poderá avançar.

.

carta2-bloqs.

O jogador joga esta carta quando termina o seu movimento num disco com o mesmo desenho da sua carta. Em seguida o jogador pode tirar do centro do tabuleiro uma peça à sua escolha em vez da indica pelo disco.

.

carta3-bloqs

.

O jogador joga esta carta em vez de lançar o dado. Em seguida coloca o seu peão na casa de outro peão à sua escolha, que por sua vez ocupará a casa onde estava o peão desse jogador. Depois executa a ação da casa onde colocou o seu peão.

.

carta4-bloqs.

O jogador poderá jogar esta carta num turno em que não seja a sua vez para se defender de uma troca ou de uma carta de troca entre peões (carta anterior). Desta forma o jogador defende-se das investidas dos seus adversários!

.

Com esta variante o jogo tem mais uma forma de terminar além das três do jogo base:

  • O jogo pode terminar se um jogador conseguir construir um duplo cubo perfeito 6x3x3.

Avaliação:

Bloqs é um jogo com componentes absolutamente extraordinários, os blocos são enormes e feitos de um plástico extremamente resistente e robusto, muito estável e com cores translúcidas! O jogo inspira a nostálgia em todos os que gostam do universo Tetris.

Os mais pequenos são o público preferencial de Bloqs, mas também se joga muito bem entre adultos no meio de uma sessão de jogatana, por isso as regras do jogo base são muito fáceis, o mesmo se pode dizer das regras da versão Maestro, que se converte obviamente na versão preferida de todos depois de experimentar duas ou três vezes a versão base.

Mesmo não sendo um jogo que exija muita reflexão, Bloqs oferece uma boa experiência de jogo, sobretudo junto dos mais pequenos e em especial quando se executam ações que implicam interação (roubar, troca de peões ou troca de peças). As cartas dão uma variável estratégica muito apreciável e que diferencia os jogadores casuais dos habituais.

Há dois aspetos que não favorecem Bloqs: o seu preço algo exagerado, muito por causa do material maravilhoso de que falámos anteriormente e também a dificuldade de o encntrar no mercado.

Uma agradável surpresa que merece ser experimentada e que certamente virá à mesa muitas vezes nos diferentes encontros do BGA com público mais eclético.

Bea:

Gostei muito, principalmente da ideia de ter de construir o meu cubo com peças dos meus adversários!

Daniel:

É engraçado e divertido. Quero muito jogar novamente…

Sofia:

Não gosto nada que se possa tirar as peças uns dos outros, embora haja cartas que impedem isso eu não tive a sorte de me calhar uma dessas e por azar quase todos me roubaram peças, assim é difícil ganhar! Mas o jogo até acaba por ser divertido e as peças são mesmo giras.

Ligações:

Site da Playthisone → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo → AQUI

Comprar:

Koning Willem → AQUI

Nieuwspeelgoed  → AQUI

  1. Bloqs | Joga Brasil