Qwixx

2013/12/16
tags: ,
by

Sint_Qwixx

Sinopse:

Cada jogador procura marcar o maior número possível de números nas 4 cores disponíveis. No final quem tiver mais cruzes terá mais pontos e ganhará!

Como se joga:

Distribui-se o material a cada jogador e define-se o jogador inicial.

O jogador inicial lança 6 dados: 2 brancos, 1 vermelho, 1 amarelo, 1 verde e 1 azul.

Image Henk Rolleman

Depois de lançar os dados há 2 fases que se devem realizar uma a seguir à outra:

Fase 1 – Todos os jogadores podem marcar o valor do somatório dos 2 dados brancos em qualquer uma das 4 cores da sua folha de jogo.Esta ação é opcional para todos os jogadores, inclusivamente o jogador inicial, que lançou os dados.

Atenção, depois de marcar um número numa determinada cor não será poderá mais marcar os números anteriores dessa cor.

Fase 2 – O jogador inicial, que lançou os dados, e só ele, pode ainda marcar um número na sua folha de jogo combinando um dos dados brancos com um dos dados de cor. O número será marcado na linha da cor do dado de cor escolhido pelo jogador.

No caso do jogador inicial não ter conseguido ou desejado marcar nenhum número (fase 1 e fase 2) terá de marcar uma cruz num dos quatro espaços de penalidade. No fim do jogo cada cruz assinalada nesse espaço valerá 5 pontos negativos.

Os jogadores só podem marcar o último número de cada cor se já tiverem 5 cruzes na respetiva linha da cor. Quando um jogador marca cruz no último número de uma cor tem direito a colocar uma cruz também no símbolo de embude. A partir desse momento o dado da cor fechada sai de jogo e mais ninguém pode marcar números nessa cor!

Image Martijn Althuizen

O jogo termina quando os 4 espaços de penalidade de um dos jogadores ficarem completos ou quando 2 cores ficarem fechadas (o mesmo jogador ou entre todos os jogadores).

Avaliação:

A versão testada foi a Deluxe, e realmente faz justiça ao nome. A versão Deluxe custa aproximadamente o dobro do preço da versão de bolso mas vem servida de material muito bom: 4 tabuleiros plastificados de boa dimensão (A5), 4 canetas para escrever sobre plástico e apagar e 6 dados.

O jogo está pronto para jogar assim que o tiramos da caixa, as regras são básicas e o seu preço muito acessível.

Qwixx é um interessante equilíbrio entre sorte e tática prestando-se a servir de introdução a uma boa noitada de jogos ou para a terminar!

O facto deste jogo integrar a restrita lista de nomeados ao prémio de jogo do ano na Alemanha entende-se pela sua simplicidade de regras, pela possibilidade de se poder jogar com qualquer pessoa e ainda pelo seu efeito “aditivo”. Os tabuleiros individuais contemplam espaços para se poderem jogar várias partidas seguidas o que é bastante útil para se fazerem torneios.

Outro dado positivo sobre o jogo é a sua excelente relação preço/diversão.

Para concluir resta-nos dizer que Qwixx oferece uma dose generosa de gestão de risco e também uma boa parcela de tática – ser rápido para acabar depressa surpreendendo os adversários ou optar por um jogo mais paciente e marcar mais cruzes sem grandes gaps entre números para obter montanhas de pontos? Um bom jogo na categoria de jogos pesos pluma em que se encontra!

Ligações:

Site da NSV AQUI

Ficha BGG AQUI

Vídeo (inglês) AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Philibert → AQUI