Zicke Zacke Ei Ei Ei

2014/05/12

Sint-ZZEEE

Sinopse:

Zicke Zacke Ei Ei Ei é um jogo infantil em que os jogadores têm de memorizar a cor dos ovos e colocar as galinhas nos ninhos corretos para porem os seus ovos. Quem encher primeiro a sua cesta ganha o jogo!

 Como se joga:

No início do jogo coloca-se o  tabuleiro com os ninhos das galinhas no centro da mesa. À volta desse tabuleiro distribuem-se as fichas de terreno, quatro fichas de terreno separadas de duas em duas fichas por uma ficha “monte de estrume”.

Cada jogador recebe uma ficha em forma de cesta de ovos com orifícios.

Coloca-se o galo (azul) sobre um monte de estrume e as galinhas em três dos quatro espaços dedicados a receberem as galinhas no tabuleiro dos ninhos. Cada jogador tira um ovo do saco e coloca-o na sua cesta.

Antes de começar o jogo define-se um jogador inicial, esse jogador tira três ovos do saco e coloca um em cada uma das galinhas, no orifício destinado a “alojar” os ovos, em seguida “trava-os” com a pena, e coloca as galinhas de novo sobre o tabuleiro dos ninhos.

Image Daniel Danzer

O jogador inicial lança os dados (apenas o dado grande com crianças mais pequenas), e em seguida as ações por eles indicadas.

O dado vermelho indica se é uma galinha ou o galo que se move, o dado azul adiciona um elemento de rapidez ao jogo (explicado mais adiante).

Se o dado vermelho indicar uma galinha amarela, o jogador move uma das galinhas no tabuleiro central. Se, por outro lado, o dado indicar um galo (azul), o jogador move o galo para a ficha seguinte, no sentido dos ponteiros do relógio. Se ao mover o galo este parar numa ficha “monte de estrume”, inicia-se uma ronda de postura de ovos.

Uma ronda de postura de ovos começa sempre pelo jogador que moveu o galo para a ficha “monte de estrume”. Esse jogador escolhe uma das galinha e coloca-a num dos 4 ninhos do tabuleiro e tira-lhe a pena, em seguida verifica se a cor do ovo corresponde à cor desse ninho. Se as cores coincidirem, o jogador fica com todos os ovos que se encontrarem nesse ninho e coloca-o(s) nos espaços do seu cesta de ovos. Se as cores não coincidirem, o jogador deixa ficar o ovo no ninho. Em ambas as situações a galinha é retirada do tabuleiro, colocando-se ao lado deste para ser de novo cheia com outro ovo no fim dessa ronda de postura.

A ronda de postura de ovos continua com o jogador à esquerda no sentido dos ponteiros do relógio a realizar a mesma ação e assim sucessivamente até todas as galinhas terem sido escolhidas. Num jogo com 4 jogadores há um que não terá galinha nenhuma para escolher, é normal!

Depois de uma ronda de postura de ovos o jogo prossegue com o jogador à esquerda daquele que a desencadeou. Esse jogador enche de novo as 3 galinhas, que estão ao lado do tabuleiro, e depois de as colocar de novo no tabuleiro, lanças os dados.

Num jogo com crianças mais crescidas é recomendado que se jogue com o dado azul e este passa a ser sempre resolvido em primeiro lugar e só depois o dado grande.

O dado azul mostra 2 faces com o desenho de um mão, sempre que essas face fiquem visível depois de um lançamento, o jogador que apanhar mais rapidamente o galo tem direito a fazer uma postura de ovos sozinho, ou seja, escolhe uma das três galinhas, coloca-a num dos quatro ninhos e verifica se a cor do ovo que ela tem é igual ao ninho onde a colocou a pôr o ovo, se assim for fica com todos os ovos desse ninho caso contrário deixa fica o ovo no ninho. Em seguida preenche de novo a galinha e coloca-a no tabuleiro. O jogo prossegue normalmente.

Mas atenção, o galo não pode ser apanhado quando está sobre uma ficha monte de estrume, se isso acontecer o jogador que o apanha tem de dar um dos seus ovos para o saco.

O jogo termina imediatamente a seguir a um jogador conseguir completar a sua cesta de ovo (6 ovos) sendo declarado vencedor!

 Avaliação:

A Zoch raramente deixa a desejar no que toca a qualidade e desenvolvimento dos seus jogos e este Zicke Zacke Ei Ei Ei é prova dessa política – material de excelente qualidade um grafismo muito caraterístico da família Zicke Zack, tudo somado um jogo infantil muito interessante e atraente do início ao fim.

Desta vez as galinhas ganham um galo e o jogo ganha um elemento de rapidez que dá outra variável à já conhecida mecânica de memória. Um reparo ao bico do galo, muito afiado e propício a magoar os mais “impulsivos”!

Este jogo, claramente vocacionado para ser jogado entre pais e filhos, brilha junto do seu público alvo, constituindo-se como uma excelente proposta lúdica para ter na ludoteca pessoal de qualquer família com crianças entre os 4 e 6 anos.

Quem já têm o “primo” mais velho Zicke Zacke – Hühnerkacke talvez possa prescindir desta nova versão, no entanto, recomendamos que o joguem pelo menos uma vez para tirar as vossas conclusões… E por que não no próximo RiaCON!

Ligações:

Site da Zoch Verlag AQUI

Ficha BGG  AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI