Skip to content

Rondo

2014/04/15

Sint-Rondo

Sinopse:

Rondo é um abstrato em que os jogadores vão colocando fichas no tabuleiro sobre as casas com números da mesma cor das fichas e ganhando os pontos dessas casas. Quando as casas cinzentas forem todas ocupadas ou as fichas se esgotarem, o jogo termina e o vencedor será o jogador que estiver mais à frente na escala de pontuação.

Como se joga:

Coloca-se o tabuleiro de jogo no centro da mesa ao alcance de todos os jogadores com a face azul virada para cima (primeiras partidas). Cada jogador escolhe uma cor e coloca o marcador e coloca-o na casa zero da escala de pontuação. Cada jogador recebe um suporte e tira do saco de pano dois discos, sem espreitar para dentro do saco, que coloca no seu suporte.

Na sua vez os jogadores podem optar por uma de duas ações:

1 – Jogar discos para o tabuleiro;
2 – Tirar dois discos do saco de pano.

A primeira ação consiste em colocar discos do seu suporte no tabuleiro. Para colocar discos no tabuleiro os jogadores têm de o fazer sempre adjacente a outro disco previamente colocado e obedecer à cor da casa onde se pretende colocar o disco.

Image Doug Adams

No mesmo turno é possível colocar todos os discos que se desejar (máximo 5). Quando se pretende alcançar uma casa mas não se tem um disco nessa cor pode-se colocar um disco no tabuleiro virado com a parte colorida para baixo funcionando como “ponte” para alcançar uma casa na cor desejada.

É possível colocar mais que um disco na mesma casa desde que estes sejam da cor dessa casa.

Antes de passar a vez e terminar o seu turno o jogador ganha pontos em função dos valores das casas em que colocou discos. Se tiver colocado mais que um disco numa casa o valor dessa casa multiplica-se pelos discos aí colocados. Tira um disco do saco e coloca-o no seu suporte e passa a vez ao jogador à sua esquerda.

Image Todd Barker

A segunda opção consiste em abdicar de colocar discos no tabuleiro e tirar 2 discos do saco, colocá-lo no seu suporte e passar a vez ao jogador à sua esquerda.

O jogo termina quando já não houver discos no saco ou quando todas as casas cinzentas do tabuleiro forem ocupadas. Ganha quem tiver mais pontos.

Avaliação:

Rondo é um jogo de regras muito simples e que em poucos minutos se explicam. Trata-se de um jogo abstrato bem na linha da maioria dos jogos de Reiner Knizia servido por material de altíssima qualidade.

Joga-se rápido mesmo exigindo de cada jogador algum tempo de reflexão no momento de colocar as fichas no tabuleiro, para analisar as diferentes possibilidades de maximizar a pontuação, ao mesmo tempo que se garanta minimizar os pontos disponíveis para os adversários.

Obviamente que a sorte ou a falta dela na tiragem dos disco do saco podem arrefecer algum entusiasmo inicial, mas mesmo assim estamos perante um jogo muito agradável de cunho claramente familiar.

Aceitam-se as críticas às diversas limitações estratégicas do jogo mas mesmo assim é daqueles jogos que se joga a qualquer momento, como café!

Os puristas da estratégia passaram claramente ao lado, para quem gosta de experimentar jogos pelo prazer da descoberta e pela novidade, deve experimentar (e porque não no RiaCON 😉 )!

Ligações:

Site do jogo AQUI

Ficha BGGAQUI

Regras Espanhol AQUI

Vídeo (alemão) AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: