Rüsselbande

2013/12/07

Sint_Russel

Sinopse:

Rüselbande é um jogo que simula a corrida de porquinhos numa pista modelar com a particularidade de em determinados momentos alguns dos porquinhos terem de levar os outros às costas. O vencedor será o porquinho que sair primeiro da pista!

Como se joga:

No início do jogo constrói-se a pista e distribuem-se os porcos e respetivos discos. Cada jogador coloca o seu porco no início da pista (do lado de fora) e o disco à sua frente.

Image Cagriggs

Por ordem de turno, e sempre no sentido dos ponteiros do relógio, cada jogador lança o dado e avança tantas casas quantas as indicadas pelo dado.

Quando o número indicado pelo dado é vermelho, o jogador apenas joga uma vez, quando o dado mostra o número 1 ou 3 na cor preta, os jogadores podem repetir a vez, lançando de novo o dado. Mas atenção, no caso de ser o 3 preto, o jogador só pode jogar de novo se, ao terminar de avançar o seu porco ele se mantiver no último lugar do pelotão!

Quando um jogador avança o seu porco pode acontecer terminar na mesma casa onde já esteja um ou mais porcos, nesse caso, o jogador coloca o seu porco sobre o porco ou porcos dessa casa, formando assim uma torre de porcos.

Image Eamon Bloomfield

Depois um jogador lançar o dado avança tantas casas quantas as indicadas, no caso de ter porcos empilhados sobre o seu porco, deverá avançar o seu porco com todos os que estejam sobre o seu! Atenção, só leva os porcos que estão sobre o seu, ou seja, todos os porcos que estejam por baixo do seu mantêm-se.

Uma vez durante todo o jogo, os jogadores podem, na sua vez, usar o seu disco para mover uma parte da pista (por onde todos os porcos já tenham passado!) para o fim da pista, desta forma o jogador estará a prolongar a corrida e a ganhar tempo para poder tentar ganhar, no caso de estar atrasado!

Image David Pugh

O jogo termina quando um ou mais porcos saem da última secção da pista de corrida! Esse ou esses jogador(es) é(são) declarado(s) vencedor(es)!

Avaliação:

Rüsselbande é um jogo infantil com ilustrações muito boas de Rolf Vogt e com um material de alta qualidade, como é habitual na Drei Magier Spiele.

O jogo é muito interessante para os mais pequenos e pode ser jogado em família sem que os pais se aborreçam muito a fazê-lo, a graça do jogo está no empilhamento dos pequenos porquinhos acrobatas e também na decisão tática de usar o disco.

Rüsselbande é um lufada de ar fresco em comparação com outros jogos de corridas clássicos como o Ludo ou o jogo da Glória.

Para lá do jogo em si, há ainda a possibilidade de usar os porquinhos para fazer construções de equilíbrio sugeridas no livro de regras!

Uma excelente opção para oferecer aos mais pequenos agora pelo Natal!

Ligações:

Site da Drei Magier SpieleAQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo (francês)  AQUI

  1. Rüsselbande | Joga Brasil