Skip to content

Simsala Hopp

2014/02/18

Sint-SH

Sinopse:

Em Simsala Hopp os jogadores são pequenos mágicos que, com a ajuda de uma varinha mágica, tentarão transformar sapos em coelhos da sua cor. Quem conseguir mais troféus ganha o jogo!

Como se joga:

No início do jogo é preciso montar o castelo como indica o livro de regras. Depois de montado o castelo distribuem-se os cartões com a cor de cada jogador, que estes devem ter à sua frente como identificadores pessoais e recebem também um marcador de pontuação em forma de morcego que colocam na casa zero da escala de pontuação (muralha do castelo).

Na sua vez o jogador pega na varinha mágica e quando estiver pronto dá ordem ao jogador que estiver à sua esquerda para virar a ampulheta de 30 segundos. A partir desse instante tentará virar as pequenas fichas com a figura de sapos verdes para o outro lado de forma a visualizar coelhos da sua cor (2 no máximo) e coelhos brancos (5 no máximo). Quando estiver stisfeito, e antes que a ampulheta se esvazie por completo, diz stop.

Em seguida todos os outros jogadores, pela ordem de turno, têm oportunidade de virar uma das fichas de sapo para tentar encontrar um coelha da sua cor e assim ganhar 1 ponto.

Depois de todos terem tentado encontrar um coelho da sua cor o jogador que está na sua vez pontua pelos sapos que “transformou” em coelhos da sua cor mais os coelhos brancos. No caso de haver coelhos de outras cores virados, esses são contabilizados para a pontuação dos respetivos jogadores. Fichas de gato preto dão 1 ponto negativo ao jogador se estiverem virados e dentro do tabuleiro, e dão 1 ponto positivo se estiverem fora do castelo.

Depois de todos os jogadores terem tido a oportunidade de jogar uma vez (usar a varinha mágica) compara-se a pontuação de todos os jogadores e quem estiver mais à frente ganha essa ronda e o respetivo troféu (uma ficha de coelho troféu).

Em função do número de jogadores o vencedor do jogo será aquele que primeiro conseguir ganhar…

… 2 fichas de coelho troféu num jogo a 3 ou 4 jogadores

… 3 fichas de coelho troféu num jogo a 2 jogadores

Avaliação:

Simsala Hopp é um jogo infantil soberbamente produzido pela Kosmos, com a assinatura criativa do duo maravilha: Inka e Markus Brand.

Mesmo antes de começar o jogo já o aspeto sensacional do castelo e dos restantes componentes nos atrai a jogá-lo!

Infelizmente neste  momento ainda não há regras em inglês e esse factor é bastante prejudicial para que chegue a um público que não domine o alemão (esperamos que esta review resolva o problema com o público que fala português 😉 ).

O jogo em si é fácil, com regras muito básicas, ou não estivessemos perante um jogo para crianças com mais de 5 anos! A sua simplicidade ajuda a explicá-lo em menos de 5 minutos!

O fascínio inicial do jogo vai-se perdendo à medida que o vamos jogando cada vez mais. Se o sugerirmos ao mesmo grupo de crianças, ao fim de duas semanas, possivelmente já não os teremos com a mesma prontidão a sentarem à sua volta e a jogá-lo, no entanto, é sempre um sucesso junto dos que estreantes.

O seu aspecto visual e a varinha mágica são um mordente excecionale por isso fica aqui a recomendação para que o comprem e “consumam” com moderação.

Ligações:

Site da KosmosAQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Amazon.de AQUI

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Spinderella | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: