Skip to content

Citrus

2014/02/25

Sint_citrus

Sinopse:

Os jogadores são agricultores que cultivam árvores de fruto e que, através da colocação das fichas no tabuleiro irão obter pontos pelas suas colheitas e pelas Fincas que abastecem.

Como se joga:

Depois de montado o tabuleiro, colocadas as 15 fichas de Finca e as fichas de paisagem, distribuem-se os tabuleiros individuais e os respetivos trabalhadores (6) que deverão ser colocados na parte superior do referido tabuleiro individual (5) e na casa zero da escala de pontuação (1). Cada jogador coloca também a argola que regista o seu dinheiro na casa 6.

Em seguida preenche-se o mercado das plantas com 12 fichas e define-se quem é o jogador inicial que terá direito a realizar uma ação de duas possíveis:

  1. Plantar
  2. Colher

Adicionalmente os jogadores poderão ainda realizar uma ou mais ações especiais usando as suas fichas de paisagem. Esta possibilidade pode ser usada a qualquer momento do seu turno.

1. Plantar

A ação plantar consiste em comprar uma linha do mercado de plantas, pagando o respetivo valor (1 a 4) fazendo recuar tantas casas quanto esse valor a sua escala de dinheiro no seu tabuleiro individual. Ninguém pode comprar sem ter dinheiro para o fazer!

Depois da compra, o jogador tem de plantar imediatamente as suas novas fichas obedecendo a algumas regras de plantação:

  1. Pode plantar uma das suas fichas se a colocar adjacente a uma plantação sua que já esteja no tabuleiro;
  2. Pode plantar uma ficha num dos quatro caminhos disponíveis em volta das Fincas abertas.
  3. Quando um jogador começa uma plantação nova tem de colocar um dos seus trabalhadores sobre essa ficha para a marcar como sua. O trabalhador terá sempre de sair do seu tabuleiro e terá sempre de ser o que estiver mais à direita.
  4. Não é possível construir sobre espaços de rochas, zonas de construção.
  5. Cada Finca tem 4 caminhos. Cada caminho tem de ter uma cor diferente, ou seja, para plantar num dos quatro caminhos da Finca têm de se usar uma plantação de cor diferente das já plantadas nos outros caminhos (caso já haja).

Quando se planta é possível unir duas plantações da mesma cor que pertençam ao mesmo jogador. Depois de unir essas duas plantações o jogador retira um dos trabalhadores que marcam cada uma das duas propriedades e coloca-o no seu tabuleiro.

Também é possível unir uma plantação a outra neutra mas da mesma cor (que já não pertença a ninguém). Nessa circunstância o jogador que pretende anexar a propriedade neutra tem de assegurar que a sua propriedade é maior (mais plantações) do que aquela que pretende anexar (a ficha de plantação que vai unir as duas propriedades não conta para aumentar o número de plantações do jogador).

Quando um jogador planta uma das fichas de plantação pode fazê-lo em locais que tenham fichas de bónus. Se for uma ficha de cavalo selvagem, o jogador guarda a ficha com a face voltada para baixo à sua frente. Essas fichas darão pontos extra na pontuação final. Se for uma ficha de ação, o jogador deve guardá-la à sua frente de face voltada para cima. Essas fichas podem ser usadas quando o jogador entender, inclusivamente, imediatamente após a sua obtenção!

Assim que os 8 espaços em redor de uma Finca estiverem preenchidos com fichas de plantação, pontua-se essa Finca da seguinte forma:

  • Determina-se que tem o maior número de plantações em redor da Finca (plantações na diagonal também contam)
  • O jogador com o maior número de plantações ganha o maior valor de pontos inscrito na ficha de Finca e o segundo ganha o segundo valor.
  • No fim da atribuição de pontos, a ficha de Finca vira-se ao contrário.

Sempre que o mercado de plantas fica com 3 ou menos fichas de plantas tem de se construir uma Finca nova imediatamente.

Tira-se a Finca do topo das fichas de Finca que estão ao lado do tabuleiro e escolhe-se onde a construir de entre as 3 fichas de construção disponíveis no tabuleiro (fichas castanhas redondas com uma letra). A Finca coloca-se no lugar da ficha de construção e esta é removida do jogo definitivamente. Em seguida revela-se uma nova ficha do monte de fichas de construção e coloca-se no local indicado pela letra inscrita nela.

Depois de construir a Finca o jogador, prossegue com a sua vez, plantando as fichas que houvera comprado antes de construir a nova Finca.

Depois de feitas as plantações o mercado é preenchido de novo até ter novamente 12 fichas de plantas. Se já não houver fichas suficientes para o completar, preenche-se com as fichas que houver.

2. Colher

A outra ação que um jogador pode escolher em vez de plantar é colher.

Através da colheita o jogador ganha pontos. Para colher o jogador que escolhe esta ação tem de ter pelo menos uma plantação no tabuleiro.

O jogador ganha 1 ponto por cada ficha de planta que tenha a sua plantação e 2 pontos por cada ficha de planta com um poço que tenha a sua plantação.

Depois pontuar o jogador retira o(s) trabalhador(es) da(s) plantação(ões) pontuada(s). Todos os trabalhadores são devolvidos ao tabuleiro pessoal do jogador em causa.

Em seguida o jogador ganha dinheiro pela sua colheita, esse valor é apurado através da posição do seu trabalhador mais à direita, no seu tabuleiro pessoal. O jogador ajusta o marcador de dinheiro (disco) em função do valor apurado.

O jogo termina assim que todas as fichas de plantas tiverem sido plantadas!

A pontuação final é feita tendo em conta os seguintes aspetos:

  • Todas as Fincas que ainda não tenham sido rodeadas pelos 8 espaços pontuam-se. O jogador com mais fichas de plantas em redor da Finca ganha o valor mais baixo da respetiva Finca. As Fincas incompletas só dão pontos ao jogador em maioria (podem ser mais se estiverem todos empatados).
  • Todas as plantações por colher pontuam agora para os seus proprietários (ação de Colheita).
  • Todas as fichas de bónus pontuam agora. As fichas de cavalos selvagens dão 1 pontos por cada cavalo desenhado e as fichas de ação não utilizadas pelos jogadores dão 1 ponto.

O vencedor é o jogador com mais pontos no final desta pontuação.

Avaliação:

Citrus tem componentes muito bons e as ilustrações também são muito agradáveis, imperando uma tonalidade laranja em quase tudo o que vem dentro da caixa, apoiando bastante a “construção” temática do jogo! Mas não nos iludamos, o tema é mesmo só um adereço. Citrus é um tile placement (à la Carcassonne) que integra muito bem o mecanismo  de maiorias.

A DLP Games tem vindo a lançar todos os anos 1 ou 2 jogos de qualidade e merece por isso a nossa atenção sempre que anuncia um novo jogo. Este Citrus é muito agradável, com regras simples, relativamente rápido e bem familiar, prestando-se a integrar facilmente a lista de bons jogos para um serão em família! Um aspeto menos positivo é o seu preço e a relativa escassez de exemplares no mercado.

Ligações:

Site da DLP GamesAQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Amazon.de AQUI

DLP Games shop – AQUI

Advertisements
3 comentários leave one →
  1. Juan Castro permalink
    2014/02/26 01:52

    Buena reseña… Un juego a tener en cuenta…
    Obrigado

    Montag

    • Abruk permalink*
      2014/02/26 11:10

      Sim, um jogo muito interessante e raro!

Trackbacks

  1. Vem aí… Scheffeln | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: