Die Verzauberten Rumpelriesen

2013/12/12

Sint_Rumpel

Sinopse:

O objetivo deste jogo é descobrir os duendes escondidos por baixo das folhas com a ajuda de varinhas mágicas antes que o tempo da ampulheta se esgote.

Como se joga:

Antes de começar a jogar é necessário colocar os suportes na parte de baixo da caixa como indica a ilustração no livro de regras, e em cima deles coloca-se o tabuleiro.

De seguida colocam-se os duendes nos espaços apropriados e depois cobrem-se com folhas.

Baralham-se as cartas de duende e reservam-se ao lado do tabuleiro com os desenhos dos duendes voltados para baixo.

Preparam-se as varinhas mágicas e a ampulheta e coloca-se um marcador de gigante em cada canto do tabuleiro por cima das folhas.

Image mytoys.de

O jogo pode ser jogado de duas forma: ou na forma cooperativa ou cada um por si.

Em ambas as versões o objetivo é o mesmo, ou seja, encontrar os duendes escondidos por baixo das folhas.

Antes de começar a procurar, os jogadores viram a primeira carta do topo do baralho de cartas de duende. Em seguida, viram a ampulheta para que comece a contar o tempo e dão início à busca do duende revelado na carta!

Image die-spieltruhe.de

A busca dos duendes faz-se com a ajuda da ponta da varinha mágica que vem equipada com uma borracha.

Assim que um dos duendes é descoberto, por baixo das folhas, verifica-se se este é igual ao desenho do duende da carta. Se corresponder, e se o tempo da ampulheta ainda estiver a correr, os jogadores “resgatam” esse duende da tirania dos gigantes da floresta.

Em seguida todos os jogadores decidem se viram uma nova carta ou não. Se decidirem continuar virando uma nova carta, reiniciam as buscas por um novo duende; no entanto têm de o conseguir fazer antes que o tempo esgote, caso contrário perdem essa nova carta para sempre!

Quando se encontra um duende que não corresponde ao da carta, continua-se a procurar até encontrar o duende correspondente.

Qualquer duende descoberto depois do tempo da ampulheta se esgotar é retirado do jogo, pois, de acordo com a história do jogo, a poção mágica que põe os gigantes a dormir tem efeito limitado (tempo da ampulheta)!

Se o tempo da ampulheta se esgotar, descarta-se a carta de duende ativa e prepara-se uma nova ronda.

O jogo termina assim que o baralho de cartas de duende se esgote.

Na versão cooperativa os jogadores ganham se tiverem conseguido resgatar pelo menos 8 duendes. Na versão “cada um por si” ganha quem tiver conseguido resgatar mais duendes.

Para tornar as partidas mais emocionantes colocam-se os marcadores de gigante no centro do tabuleiro formando uma roda!

Avaliação:

Die Verzauberten Rumpelriesen tem ilustrações e material de alta qualidade um mecanismo que privilegia a mobilização de competências motoras (motricidade fina), memória e trabalho em equipa.

Neste jogo pequenos e graúdos conseguem divertir-se em conjunto mas ao fim de algumas partidas os mais pequenos ainda estão cheios de vontade de continuar enquanto os pais provavelmente estão mais com vontade é de o arrumar, ou seja, é um jogo que entusiasma sobretudo os mais pequenos podendo criar uma sensação menos prazenteira aos pais após duas ou três partidas encadeadas! Mas há gosto para tudo, obviamente!

Por vezes perde-se muito tempo a discutir de quem é a culpa de tombar o gigante e se devemos ou não continuar a procurar duendes e, embora sendo um dos mecanismos explorado deliberadamente pelos criadores, não contribui muito para a fluências das partidas.

O fomento da cooperação entre jogadores para um fim comum e a mobilização do diálogo em equipa com objetivo de chegar a consenso, são duas importantes vertentes deste jogo.

Em suma, ” Die Verzauberten Rumpelriesen” é um jogo infantil com uma apresentação lindíssima que explora de forma muito interessante as componentes do trabalho cooperativo e da motricidade fina.

Ligações:

Site da Drei Magier SpieleAQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo (alemão promocional)  AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI