Skip to content

We will wok you

2014/02/28

Sint-WWWY

Sinopse:

O jogo divide-se em duas fases, na primeira os jogadores compram os ingredientes e as cartas de receitas, na segunda tentam usar todos os ingredientes adquiridos nas cartas de receita, obtendo pontos de vitória.

Como se joga:

No início do jogo separam-se as cartas de receitas, as cartas de moedas e as cartas de ingredientes. Em função do número de jogadores removem-se 24 ou 12 cartas de ingredientes conforme estejamos a jogar com 2 ou 3 jogadores respetivamente. A 4 jogadores não se removem cartas de ingredientes.

Depois forma-se o “mercado” de receitas, e também aqui o número de cartas disponíveis é variável em função do número de jogadores: 12 a 2 jogadores, 15 a 3 jogadores ou 18 se forem 4 jogadores. As cartas de receitas que sobrem colocam-se na caixa e não são usadas.

Em seguida distribuem-se 3 cartas de moedas a cada jogador e fazem-se 2 linhas de cartas no centro da mesa, uma com 6 cartas de moeda e outra (por baixo) com 4 cartas.

Ao lado de cada uma das linhas de cartas de moeda fazem-se duas outras linhas de cartas de ingredientes. Ao lado das 6 cartas de moedas fazem-se 2 linhas de cartas de ingredientes com 3 cartas (uma em cima e outra em baixo). Repete-se o processo junto à linha de 4 cartas de moedas, só que cada linha terá apenas 2 cartas de ingrediente. Ver o esquema em baixo.

Image Pegasus – setup para 3 jogadores

Depois de concluído o setup os jogadores estão em condições de começar!

No seu turno cada jogador tem de realizar 1 ação de entre 3 possibilidades:

  1. Tirar 1 moeda;
  2. Comprar uma linha de ingredientes;
  3. Tirar uma carta de wok (receita)

A primeira ação (Tirar moeda) consiste em tirar uma carta de moeda de uma das filas no centro da mesa. Cada fila de cartas de moedas nunca pode ficar vazia, ou seja, os jogadores só podem tirar uma carta se a fila ficar com pelo menos 1 carta depois de executarem esta ação.

A segunda ação (Comprar linha de ingredientes) consiste em comprar uma linha completa das 4 disponíveis de ingredientes. O valor que o jogador tem de pagar pela linha de cartas que quiser apanhar é variável em função do número de cartas de moedas que estiver à frente dessa linha. Por exemplo, no início do jogo as duas primeiras linhas de ingredientes (com 3 cartas) custa 6 moedas para se comprar, pois à sua frente estão 6 cartas de moedas, no entanto, se estivessem aí apenas 2 cartas cada linha custaria apenas 2 moedas.

As cartas que um jogador compra (apenas se pode comprar 1 linha por turno) têm de ser pagas com as moedas da mão do jogador, que as coloca agora na fila de moedas à frente das cartas de ingrediente que acabou de comprar, encarecendo assim as cartas para os jogadores seguintes. Entretanto, as cartas compradas, são colocadas na mão do jogador.

Depois de um jogador pagar por uma linha de ingredientes e apanhar para a sua mão a respetiva fila, tem de repor os ingredientes dessa fila (3 ou 2 carta) em função do local de onde comprou. Quando já não existem cartas de ingredientes no baralho de reserva repõem-se as cartas possíveis.

A terceira ação possível é tirar uma das cartas de wok (receita) disponíveis no centro da mesa. Para um jogador reclamar uma carta tem de baixa da sua mão as cartas de ingrediente que tenham no total 4 símbolos iguais.

Carta-WWWY

No exemplo da carta de cima podemos verificar que há 2 símbolos de pauzinhos, o jogador que tiver esta carta só precisa de baixar da sua mão mais uma ou duas cartas que totalizem 4 símbolos de pauzinhos para poderem escolher uma carta de wok do centro da mesa e a colocarem à sua frente. As cartas de ingredientes baixadas servirão para completar os objetivos das cartas de wok que os jogadores adquiram durante a primeira fase do jogo. Há 5 símbolos diferentes e o símbolo da estrela é um joker que substitui qualquer um dos outros 4 símbolos.

Simbolos-WWWY

Quando um jogador compra a última linha de ingredientes do mercado de 3 cartas (superior) ou de 2 cartas (inferior), o jogo termina mas todos os jogadores têm possibilidade de jogarem mais uma vez (incluindo o jogador que desencadeou o fim do jogo).

A seguir a todos terem feito a sua última jogada, os jogadores vão procurar completar os objetivos das suas cartas de wok com os ingredientes que usaram para comprar as cartas de wok (receitas) mais as cartas de ingredientes da sua mão. Se o jogadores tiverem cartas de moedas na mão servem apenas para desfazer empates.

Avaliação:

We will wok you vem servido com 110 cartas de elevada qualidade e uma folha A3 dobrada de regras muito bem esquematizadas e num papel também ele de elevada qualidade. Quanto a componentes nota máxima. As ilustrações são muito engraçadas mas o tema é no mínimo caricato, aqui acho que podia e devia ter sido feito um pouco mais!

O jogo em si é interessante com um conjunto de ideias bem pensadas e bem implementadas, colocando-nos sempre o dilema de comprar caro e antecipar a jogada ou apostar em baixar o preço dos ingredientes correndo o risco de sermos ultrapassado na corrida à compra.  Interessante também a mecânica usada para gerir a flutuação dos preços do mercado.

Em suma, um jogo giro, barato e bem disposto, que funciona bem como filler para jogadores experientes e como desafio para iniciantes.

Ligações:

Site da Pegasus AQUI

Ficha BGG  AQUI

Vídeo inglês AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Amazon.de AQUI

Pegasus shop – AQUI

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Juan Castro permalink
    2014/02/28 19:25

    ¿Es parecido al Mamma mía?
    Y ¿cómo funciona con dos jugadores?

    Obrigado

    • abruk permalink
      2014/03/01 05:30

      Não tem nada em comum com o Mamma Mia, só o facto de ser também um jogo de cartas! 😀
      O jogo funciona bem a 2 embora o tenha jogado poucas vezes com essa configuração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: