Skip to content

Der schatz von castellina

2014/04/14

Sint-Castellina

Sinopse:

Ser o primeiro jogador a conseguir, através do tato e de uma boa memorização visual, encontrar os 10 tesouros (cubos e cilindros) da sua cor.

Como se joga:

No início do jogo monta-se o castelo e coloca-se a cobertura junto ao portão de entrada.

Espalham-se os cubos e cilindros de madeira no interior do castelo (tesouros). Cada jogador escolhe uma cor e recebe uma ficha baú nessa cor. De entre os diferentes cubos e cilindro há cubos branco que não valem nada para ninguém!

O jogo joga-se por turnos e ao início do turno os jogadores podem olhar para os cubos no interior do castelo durante 10 segundos, depois viram o castelo de forma a não poderem ver o que lá está no interior e com a ajuda do tato tentam encontrar um tesouro da sua cor.

Durante a procura é permitido mover os tesouros mas é pouco aconselhado que se faça pois a probabilidade de perder a referência da memorização visual é grande!

Se um jogador, na sua vez, conseguir pegar num tesouro da sua cor pode colocá-lo na sua ficha baú, no caso de tirar um cubo da cor de um adversário é esse que ganha o tesouro! Se o jogador tirar um tesouro da cor branca, fica com ele mas coloca-o fora do desenho do seu baú. Cada jogador só pode ter 2 tesouros brancos, se tirar o terceiro o jogador é eliminado do jogo!Se um jogador conseguir encontrar 10 tesouros, a partida termina imediatamente e esse jogador é declarado vencedor!

Avaliação:

É a primeira review de jogos da Moses que fazemos aqui no JE e começámos logo muito bem. Efetivamente Der schatz von castellina, é um jogo infantil muito bem produzido que regala os olhos e para esse efeito as ilustrações de Michael Menzel dão uma ajuda preciosa!

O jogo usa o mecanismo da memorização, tão usada nos jogos infantis, adicionando-lhe a componente do tato.

Uma boa coordenação oculo-manual e um boa noção da espacialidade são componentes mobilizados neste jogo o que o torna também num excelente complemento formativo na educação de crianças em idade pré-escolar.

A tensão que se gera no momento de confirmar qual a cor do tesouro escolhido torna este jogo muito divertido e com muita rejogabilidade entre os mais pequenos.

Interessante também a possibilidade de jogar de forma cooperativa em equipa, em que um dos jogadores dá indicações ao jogador que não que procura num dado tempo limite (ampulheta). Esta variante não é oficial mas deu bastante resultado, sobretudo com as crianças mais novinhas.

Um jogo muito interessante e que pelo seu preço vale mesmo a pena ter, especialmente recomendado para pais de crianças em idade pré-escolar!

Ligações:

Site do jogo AQUI

Ficha BGGAQUI

Vídeo (alemão) AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Anúncios
One Comment leave one →

Trackbacks

  1. Spinderella | JogoEu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: