Skip to content

Da ist der Wurm drin

2014/05/14

Sint-Wurm

Sinopse:

Uma corrida de minhocas em que cada jogador vai fazendo aumentar o tamanho do seu verme com a ajuda de segmentos coloridos de vários tamanhos ditado pelo dado.

Como se joga:

No início do jogo monta-se o tabuleiro, este é composto por um tabuleiro principal e outro mais pequeno que se coloca por cima do primeiro. Os tabuleiros são ligados através da colocação de quatro marcadores cilindricos castanhos que os une.

Image Jakub Niedźwiedź

Todos os jogadores recebem um conjunto de 3 fichas da mesma cor, composto por uma cabeça de minhoca e dois segmentos do corpo da minhoca, um com o desenho de uma malmequer e outro com o desenho de um morango.

Ao lado do tabuleiro agrupam-se os diferentes segmentos de corpo de minhoca, por cor e tamanho.

Todos os jogadores colocam a cabeça da sua minhoca no respetivo orifício, coincidente com a sua cor, do lado onde se vê o desenho da cauda.

Na sua vez, cada jogador lança o dado e, conforme a cor indicada, recolhe um segmento da cor indicada, colocando-o no mesmo orifício onde, anteriormente, introduzira a cabeça da sua minhoca. A seguir, o jogador decide se quer apostar a sua ficha de malmequer/morango nalguma minhoca.

Image Olav F.

Apostar as fichas de malmequer/morango implica que a minhoca em quem se apostou apareça em primeiro lugar no rasgo que revela a evolução do crescimento das minhocas. Assim que uma delas apareça num desses rasgos todos os segmentos de malmequer/morangos apostados nessa minhoca são entregues aos seus donos, que os introduzem na sua própria minhoca para a fazer aumentar. Nessa altura são retiradas do jogo as fichas de malmequer/morango apostadas em minhocas que não tenham conseguido chegar em primeiro lugar e também as fichas de malmequer/morango que não tenham sido apostadas pelos seus donos.

O jogo termina imediatamente após uma minhoca ficar visível na parte final do tabuleiro (oposto ao desenho da cauda). O dono dessa minhoca é declarado vencedor desta divertida corrida!

Avaliação:

Não é por acaso que Da ist der Wurm drin venceu o Kinderspiele des Jahres em 2011 (prémio alemão), este jogo de corridas de minhocas diverte muito as crianças ao mesmo tempo que as ajuda a aprender pré-conceitos matemáticos, nomeadamente as noções de tamanho (curto, comprido / pequeno-médio-grande …).

O material é, como os jogos da Zoch são habitualmente, de elevada qualidade. O grafismo é muito atraente e as crianças estão sempre numa excitação para que chegue a sua vez de juntar mais um segmento à sua minhoca, para já não falar da ansiedade em saber se é desta que a cabeça da minhoca aparece.

Os dois rasgos no tabuleiro superior, que permitem ver o avanço das minhocas e determinar quem chega primeiro nos dois pontos intermédios, ao estilo velocipédico das contagens de montanha, adicionam uma equilibrada dose de estratégia ao jogo, na justa medida das capacidades dos intervenientes a quem se destina Da ist der Wurm drin.

Em suma, este belíssimo jogo baseia-se sobretudo no mecanismo do lançamento do dado, ou seja, na sorte ou azar, mas que juntos dos mais pequenos pouco importa, pois o mais se alcança é, sobretudo, o divertimento.

Ligações:

Site da Zoch Verlag AQUI

Ficha BGG  AQUI

Comprar:

Amazon.de AQUI

Philibert AQUI

Offensive AQUI

Zacatrus AQUI

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: