Skip to content

Port Royal

2014/05/10

Sint-PR

Sinopse:

Em Port Royal contratamos personagens para usufruir das suas habilidades e ganharmos pontos, vendemos barcos para ganhar dinheiro e temos de cuidar de nunca ter muito dinheiro pois a qualquer momento podemos ter de “pagar impostos”; os jogadores têm ainda de ser empreendedores e levarem a cabo expedições que lhes darão muitos pontos para alcançar os 12 ou mais com os quais poderão almejar a vitória!

Como se joga:

No início do jogo baralham-se as 120 cartas (tira-se a carta de expedição especial para jogos a 5).

Cada jogador recebe 3 moedas (cartas viradas com o desenho de uma moeda para cima). Com as cartas restantes forma-se um baralho de bisca.

O objetivo do jogo é ser o jogador com mais pontos de vitória.

Uma partida de Port Royal joga-se por ordem de turno e cada turno é composto por duas fases:

  • 1ª Descoberta;
  • 2ª Venda e/ou contratação.

Na primeira fase, o jogador ativo revela a carta do topo do baralho de bisca e coloca-a à direita dele, iniciando aquilo que vai ser a fila de cartas para venda e/ou contratação da segunda fase. Há 4 tipos de cartas:

  • Personagens;
  • Barcos;
  • Expedições;
  • Impostos.

Quando a carta revelada é uma personagem nada de especial acontece. Cada personagem tem a sua habilidade no topo assim como os pontos de vitória que vale no fim do jogo (número dentro de um escudo), na parte de baixo, além do nome/profissão da personagem aparece o seu custo (moeda com número).

Quando a carta revelada é um barco, o jogador pode eliminá-lo de jogo se tiver pelo menos o mesmo número de espadas na sua área de jogo (personagens com espadas); o jogador pode optar por colocar o barco na fila de cartas mas apenas se a cor desse barco não for igual a algum outro barco anteriormente colocado na fila. Se o jogador revelar um segundo barco com da mesma cor sem o poder eliminar, o seu turno termina imediatamente e todas as cartas da fila são descartadas.

Se a carta revelada for uma expedição deve ser colocada imediatamente de lado. As expedições dão muitos pontos a quem conseguir recolher os símbolos que elas requerem.

Image Markus A.

Finalmente, se a carta revelada for uma carta de impostos, o jogo é suspenso e verifica-se o número de moedas que cada jogador tem. Se alguém tiver 12 ou mais cartas de moedas terá de descartar metade dessas cartas (valor arrendondado para baixo), por exemplo, um jogador com 12 ou 13 cartas tem de descartar 6.

Depois de verificada a primeira condição, passa-se à segunda condição da carta de impostos, que é variável, tanto pode dar 1 moeda ao(s) jogador(es) com menos pontos de vitória nesse momento, como pode dar 1 moeda ao(s) jogodor(es) com mais espadas na sua área pessoal.

A primeira fase termina voluntariamente, assim que um jogador diga “stop” depois de revelar uma carta; ou de forma forçada, quando revela uma carta de barco da mesma cor de um barco já revelado anteriormente sem que o consiga eliminar.

Na segunda fase, o jogador ativo pode “comprar” 1, 2 ou 3 cartas da fila de cartas para venda e/ou contratação formada na primeira fase.

O número de cartas que o jogador ativo pode comprar varia em função do número de cores de barco que estejam revelados na fila de cartas. Pode comprar apenas 1 carta se houver de 0 a 3 cores diferentes, 2 cartas se houver 4 cores diferentes e 3 cartas se houver 5 cores diferentes.

Image Daniel Hofmann-Pfaff

Depois do jogador ativo ter vendido e/ou contratado, todos os outros jogadores podem vender ou contratar uma carta da fila (se ainda houver), todavia para o fazer têm primeiro de pagar uma moeda ao jogador ativo.

Assim que um jogador consiga alcançar os 12 pontos ou mais o jogo termina, no entanto, todos os jogadores (exceto o que desencadeou o fim do jogo) têm possibilidade de fazer um turno final. Depois de todos terem realizado o seu turno final, contam-se os pontos e ganha quem tiver mais. Em caso de empate ganha quem tive mais dinheiro entre os empatados e, se mesmo assim subsistir o empate, a vitória é partilha entre os jogadores empatados.

Avaliação

Port Royal é um pequeno jogo de cartas de alta qualidade que consegue ser bastante interessante, um par de boas ideias com alguma sorte à mistura mas com muito espaço para tomar decisões e procurar delinear uma estratégia.

A rapidez das partidas e a relativa facilidade em explicá-lo são dois outros fatores positivos deste pequeno jogo de cartas.

Um jogo de cartas que merece ser experimentado. Procure-o no RiaCON

 Ligações:

Site da Pegasus Spiele AQUI

Ficha BGG  AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

Amazon.de AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: