Skip to content

Jamaica

2014/03/15

sint-Jam

Sinopse:

Através da escolha mais corretas das cartas os jogadores vão fazer de piratas que procurarão conquistar mais ouro que todos os seus adversários numa corrida contra o tempo e as adversidades da ilha de Jamaica!

Como se joga:

No início do jogo coloca-se o tabuleiro do centro da mesa, distribuem-se os materiais aos jogadores, assim como um tabuleiro individual que representa o porão do seu navio. Casa jogador começa com 3 moedas e 3 comidas.

Image Bruno Salvato Costa

Define-se quem começa e esse jogador lança os dois dados. Depois de lançar os dados o jogador distribui-os pelos 2 espaços indicados para os receber (dia /noite).

Entretanto todos os jogadores escolhem secretamente uma das três cartas que têm na sua mão e jogam-na à sua frente com a face oculta. Simultânemente os jogadores viram as suas cartas. O jogador inicial começa por executar as duas ações indicadas pela sua carta – lado esquerdo representa ação do dia; o lado direito representa ação da noite. Todos os outros jogadores executam as suas ações na ordem dos ponteiros do relógio.

Image Ian N/A

Há 2 tipo de ações:

  • Movimento
  • Recursos

As ações de movimento são representadas por setas verdes e vermelhas. As setas verdes representam avanço enquanto as vermelhas representam retrocesso. O número de avanços e/ou retrocessos são definidos pelo número indicado no dado relativamente à ação de dia e ação de noite.

Jam1

Tomemos por exemplo a carta de cima. O jogador escolhe uma carta que lhe dá possibilidade de ir buscar um recurso no período do dia (associado ao valor 4) e movimentar o seu barco 2 casas para a frente (seta verde) no período da noite (associado ao dado de valor 2).

Depois de terminar uma ação de movimento o jogador terá de verificar se terminou numa casa de pagamento de moedas, comida ou casa gratuita. No caso da casa não ter nenhuma indicação em relação ao pagamento significa que o jogador está numa casa de tesouro e nesse caso poderá tirar a carta do topo do baralho de cartas de tesouro. No caso de ser uma casa de pagamento de comida, o jogador tem de pagar o  número indicado pelos losangos desenhados na casa (1 a 4), se por outro lado a casa tiver o desenho de um número em fundo amarelo, o jogador tem de pagar tantas moedas quantas as indicadas pelo referido número.

Image Leandro Ferreira

Sempre que um jogador tem de pagar e não tem como o fazer, tem de pagar tudo o que poder e em seguida recuar até encontrar uma casa onde possa satisfazer o requisito de pagamento ou uma casa sem pagamentos associados.

Sempre que um jogador terminar a sua ação de movimento numa casa barcos adversários aí atracados, terá de lutar com um dos adversários (à sua escolha).

Num combate entre navios usa-se o dado especial para combates. O jogador que desencadeou o combate é o atacante e por isso começa. Antes de lançar o dado de combate, o jogador decide se quer juntar fichas de pólvora ou não ao seu resultado final. Depois de tomar a sua decisão, lança o dado de combate. Em seguida o jogador que defende faz o mesmo. Comparam-se os resultados dos dados mais eventuais fichas de pólvora de cada jogador e o que tiver o número mais alto ganha. Sempre que um dos intervenientes no combate conseguir rolar uma estrela, ganha imediatamente esse combate!

Image David Bancroft

Falta ainda falar nas ações de recursos. Há 3 recursos no jogo: comida, ouro e pólvora. Sempre que um jogador escolhe uma carta com o símbolo de um dos 3 recursos, ganha tantos recursos desse tipo quanto o valor  do período a que esse recursos está associado (dia/noite). No exemplo anterior, o jogador ganharia 4 comidas, pois o recurso comida está do lado esquerdo da sua carta (dia) e associado ao dia está um dado de valor 4.

Os recursos ganhos são sempre colocados nos porões vazios dos jogadores. Se um jogador ganha um recurso e já não tem porões disponíveis, tem de descarta os recursos que esteja num dos seus porões (diferente do que aquele que quer agora armazenar!) e depois armazena nesse porão os novos recursos. Não podem ser misturados recursos diferentes/iguais no mesmo porão!

Assim que um dos jogadores consiga alcançar a casa de Port Royale (mesmo que o valor do dado não seja exato), esse jogador para na referida casa e todos os outros jogadores executam um último turno.

Em seguida faz-se a pontuação final. Cada jogador soma o número de moedas de ouro que tem no seu porão mais o valor das cartas de tesouro e o valor da casa onde o seu barco terminou. Se os jogadores tiverem cartas de maldição, subtraem esse total ao total de pontos positivos anteriores e obtêma assim a sua pontuação final. Ganha quem tiver mais pontos!

Avaliação:

Jamaica transporta-nos para o universo pirata e põe-nos a disputar uma corrida de barcos pirata através de um jogo simples, dinâmico e divertido para todos os que o jogam, sendo acessível a uma grande amplitude de gostos.
As ilustrações do jogo são magníficas, desde a caixa até às cartas passando pelo tabuleiro e todo o material de uma qualidade absolutamente soberba! Nota máximo neste capítulo!

O livro de regras está muito bem estruturado tornando-o de fácil compreensão, porém o formato escolhido não é o melhor. Mas até neste domínio a GameWorks caprichou nas ilustrações!

Em suma, um jogo familiar excelente que vai atrair miúdos e graúdos e proporcionar bastantes horas de bom entretenimento.

Ligações:

Site da GameWorksAQUI

Ficha BGGAQUI

Vídeo AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Zacatrus AQUI

Anúncios
4 comentários leave one →
  1. Montag permalink
    2014/03/16 20:56

    ¿Y qué tal para dos jogadores?
    quiero comprar un jogo de piratas, pero debe funcionar bien para dos jogadores…
    Obrigado por a reseña

    • abruk permalink
      2014/03/16 22:14

      Sinceramente não o tenho jogado a 2, sei que a 3 funciona muito bem. A 2 há uma variante que implica que os jogadores joguem na sua vez com o barco preto (dummie). Mas o jogo vale mesmo a pena comprar! 😉

  2. Joaquim Silva permalink
    2014/09/07 23:38

    Boa noite, estou interessado no jogo. Onde posso comprar? e que não tenha de pagar por visa ou paypal.

    • abruk permalink
      2014/09/08 00:02

      Já lhe respondi Joaquim por mail (Ana Pereira)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: