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Nullern

2014/04/16

Sint-Nullern

Sinopse:

Nullern é um jogo de vazas jogado em 20 rondas, a cada ronda acrescenta-se uma carta até que todos os jogadores joguem com 10 cartas, de seguida vai-se decrescendo até acabar com 1 carta de novo. Os jogadores apostam o número de vazas que conseguem fazer por ronda e no final os jogadores que acertarem na aposta feita inicialmente ganham pontos ao contrário dos que se enganarem que recebem pontos negativos – gafanhotos!

Como se joga:

O jogador mais novo começa por baralhar as 80 cartas e depois distribui 1 a cada jogador de face oculta. As cartas restantes formam um baralho de face voltada para baixo.

Por fim vira-se a carta do topo do baralho e essa será a cor de trunfo para a ronda que se irá iniciar.

Um dos jogadores fica com a responsabilidade de anotar as apostas e a pontuações na grelha de papel que acompanha o jogo (pode ser descarregada AQUI).

Image Drei Hasen in der Abendsonne

Ao longo das 20 rondas que dura o jogo o número de cartas na mão vai aumentando e diminuindo. Na primeira ronda será apenas 1, na segunda ronda serão duas e assim sucessivamente até à décima ronda onde cada jogador receberá 10 cartas, depois esse número vai diminuindo 1 carta por ronda, isto é, na décima primeira ronda cada jogador recebe apenas 9 cartas, na décima segunda ronda 8 cartas e assim sucessivamente. A vigésima ronda (última) é jogada “às cegas”, ou seja, todos os jogadores recebem apenas 1 cartas que não podem ver, apostando complemente “às cegas”!

No início da ronda todos os jogadores analisam a sua mão de cartas (no caso de ser 1ª ronda ou 19ª ronda será apenas uma carta!). O jogador sentado do lado esquerdo do distribuidor de cartas da ronda anuncia quantas vazas é capaz de fazer, segue-se, no sentido dos ponteiros do relógio, outro jogador, e assim consecutivamente até que todos os jogadores tenham apostado. Nenhum jogador pode anunciar mais vazas que o número de cartas da sua mão!

Image Drei Hasen in der Abendsonne

O jogador que anunce o a maior número de vazas joga primeiro. O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio com os outros jogadores a jogarem a sua carta. Se não for jogada nenhuma carta de trunfo a vaza é ganha por quem tiver jogado a carta mais alta; se vários jogadores empatarem com o número mais alto de cores diferentes, ganha aquele que tenha jogador primeiro a carta mais alta entre os empatados; uma carta de trunfo é sempre mais alta que qualquer outra carta, sendo que, obviamente entre cartas de trunfo ganha a carta mais alta.

Sempre que o primeiro jogador jogue carta de trunfo, todos os outros jogadores têm de assistir a trunfo.

Depois de todas as cartas terem sido jogadas segue-se a fase de pontuação. Quem acertar na aposta inicial de vazas ganha 10 pontos mais as suas vazas em pontos, por exemplo, se alguém apostou 2 vazas e no final se verificar que acertou na aposta, ganha 12 pontos (10 por ter acertado mais 2 pelas suas 2 vazas).

Os jogadores que apostarem 1 ou mais vazas e não conseguirem nenhuma, levam 0 pontos mas um gafanhoto, que se regista com o sinal de (-) à frente do número de pontos conseguido. Quem levar mais ou menos vazas que as apostadas, ganha tantos pontos quantas as vazas ganhas, mais um sinal de (-) à frente desse algarismo. Por exemplo, se alguém aposta 2 vazas mas acaba por fazer 3, anotará na coluna do seu nome e à frente da ronda em que obteve essa pontuação o algarismo 3 seguido do sinal (-), ou seja [3-].

Quem apostar que não leva vazas e efetivamente o conseguir, ganha 20 pontos!

O jogo prossegue com a segunda ronda. O distribuidor passa a ser o jogador à esquerda do anterior distribuidor, e distribuirá cartas em número correspondente à ronda que se vai iniciar e explicado anteriormente.

A última ronda (20ª) é jogada “às cegas”, ou seja, joga-se como a 1ª e 19ª rondas mas sem saber o valor da carta que cada um tem! As apostas são por isso mesmo um “tiro no escuro” mas pontua-se da mesma forma que no decurso de todo o jogo!

O vencedor será o jogador com mais pontos depois de subtraídos os pontos dos gafanhotos (sinais de -). Cada sinal de (-) subtrai 5 pontos ao total dos pontos do jogador, ou seja, um jogador com 45 pontos e 2 sinais de (-) acaba com uma pontuação de 35 pontos [45-(5+5)=35]!

Avaliação:

Este jogo é claramente inspirado no famoso jogo de apostas Wizard, mas numa versão mais simples. Os componentes são cartas de muito boa qualidade, ilustradas de forma sóbria e colorida. A caixa do jogo merece destaque pela beleza da cor e pelo requinte com que foi pensada.

A vigésima ronda trás uma aleatoriedade ao jogo que não foi do agrado da maioria dos playtesters que ensaiaram o jogo. De tudo o que este jogo tem de positivo, este é o aspeto que menos nos agradou.

De resto, um sinal positivo para este Nullern que proporciona um bom bocado à volta da mesa. Recomendado, sobretudo para quem ainda não tem Wizard ou quer uma versão mais soft do mesmo!

Ligações:

Site da Drei Hasen in der Abendsonne -> AQUI

Ficha BGG -> AQUI

Comprar:

Amazon.de -> AQUI

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