Skip to content

Steam Noir Revolution

2014/03/27

Sint-SNR

Sinopse:

Cada jogador começa com sete cartas e uma fação secreta que tentará que vença no fim da partida. Durante três meses os jogadores vão apoiando diferentes fações que lhe darão pontos para ganhar no fim do terceiro mês.

Como se joga:

Uma partida de Steam Noir Revolution joga-se em 3 meses divido por 4 semanas. Todos os jogadores recebem uma carta de “Viktor” – a fação que secretamente vão tentar conduzir à vitória.

Cada jogador joga 3 cartas por semana.

No início de um mês todos os jogadores escolhem 1 carta de “Apoio Transitório” que colocam à sua frente com a face oculta. Essa carta representará a fação que cada jogador tentará transformar na mais poderosa no fim desse mês. No fim do mês essa carta é retirada de jogo.

Cada jogador vai jogar 3 cartas (uma de cada vez) em cada uma das 4 semanas que compõe o mês.

No início de cada semana, revelam-se as cartas do topo do baralhado de imperador e do baralho de revolução. Em seguida, todos os jogadores escolhem uma carta da sua mão e colocam-na à sua frente com a face oculta. Depois de todos terem escolhido uma carta, orientam-nas para uma das duas cartas reveladas no início da semana: carta imperador ou carta revolução. Desta forma os jogadores decidem se apoiam a fação da revolução ou decidem apoiar o imperador (traição). Os jogadores só podem usar uma das suas três cartas da semana para apoiar o imperador (traição)!

Após os jogadores terem jogado as suas 3 cartas da semana, esta é dada por encerrada procedendo-se de imediato a uma pontuação.

A pontuação da semana executa-se em duas etapas consecutivas:

1 – Distribuição de pontos de revolução;

2- Colocação das cartas vencedoras sob a escala de pontuação

Na primeira etapa atribuem-se pontos pelo apoio à revolução: 2 pontos para o jogador que mais apoiou a fação vencedora e 1 ponto para o jogador que apoiou a fação vencedora com a carta de maior valor absoluto (incluindo reforços). Esses pontos são atribuídos em forma de fichas de pontuação e serão usadas mais tarde, no momento em que se fizer a pontuação do mês. É possível acumular os dois critérios anteriores e assim ganhar 3 pontos!

Na segunda etapa faz-se a comparação da pontuação da fação vencedora e da pontuação obtida pelo imperador. Se a força revolucionária for a mais forte, o jogador que mais apoiou essa fação (e que ganhou os 2 pontos na etapa anterior) coloca uma das cartas que usou para a apoiar debaixo da escala de pontuação junto ao respetivo símbolo dessa fação. Se, por outro lado, for o imperador a ganhar, é a carta de imperador que se move para a escala de pontuação (por baixo do símbolo do imperador). Quer num caso, quer no outro a respetiva fação/imperador vencedora avança na escala de pontuação de acordo com o valor da carta selecionada. Em caso de empate, as várias fações/imperador empatadas são colocadas na escala de pontuação e marcados os seus pontos na escala.

Image from rulebook

Image from rulebook

No final do mês, reorganiza-se o jogo para preparar um novo mês.

Todas as cartas de traidor e de reforços são descartadas. Todos os jogadores podem recuperar uma das suas cartas jogadas. Todas as cartas que sobrem, depois das ações anteriores, são descartadas.

Os jogadores podem descartar cartas da sua mão (todas, se desejarem!). Depois dessa ação todos os jogadores voltam a repor a sua mão com 7 cartas.

A carta de revolução e a carta de imperador (se não tiver sido colocada por baixo da escala de pontuação) são retiradas de jogo.

Se o baralho de imperador estiver esgotado significa que já se realizaram as 4 semanas do mês e assim procede-se à pontuação do fim do mês.

Na pontuação do fim do mês apenas as cartas de fação, colocadas debaixo da escala de pontuação, e as fichas de pontuação, ganhas no decurso do jogo, pontuarão. Nesta pontuação as cartas de imperador não são tidas em conta.

Primeiro, todos os jogadores revelam a carta de “Apoio Transitório” escolhida no início do mês. Em seguida, os jogadores adicionam as suas fichas de pontuação (se as tiverem), colocando-as junto das respetivas fações (vários jogadores podem apoiar a mesma fação) seguindo-se uma comparação entre cada uma delas.

Distribuem-se equitativamente 6 pontos em fichas de pontuação pelos jogadores que tenham escolhido a fação vencedora.

Image from rulebook

Image from rulebook

Antes de iniciar um novo mês retiram-se as cartas de “Apoio Transitório” reveladas.

No fim do primeiro e segundo mês, todas as cartas de fação que estejam por baixo da escala de pontuação sobem para a parte superior da referida escala.

As cartas de imperador e de revolução são baralhadas e formam-se dois baralhos com 4 cartas cada um, dos diferentes tipos (revolução e imperador).

Assim que todos estes procedimentos se tiverem realizado, um novo mês começa!

Após o terceiro mês o jogo termina e faz-se uma pontuação final.

Na pontuação final, todos os jogadores revelam qual é a sua fação secreta “Viktor” e fazem mover o seu marcador de pontuação de acordo com a pontuação a referida fação. A força do imperador não sofre alterações neste momento do jogo!

O vencedor é determinado em 3 passos executados sucessivamente:

1 – Vence o imperador?

Se a fação do imperador for a mais poderosa no final do jogo, a revolução fracassou e o vencedor é o jogador da fação mais fraca na escala de pontuação.

2 – Se pelo menos uma fação ficar à frente das forças do imperador, a revolução é bem sucedida e o vencedor é o jogador que tenha apoiado secretamente essa fação (Viktor),no entanto, se a vitória for por 15 ou mais pontos em relação ao segundo classificado, a vitória passa para esse jogador.

Avaliação:

Steam Noir Revolution é um jogo que potencia os golpes palacianos, a traição e a intriga. Ninguém pode confiar em ninguém e no final o vencedor nem sempre é quem se julga ser! Uma belíssima descoberta lúdica.

O setup inicial e regras um pouco densas enganam os menos persistentes. Depois de apanhar o jeito as partidas podem durar menos de 40 minutos, mas é preciso que os “meninos” sejam muito direitinhos, caso contrário há discussão pela noite dentro!

Os mind games ganham um papel preponderante neste pequeno jogo de cartas muito bem servido de componentes e que obedece à linha steampunk que o alicerça tematicamente.

Ligações:

Site do jogo AQUI

Ficha BGGAQUI

Vídeo AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: