Gobb’it

2014/01/09
by

Sint_Git

Sinopse:

O objetivo do jogo é conquistar as cartas dos adversários de forma a ser o último a ficar com cartas.

Como se joga:

No início do jogo distribuem-se as cartas de forma igual pelos jogadores. Os jogadores formam um monte de cartas à sua frente com a face voltada para baixo de forma a não verem quais os animais que têm.

Na sua vez o jogador tem de virar a carta do topo do seu baralho e colocá-lo à frente dele formando assim um novo baralho de face visível ao qual chamaremos baralho de descarte. O jogo continua no sentido dos ponteiros do relógio.

À medida que avançamos vão acontecendo interações entre os diferentes animais do jogo.

As cartas do jogo representam uma cadeia alimentar.

CIMG0317

Há uma cadeia alimentar que precisa de ser respeitada e que é a seguinte:

  • Os mosquitos são comidos pelo camaleão, o camaleão é comido pela cobra e o gorila mata todos!

No caso concreto do jogo é importante perceber que a cadeia só se concretiza quando os animais têm a mesma cor, ou seja, um camaleão azul só come um mosquito azul, ou, como no exemplo da imagem, uma carta que tenha o desenho de um mosquito azul com outro de outra cor.

Durante o jogo estas relações traduzem-se em ações concretas dos jogadores, isto é, quando um jogador tem um mosquito à sua frente tem de ter cuidado para se proteger de um jogador que venha a ter um camaleão na sua cor. Se isso acontecer o jogador terá de tapar com a sua mão a carta de mosquito que tem pois o jogador que tem o camaleão irá tentar comê-la tapando-a com a sua mão!

Quando a carta de gorila sai todos os jogadores que tiverem cartas na cor do gorila têm de se proteger, caso contrário o jogador que jogou o Gorila mata esse animal.

Matar um animal significa que o monte de descarte do jogador que “morreu” vai para o cemitério. O cemitério é um monte de cartas que se cria no centro da mesa e para onde se colocam todas as cartas que os gorilas vão matando ao longo do jogo e todas as cartas dos jogadores que se enganam, ou seja, quando se protegem sem ter de o fazer ou quando atacam indevidamente outro(s) jogador(es).

O jogo termina quando apenas um jogador ficar com cartas. Esse jogador é declarado vencedor.

O jogo tem ainda algumas variantes mais elaboradas que tornam o jogo mais divertido e apimentado.

Avaliação:

Gobb’it é um de três títulos lançado originalmente pela editora francesa OldChap numa coleção denominada Collection Table Rase que basicamente contempla party games de pequena dimensão. A editora portuguesa Morapiaf é a responsável pela distribuição do jogo na Península Ibérica.

Gobb’it explora claramente os espetos da coordenação óculo-manual, dos reflexos e da rapidez de movimentos e raciocínio. Os ingredientes são bem escolhidos para se conseguir uma receita rica em boa disposição geral e muita gargalhada à volta da mesa. Mas atenção, o jogo pode não ser muito agradável para jogadores com pouca competência nos domínios referidos, pode mesmo acontecer que o jogos lhes passe ao lado!

O jogo tem cartas profusamente ilustradas e de boa qualidade e “servidas” numa caixa de pequena dimensão, o que é sempre bom, pois é facilmente transportável para qualquer lugar no bolso do casaco! A pequena dimensão e a quantidade do material permitem que o seu preço seja muito acessível.

Um jogo despretensioso que apenas almeja dispor bem quem o joga sem nenhum tipo de tique de jogo gamer. Em Gobb’it temos apenas a essência primária do jogo: diversão!

Ligações:

Site da MorapiafAQUI

Morapiaf AQUI

Advertisements
3 comentários leave one →
  1. farko permalink
    2014/02/01 12:06

    Muito fixe o jonguinho!

    • abruk permalink
      2014/02/01 13:18

      É um jogo mesmo porreiro! Faz lembrar o Jungle Speed mas com temática, acho-o melhor!

Trackbacks

  1. Gobb’it | Joga Brasil