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Letnisko

2013/12/03
by

Sint-Letnisko

Sinopse:

Somos donos de uma unidade hoteleira rudimentar numa região turística polaca (ao longo da linha de caminho de ferro Warsaw-Otwock) nos longínquos anos 30 d0 século passado. O objetivo dos jogadores é melhorar e expandir o seu empreendimento transformando-o, se possível, num resort de luxo. Para que isso aconteça cada jogador terá de seduzir os turistas que chegam de comboio à localidade com os melhores serviços e com as receitas geradas melhorar ainda mais as condições que lhes oferece. O boletim meteorológico desempenha uma função crucial neste negócio e por isso é decisivo saber quando e onde investir o seu dinheiro!

Como se joga:

Cada jogador recebe 2 cartas de 100 zloties, 2 cartas de floresta, 1 carta cottage (que coloca sobre uma das suas cartas de floresta) e 2 marcadores na cor que escolher. Aleatoriamente um dos jogadores recebe o marcador de porteiro (último jogador).

O tabuleiro forma-se conforme mostra a imagem de baixo, variando o número de cartas de carruagem em função do número de jogadores. No exemplo trata-se de uma partida de 4 jogadores (n+2, sendo n=jogadores).

Image from rules

Image from rules

Cada jogo dura 12 rondas ( apenas 10 rondas em partidas de 5 jogadores) e cada ronda é composta por 3 fases:

  • I – Chegada de turistas
  • II – Ações individuais
  • III – Desenvolvimento de infraestruturas e alojamento

Na fase I (chegada de turistas), o jogador inicial (à esquerda do que tiver o marcador de porteiro) vira a carta do topo do baralho das cartas de clima (locomotiva). Mediante o estado do tempo, indicado pela carta, o jogador distribui os turistas pelas carruagens, com a premissa de que uma carruagem nunca leva mais que 2 turistas e de que só se coloca o segundo turista numa carruagem se todas as carruagem já tiverem um turista.

Segue-se a fase II (Fase de ações) nesta fase começa o jogador sentado à esquerda do jogador com o marcador de porteiro. Na sua vez, cada jogador coloca um dos seus marcadores a executar uma tarefa. As tarefas que pode executar são as seguintes:

  • Angariar turistas – Coloca um marcador sobre uma carta de carruagem com turistas com o intuito de os hospedar no seu empreendimento;
  • Ganhar zloties – Coloca um marcador na carta de locomotiva para receber uma encomenda do maquinista (ganha 100 zloties da reserva);
  • Edificar/remodelar – Coloca um marcador numa das cartas do centro da mesa, adquirindo novos equipamentos para melhorar o seu resort.

Relativamente ao edificar/remodelar é importante ter em conta que o jogador para colocar um dos seus marcadores sobre a carta que deseja comprar tem de pagar imediatamente o seu custo, custo esse que é determinado pela linha onde essa carta estiver, ou seja, na linha de cima as cartas custam 100 zloties, na linha do meio custam 200 zloties e na linha de baixo custam 300 zloties.

O jogador que tiver uma limusina na sua área de jogo (que pode adquirir por 300 zloties) pode jogar um marcador sobre ele, nesse caso o jogador estará a reabastecer com combustível e pagará 100 zloties. A limusina serve para trazer mais turista de uma vez só do comboio, mas só pode ser usada uma vez, para ser usada de novo o jogador terá de a reabastecer após cada utilização.

CIMG0313

Sempre que um jogador tenta comprar uma carta onde já existe um marcador adversário, tem de pagar mais por ela. Se houver um marcador paga 2x mais do que o preço normal, se forem 2 marcadores paga 3x mais e assim sucessivamente.

Se um jogador deseja pagar menos por uma carta pode jogar 2 marcadores sobre a carta em vez de um, desta forma pode comprar a carta sem pagar. No caso de haver um marcador sobre a carta onde se jogam os 2 marcadores, o jogador tem de pagar o valor normal dessa carta, se forem 3 marcadores paga 2x mais e assim sucessivamente.

Finalmente, na fase III (Desenvolvimento de infraestruturas e alojamento) os jogadores recebem os items adquiridos na fase anterior, colocando-os nas suas áresas de jogo. Lembramos que um resort é composto por unidades hoteleiras que se estruturam sempre da mesma forma, ou seja, têm sempre uma carta de floresta (terreno de construção) na base, em seguida têm o nível mais elementar (cottage), em seguida e no caso de se fazer uma melhoria do nível elementar teremos o segundo nível (villa) e o finalmente o mais luxuoso (pension) que só pode ser construído sobre uma villa. Sempre que se evolui um empreendimento o anterior fica “escondido” por baixo do que se acaba de construir. A partir desse momento o jogador passa a oferecer um nível de hospedagem superior.

CIMG0315

Se um jogador construir a terceira unidade hoteleira pela primeira no jogo sem que mais ninguém o tenha feito até esse momento, ele ganha adicionalmente o marcador de presidente da associação de empresários da hotelaria. Esse marcador serve para alojar turistas que, sendo reclamados pelos jogadores (adversários), acabem sem ter alojamentos nos seus resorts. Nesse caso, e se o detentor do marcador de presidente tiver espaço no seu resort, poderá extraordinariamente acolher esses turistas. Com esta vantagem, o jogador poderá ganhar pontos com turistas sem ter de gastar um dos seus marcadores na fase II. No entanto, isto só poderá suceder se os adversários não tiverem espaço ou condições para acolher os turistas reclamados!

Depois de feitas todas as construções e melhorias, os jogadores procedem à distribuição dos turistas (caso se aplique). Os turistas que chegam são de 3 tipos bem distintos, e procuram níveis de alojamento também muito diferentes em função da sua disponibilidade económica:

  • Estudantes
  • Seniores
  • Figuras públicas

Os estudantes só procuram alojamento em unidades de nível base e intermédia (cottage e villa), os séniores acomodam-se em unidades de nível médio e superior (villa e pension) e as figuras públicas só aceitam alojamento em unidades de nível superior (pension).

CIMG0316

Para colocar novos turistas nos nossos resorts é necessário respeitar 4 procedimentos:

  1. Cada unidade só consegue alojar 2 turistas no máximo;
  2. Os turistas são distribuídos pelas unidades hoteleiras em função do seu nível social (como explicado anteriormente);
  3. Os turistas são primeiro colocados em unidades que estejam vazias e só depois é que “expulsam” turistas que já estejam alojados no resort;
  4. Deve usar-se o princípio de aproveitamento intensivo dos recursos, ou seja, só depois de encher uma unidade é que se começa a preencher outra.

Se for necessário retirar turistas, alojados em rondas anteriores, para colocar turistas que chegam de novo ao nosso resort, os que fazem o check-out, pagam a sua estadia. O pagamento traduz-se no virar da carta de turista para o seu lado inverso, de forma a ver-se o seu valor em zloties. Esse valor pode ser usado posteriormente para comprar novas unidades hoteleiras e/ou também servirá para ganhar o jogo pelo seu valor em pontos!

Para concluir a ronda e começar uma nova, o jogador que tiver o porteiro passa-o para o jogador que estiver à sua esquerda. O marcador de porteiro além de servir para marcar quem é o último, serve também como um marcador extra (joker) que o jogador tem, isto é, no turno em que o jogador é o porteiro terá 3 marcadores à disposição para jogar na fase II, os dois da sua cor mais o do porteiro. É uma forma de compensar quem joga em último lugar.

No fim da última ronda calculam-se os pontos da seguinte maneira:

  • Cada 100 zloties = 1 ponto
  • Cada carta de cottage = 2 pontos
  • Cada carta de villa = 3 pontos
  • Cada carta de pension = 5 pontos
  • Marcador de presidente = 5 pontos
  • Os automóveis e as florestas não valem pontos no fim do jogo.

Depois de contabilizados os pontos o jogador com mais ponto ganha a partida!

Avaliação:

Letnisko vem numa pequena caixa quadrada e desde logo congratulo a Gry Leonardo por o ter feito desta maneira, há imensos jogos com a mesma quantidade de material de Letnisko mas que nos chegam dentro de caixotes enormes que só ocupam espaço.

No essencial Letnisko é worker placement simpático, com um design gráfico particular que nos agrada bastante mas que poderá não ser consensual. A qualidade global dos componentes é muito boa,  um reparo apenas para os marcadores, que dariam mais refinamento ao jogo se fossem em madeira, mas com isso talvez se perdesse uma das outras coisas boas deste jogo – o seu preço acessível. A estruturação das regras é boa e fácil de perceber permitindo aprendê-las com muita facilidade em pouco mais de 15 minutos. Explicar o jogo também é muito rápido depois de se entender a mecânica de cada ronda.

O tema dos resorts não é uma novidade mas funciona bem. A duração de jogo está bem escalonada. O jogo dura o que deve durar, ou seja, pouco mais de 30 minutos. Não sendo um jogo vocacionado para agradar propriamente a gamers é uma boa opção para jogadores casuais que pretendam um desafio maior relativamente a um filler. Garantidamente divertido de jogar, Letnisko peca apenas por uma certa repetitividade que se descobre depois de um bom encadeamento de partidas, portanto, é preciso moderar o seu “consumo”.

Parabéns ao autor pelo seu trabalho de design onde nos revela com particular propriedade o seu êxito no equilíbrio entre tema e mecânica. O seu trabalho traduz-se numa agradável experiência de jogo, especialmente para aqueles, que como eu, gostam de jogos que nos colocam na pele de empreendedores que iniciam um projeto e o vão desenvolvendo e ampliando, neste caso, trata-se da construção de um império turístico.

Uma ótima surpresa no meio desta “colheita” de Essen 2013 e que pretendo trazer mais vezes à mesa.

Ligações:

Site da Gry Leonardo → AQUI

Ficha BGG  AQUI

LudoBrasil (pág. 36) AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

 

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